-
A) injeção de ar comprimido. (tem o intuito de controlar a água no interior do tubulão)
C) camisa metálica removível. (seu objetivo é assegurar que a abertura do tubulão permaneça estável)
Ambos mecanismos deveriam ser usados juntos no tubulão, por se tratar de um ponto abaixo do lençol freático, no entanto a questão dá enfoque no solo estar saturado de água, o que leva a crer que está se falando da injeção de ar comprimido.
Enfim, a mais certa é letra A.
-
Em relação ao emprego de ar comprimido, não é apenas quando não há controle do desmoronamento ou/e da água ? Nesse caso a questões não dá nenhuma certeza dessas situações.
Meu pensamento está correto ?
-
Nesse caso as melhores opções seriam:
1) Caso a água demorasse alguns dias pra encher novamente a escavação do tubulão: retirar a água com baldes ou algum tipo de sucção e executar a concretagem.
2) Caso a água enchesse em poucas horas a escavação do tubulão: rebaixar o lençol freático através do uso de bombas em furos próximos ao tubulão.
O uso de camisa metálica é usado para contenção lateral do fuste do tubulão para evitar desmoronamentos durante a escavação (e algumas vezes pode ser usado como parte da armadura do tubulão, caso seja descontada uma espessura referente à corrosão), e portanto em nada ajuda com relação a entrar água dentro da escavação, já que a água entraria por baixo nesse caso.
O uso de ar comprimido é mais viável para grandes construções (ex: pontes), sendo que o simples fato de ter água não caracteriza o seu uso.
Mas dentre as opções, a mais correta é a letra A.
Fonte: experiência profissional
-
Tubulões podem ser executados a céu aberto, ou sob ar comprimido, quando são chamados de tubulões pneumáticos. A execução a ar comprimido ocorre quando se escava abaixo do nível freático.
-
Os tubulões são fundações profundas nas quais é necessária a decida de um operário para a escavação do fuste ou para o alargamento da base. Os tubulões transmitem a carga majoritariamente pela base de apoio, ou seja, são fundações diretas e dividem-se em: tubulão céu aberto e tubulão ar comprimido.
A diferença entre as duas técnicas é a condição do maciço.Caso ele esteja saturado e não seja possível controlar o fluxo nem esgotá-lo, a opção é pelo tubulão ar comprimido. Caso contrário, para solos sem a presença de água, é utilizado o tubulão a céu aberto.
Na técnica de execução do tubulão ar comprimido, abaixo do nível de água é feita a escavação com a campânula que permite a execução da escavação a seco (ver figura). Além disso, neste tipo de fundação a escavação do fuste sempre é feita com revestimento.
Fonte: Site Eletrônico Escola de Engenharia.
Gabarito do Professor: Letra A.