SóProvas


ID
2796673
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A inalação dos gases e vapores que estão presentes na atmosfera dos ambientes de trabalho pode desenvolver efeitos irritantes, principalmente nas vias respiratórias.


Sobre os irritantes primários, analise as afirmativas a seguir.


I. Atuam apenas no local do contato com o organismo, especialmente as membranas mucosas.

II. Exercem ação tóxica sistêmica, isto é, atingem o organismo como um todo.

III. Têm alta solubilidade e, por isso, não atingem o organismo como um todo.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Os gases irritantes são divididos em duas categorias: 1 – os irritantes primários que atuam no local de contato com o organismo. Não exercem ação tóxica sistêmica, isto é, não atingem o organismo como um todo. 1. 2 – os irritantes secundários que atuam no local do contato com o organismo, especialmente as membranas mucosas. Há um efeito geral no organismo        decorrente do fato de serem absorvidos.


  • Esta questão deveria ser anulada! o gabarito não condiz com a classificação de um irritante primário.

  • Questão com gabarito equivocado! o gabarito correto, se existisse alternativa pra isso, seria I e III corretas.!

  • O irritante primário NÃO exerce ação tóxica sistêmica. NÃO atinge o organismo como um todo. GABARITO ERRADO.
  • Os irritantes primários tem como principal ação sobre o organismo a irritação local, e que por este parâmetro pode distinguir-se em:

    a) irritantes de ação sobre as vias respiratórias superiores: grupo que possui alta solubilidade na água, localizando sua ação na garganta e no nariz, ou seja nas vias respiratórias superiores. Ácidos fortes, como o ácido clorídrico ou muriático, ácido sulfúrico, ácido nítrico e álcalis fortes, tais como a amônia e soda cáustica são exemplos desse grupo. (PEIXOTO E FERREIRA, 2013)

    b) Irritantes de Ação sobre os Brônquios: possuem moderada solubilidade em água, por esse motivo, conseguem penetrar a fundo as vias respiratórias, gerando assim irritação, principalmente, nos brônquios. O anidrido sulfuroso e cloro se encaixam nesse grupo (PEIXOTO E FERREIRA, 2013).

    c) Irritantes de Ação sobre os Pulmões: apresentam baixa solubilidade na água, conseguindo assim , alcançar os alvéolos pulmonares, onde ocorrerá uma ação irritante intensa. São citados como exemplos deste grupo, os gases nitrosos (principalmente NO2 e sua forma dímera N2O4) e o gás incolor, gerado a partir da decomposição térmica de tetracloreto de carbono e outros derivados halogenados, o gás fosgênio (PEIXOTO E FERREIRA, 2013).

    Irritantes Atípicos, irritam as vias respiratórias superiores, apesar de sua baixa solubilidade. Acroleína ou aldeído acrílico (gás liberado pelos motores diesel), gases lacrimogêneos são exemplos deste grupo (PEIXOTO E FERREIRA, 2013).

    Os irritantes secundários, possuem ação tóxica generalizada sobre o organismo, mesmo possuindo efeito irritante.São considerados exemplo de substância desse grupo o gás sulfídrico (PEIXOTO E FERREIRA, 2013).