SóProvas


ID
2795770
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“O policial guardou as anotações e a arma na gaveta da sala. Parou os olhos no cartão de ponto... [Falaria ou não com o delegado sobre o caso daquele furto?] Enfiou a caneta no bolso da camisa e dirigiu-se ao estacionamento”.


Esse segmento narrativo mostra uma interrupção marcada por colchetes; esse tipo de interrupção é caracterizado por um(a):

Alternativas
Comentários
  • (D)

    [Falaria ou não com o delegado sobre o caso daquele furto?] 

    Pelo contexto da para depreender que é uma reflexão.

  • Só um lembrete sobre o uso dos colchetes:


    Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses; todavia, seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado:

    - Em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra.


  • O narrador só narrou a reflexão do personagem, não foi ele quem refletiu. Portanto, reflexão sobre a trama e não sobre a narrativa! Gab: D

  • Seria um caso de discurso indireto livre? Essa dúvida me ocorreu especialmente pelo uso dos colchetes, pois não sei se descaracterizaria esse tipo de discurso.

    :^)

  • LETRA D

    O colchetes é um termo que tem a finalidade igual ao parênteses. Sua função em uma frase não muda.

    Entretanto, é mais encontrado em frases ou textos de cunho cientifico, filosófico ou didático. Dificilmente, ou melhor dizendo, não se usa em orações de histórias ou com outro intuito.

    Você irá encontrar o colchetes em dicionários, com o objetivo de mostrar ao leitor a etimologia do vocábulo mencionado.

    Em situações que vamos mencionar uma palavra ou expressão estrangeira, falar sobre uma palavra ou um símbolo qualquer, que não faça parte do sentido daquele texto.

    *****************Em textos já publicados encontramos muito o uso de colchetes para demonstrar os comentários feitos *****************também as observações em cima do texto.*******************************************************************

    Nos artigos que levam a citação de algum autor e é preciso esconder parte do texto citado, podemos utilizar o colchetes junto com a reticencias, logo leitor irá entender que foi preciso pular aquela parte do texto.

    Espero poder ajudar!

  • Deus é mais ! sabia nem o quê marcar, vot !

  • Neste trecho, os colchetes marcam o discurso indireto livre que nos remete a uma reflexão da trama, bem como mostra uma indefinição do autor do pensamento ( é o narrador ou o policial ? )

    LETRA D

    APMBB

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Luciana Uhren

    a) INCORRETO. O trecho entre colchetes não descreve um ambiente externo, apenas expõe um questionamento sobre a trama que se desenrola na narrativa. 

    b) INCORRETO. A expressão entre colchetes revela dúvida e não uma situação imaginária. 

    c) INCORRETO. O flashback diz respeito ao retorno a um acontecimento passado em relação ao momento atual da narrativa, o que não acontece com o trecho entre colchetes.  

    d) CORRETO. A reflexão sobre a própria trama narrativa acontece quando o narrador se questiona sobre os próximos passos do personagem e coloca em dúvida sua ação. 

    e) INCORRETO. A estrutura da narrativa se refere ao modo a narrativa foi construída - o tipo de narrador,  a  cronologia  dos  acontecimentos,  a  interferência  de  elementos  externos  ou  de intertextualidade etc. Não é esse o caso, pois o narrador se questiona a respeito da trama - dos acontecimentos - e não sobre o modo como a narrativa está estruturada, construída.