SóProvas


ID
279727
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II: 

      Dentre as muitas coisas intrigantes, poucas há tão misteriosas quanto o tempo. A ironia é que mal nos damos conta  disso. Estando desde o nascimento submetidos a uma mesma noção de tempo, aceita por todos à nossa volta, tendemos a  achar que ela é a única que corresponde à realidade. Causa um grande choque saber que outras culturas têm formas  diferentes de perceber o tempo e de representar o curso da história. Ainda assim, acreditamos que elas estão erradas e  nós, certos. Ledo engano.

                              (SEVCENKO, Nicolau. Istoé, Edição especial: Vida digital, 1999. / com adaptações)

Assinale a alternativa em que a reescrita do período em destaque mantém-se coerente sem alterar o sentido do texto: “Estando desde o nascimento submetidos a uma mesma noção de tempo, aceita por todos à nossa volta, tendemos a achar que ela é a única que corresponde à realidade.”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito maluco! A correta é a D com certeza.

    Alguém pode explicar convicentemente o porquê da opção E ser a correta?
  • A alternativa correta é, de fato, a letra E.
    A letra D expressa a idéia de que "tendemos a achar que a noção de tempo [...] seja a única que corresponde a realidade", quando na verdade " estamos "SUBMETIDOS a mesma noção de tempo, [...] mas TENDEMOS A ACHAR QUE ELA É A ÚNICA REALIDADE 
  • Olá Jeferson. Concordo com meu amigo ali de cima. Creio que seja a D também.
    A alternativa E contém dois erros na minha opinião.
    O primeiro é que ela diz "aceita para todos à nossa volta". O original diz "aceita por todos à nossa volta". No contexto, o que é aceito é aceito POR alguém, no caso, TODOS. E não aceito PARA alguém. Entendes?
    O segundo erro é o uso da conjunção adversativa MAS: "mas tendemos a achar que ela é a única que corresponde à realidade." O texto, em momento algum, traz a idéia de adversidade.
    Pra ficar bem claro basta substituir a frase da alternativa no texto original. Feito isso, faça o mesmo com a alternativa D e verás que a alternativa D é a mais adequada.
    Thanks.
  • PARA TODOS A NOSSA VOLTA, . SEM CRASE
  • O GABARITO JÁ FOI ALTERADO. LETRA D É A CERTA MESMO.
  • Este negócio de reescrita é uma m...

    Percebi que a Consulplan adora este tipo de questão!!

  • Estando desde o nascimento submetidos a uma mesma noção de tempo, aceita por todos à nossa volta, tendemos a achar que ela é a única que corresponde à realidade.”

     

    RESPOSTA DA REESCRITURA:

    Tendemos a achar que a noção de tempo, aceita por todos à nossa volta e a que estamos submetidos desde o nascimento, seja a única que corresponde à realidade.

     

  • Gab:D

     

    A alternativa E está erradíssima, a conjução ''mas''  é adversativa, ou seja, ela está contrariando a primeira oração;O certo deveria ser usado uma conjunção conclusiva como portanto, logo, por isso...