-
(A)
"“De Roma, o correspondente da Folha de São Paulo informa que o Papa vai condenar publicamente os atentados terroristas da Espanha”.
Ou seja, a credibilidade advém do correspondente estar no local do fato ocorrido.
-
Quando se quer dar destaque a uma informação, desloca-se a informação mais importante para o início da frase. O jornal optou por primeiramente falar que o correspondente está passando a informação de Roma, para que a notícia tivesse mais credibilidade. Caso essa informação não fosse essencial, ela estaria no final da frase ou poderia ser dispensada.
-
"a proximidade do correspondente em relação à fonte da informação - (De Roma)"
-
POr que não pode ser a letra D?
-
Na letra D, diz que o papa proferiu a condenação, sendo que na frase, a posição papal, apesar de esperada e certa, ainda não foi dita.
-
O correspondente pode estar no próprio Vaticano ao lado do papa, se me mandasse a mensagem por whatsapp seria questionável, o fato de ser de um jornal de grande circulação dá bem mais credibilidade a ele!
-
A FGV já emitiu uma questão de mesmo gênero, só que a resposta sobre 'a credibilidade da notícia' era pelo fato de a notícia vir de um jornal de grande circulação. Salvo engano, a questão está na prova do MP-RJ, de 2014.
"Juntos, salvaremos o Brasil!"
-
Acertei a questão mas fiquei pensando na "E"
-
A letra D não está correta porque se não tivesse na frase o nome do jornal como você poderia ter certeza que de o Papa realmente informou isso? O peso da informação está no fato de um Jornal considerado conceituado divulgá-la e mais ainda, no fato de um correspondente do referido jornal saber do fato no local do acontecimento. Portanto, gabarito letra A.
-
O x da questão esta relacionada ao instrumento usado para dar a informação e não o conteúdo.
credibilidade à informação está relacionada direto aos mecanismos utilizados para sua divulgação, e não relacionada ao seu conteúdo.
-
É CLARO QUE A CREDIBILIDADE DA INFORMAÇÃO ESTÁ NO FATO DE A NOTÍCIA TER SIDO DADA POR UM JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO. A INFORMAÇÃO TER SIDO DADA DIRETAMENTE DO LOCAL TAMBÉM DÁ CREDIBILIDADE , MAS O JORNAL SER DE GRANDE CIRCULAÇÃO É MAIS IMPORTANTE.POR EXEMPLO :UM JORNAL SENSACIONALISTA DE POUCA CIRCULAÇÃO DÁ UMA NOTÍCIA IMPORTANTE DIRETAMENTE DO LOCAL .QUEM VAI ACREDITAR ?
-
Tentando entender porque 'A' e não 'B'.
A pergunta afirma que é uma noticia de jornal. Então, provavelmente é a própria FSP falando. Se é a Folha, faz mais sentido a 'A'. Se outro veículo tivesse citado a FSP, a informação viria ao final da frase, tipo: "O papa disse que ... A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo."
-
Estou começando a entender esta banca a loucura contida nas suas questões, não sei se é bom ou se é ruim isso...
-
Alexandre, estou contigo meu bom. acho que temos que ir apanhando e depois vamos ficando mais calejados. um ponto importante é que com essas bancas não se dá pra tentar fazer na correria. tem que parar, respirar e analisar friamente..
Pra quem ficou em dúvida é só procurar o sujeito da oração.
-
Só tem chorão
-
Os conceitos de tema e rema da linguística aplicada ajudam a compreender a questão.
-
A ênfase dado ao adjunto adverbial deslocado, mostra-nos que as notícias vieram diretamente de Roma, aumentando sua credibilidade; assim.
LETRA A
APMBB
-
-
O que vem primeiro é o mais importante e também o que o autor do texto quis destacar.