-
(D)
A informalidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva rendeu-lhe uma gafe no almoço de fim de ano com cerca de 140 oficiais-generais das Forças Armadas, no Clube do Exército. No discurso, Lula referiu-se aos generais como um "bando", termo em geral associado ao conceito de quadrilha.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1612200308.htm
-
Português ou atualidades?
-
"Bando" fere o ego deles, até pela tradicionalidade militar
-
E ninguém taxou os militares de mimizentos. Ainda bem, né.
-
FGV trabalha com interdisciplina. Em Português pode haver um pouco de atualidades também.
-
Nossa que questão frescurenta kkkkk .Todo mundo fala bando e ngm se incomoda.
-
Questão dúbia. A opção "e" também poderia ser considerada correta, haja vista, segundo interpretação contextual, Lula estar tornando público problemas de características pessoais ou profissionais dos militares.
-
O pessoal fala dos mimimis dos esquerdistas mas os militares ficaram com raiva por causa da palavra "bando"? haahhahaaha
-
Atualidades? Foi um acontecimento de 2003 eu que tenho 20 anos saio perdendo
-
Gente quem vai lembrar de uma fato de 2003? esta banca nao pode por uma frase e querer que alguem lembre algo de quase um seculo atras, fala serio! medo desta banca !!
-
Essa não foi tão difícil! Se eu fosse parar para analisar o ano, iria erra a questão.
-
Mas esses militares são mt mimizentos mesmo, qto absurdo, não se pode nem zoar mais q td ofende, povo chato! rs
-
2003 é atualidade? Lula ta preso.
-
MANO, PORTUGUÊS DESSA BANCA É PIOR QUE DA CESPE. PORTUGUÊS DA CESPE É COERENTE, DA FGV NÃO!!! NÃO BASTA SABER A MATÉRIA, TEM QUE IMAGINAR O QUE O EXAMINADOR ENTENDEU!
-
Cê é louco cachoeira!
-
CLARO QUE O MAL-ESTAR CAUSADO FOI POR CAUSA QUE LULA QUIS DIZER QUE AS FORÇAS ARMADAS SÃO MAL EQUIPADAS . POR ISSO , NA MINHA OPINIÃO , A RESPOSTA CORRETA É A LETRA E, QUE DIZ : DIVULGAÇÃO PÚBLICA DE UM PROBLEMA INTERNO .
-
Gabarito: D
"Bando" = ajuntamento de pessoas ou coisas.
Negativo, porque estava diante de desqualificados.
-
Galera, o tópico não é de atualidades e sim de LÍNGUA PORTUGUESA.
A frase poderia ser de Dom Pedro em 1500 que a alternativa "bando" ainda estaria correta.
-
Posso estar falando bobagem, mas a letra E me parece a certa. Deu a ideia de haver um efetivo militar com equipamentos insuficientes.
-
Mais uma vez, parem de querer justificar uma questão absurda que está errada e devia ser anulada
-
PELO AMOR DE DEUS, PAREM DE QUERER DISCUTIR COM A BANCA! Vocês querem mostrar que a revolta com a FGV de vocês está certa ou querem passar? Todos sabem que as FGV tem gabaritos polêmicos e que a interpretação exige do candidato uma análise mais dedutiva e até subjetiva, mas se vocês forem achar que essa peculiaridade da banca torna as questões erradas vão esbravejar em TODAS as questões, não vão aprender como a banca funciona e não vão passar. A questão não exigia o conhecimento do fato, somente esse trecho está aí porque você tem que trabalhar SOMENTE com essa informação! De acordo com o trecho não é possível inferir que o presidente estava divulgando algo que não deveria ser divulgado, não se pode inferir também que os militares ficaram insatisfeitos com a menção desse problema, a graduação dos militares está fora de questão pois ele mencionou tanto soldados quanto generais, agora " um bando de..." Qualquer coisa tem SIM uma idéia negativa. Tente aplicar a qualquer outra frase e veja se soa bem: " Um bando de ricos"; " um bando de pobres", " um bando de vagabundos", "um bando de playboys", " um bando de gente sem classe" ; "um bando de gente granfina "; "um bando de maltrapilhos"; "um bando de gente engravatada". Você pode mudar essa frase o quanto for e colocar ela até com características OPOSTAS em relação ao grupo citado , que o sentido sempre , ou pelo menos na grande maioria das vezes,vai ser ruim! Não gastem a energia de vocês de forma errada pessoal, não adianta, bola pra frente!
-
entendo que o problema não é a cobrança de 1 dentre várias possibilidades de resposta, mas sim o fato de ser uma prova de interpretação e essas várias possibilidades (de interpretação) figurarem dentre as alternativas..
-
LETRA D.
BANDO:
[Jurídico] Aglomeração de pessoas que se juntam para praticar crimes; quadrilha.
-DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS.
-
O Lula é burr*, só fala merd*. Aluno da Dilma
-
Não sei o que é pior: a banca fazendo essas questões subjetivas ou os "alunos" querendo justificar. Nem os professores do QC ousam a comentar as questões da FGV.
-
Não sei o que é pior... pessoas querendo brigar com a banca através dos comentários do Qc (como se a FGV fosse vir aqui, ler tudo e ainda levar em consideração) ou querendo passar em concurso brigando com a banca.
-
Thiago, todas as questões de português da FGV são dúbias
-
O mal-estar surge entre o depoimento e os militares... Logo:
a) informação prestada sobre a falta de munição entre soldados.
b) atribuição de problemas a uma grande quantidade de militares graduados.
c) referência aos altos salários dos generais.
e) divulgação pública de um problema interno.
Logo, por eliminação, alternativa correta é a letra D.
-
Natan M nao consegue entender o proprio comentario.
-
É engraçado porque, no contexto que foi usado, para um ouvinte qualquer, falar "um bando de" não seria visto como conotação negativa (nós, como concurseiros, precisamos fazer a análise mais minuciosa e ver dessa maneira...) mas ao mesmo tempo não me supreende em nada que militares tenham ficado com o ego ferido por uma coisinha insignificante dessa. É "mimimi", "mimizentos" que vocês falam, né? ;)
-
Banca do Capeta.
-
Saudades do presidente Lula
#ForaBolsonaro!