SóProvas


ID
2796718
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O dono de uma serralheria decidiu expandir seu negócio. Na etapa de planejamento foi realizado o gerenciamento de riscos que consistiu em analisar, identificar e apontar uma resposta aos riscos envolvidos em seu setor de atividade.


• Foi identificado o risco de incêndio como tendo alta probabilidade e potencial de prejuízos. A resposta definida a esse risco foi contratar um seguro contra incêndios.

• Foi identificado o risco de acidente de trabalho com serras, e como resposta, foi determinada a utilização de EPI adequados a atividade e a realização de cursos para os empregados.

• A região registrou um aumento da atividade de serralheria e o mercado poderia apresentar saturação de produtos; optou-se por manter a decisão de investimento na expansão.


Dentro do conceito de gerenciamento de riscos, as respostas dadas aos riscos apresentados são classificadas, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

     

    * No primeiro caso, a contratação de seguro, foi uma medida de transferência do risco.

    * No segundo caso, o uso do EPI mitiga o risco

    * No terceiro caso, aceitou o risco devido ao aumento da atividade


    Instagram: concursos_em_mapas_mentais

  • * Transferi o risco ao seguro

    *Mitigar significa amenizar, suavizar utilizando o EPI

    *Aceita mantendo o risco

  • EPI para Serra Circular ?? Na verdade pensando em membros superiores o uso de certas luvas pode até potencializar o risco, vide o histórico de acidentes na Construção Civil, fui pela lógica rasa da banca.


    LETRA B

  • pra mim seria aceitar, mitigar e aceitar!

    Seguro incêndio, você está aceitando acontecer o incêndio e depois ter a indenização material!

    Transferir seria, terceirização de empresa para manutenção e controle...

    mas tudo bem, vida que segue!

  • http://www.fabiocruz.com.br/resposta-aos-riscos/

  • concordo com o Ricardo, a empresa aceitou o risco e o custo do pós acidente será mitigado pela seguradora.

    Penso que o examinador, neste caso, inferiu que a seguradora iria tomar medidas de prevenção dentro da empresa, neste caso podemos falar em transferência, mas não é o caso

    *Quando vc faz seguro para o seu carro, vc transfere o risco? O furto, assalto, latrocínio ocorre do mesmo jeito, isso se você não morrer. A seguradora apenas ira te ressarcir um valor financeiro muito abaixo ainda do valor do carro* Ou seja, você aceita o risco, probabilidade de ocorrência do evento, só vai salvar o teu bolso depois (em parte). Em SST o que mais vale é a segurança do empregado/trabalhador. (custo segurado é outra história - NBR 14280). Examinador deve ter tirado de algum folhetim de SST de 2004, como a Cespe faz.

  • Ler que o Wagner Zannun concorda comigo me deixa até de bochechas vermelhas, quando comecei a estudar esse cara era uma das referências no QC. Espero que tenha almejado o seu objetivo, merece demais! Grato!