SóProvas


ID
2797558
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


      O menino parado no sinal de trânsito vem em minha direção e pede esmola. Eu preferia que ele não viesse. [...] Sua paisagem é a mesma que a nossa: a esquina, os meios-fios, os postes. Mas ele se move em outro mapa, outro diagrama. Seus pontos de referência são outros.

      Como não tem nada, pode ver tudo. Vive num grande playground, onde pode brincar com tudo, desde que “de fora”. O menino de rua só pode brincar no espaço “entre” as coisas. Ele está fora do carro, fora da loja, fora do restaurante. A cidade é uma grande vitrine de impossibilidades. [...] Seu ponto de vista é o contrário do intelectual: ele não vê o conjunto nem tira conclusões históricas – só detalhes interessam. O conceito de tempo para ele é diferente do nosso. Não há segunda-feira, colégio, happy hour. Os momentos não se somam, não armazenam memórias. Só coisas “importantes”: “Está na hora do português da lanchonete despejar o lixo...” ou “estão dormindo no meu caixote...”[...]

      Se não sentir fome ou dor, ele curte. Acha natural sair do útero da mãe e logo estar junto aos canos de descarga pedindo dinheiro. Ele se acha normal; nós é que ficamos anormais com a sua presença.

(JABOR, A. O menino está fora da paisagem. O Estado de São

Paulo, São Paulo, 14 abr. 2009. Caderno 2, p. D 10) 

Em “A cidade é uma grande vitrine de impossibilidades.”(2º§), para conferir expressividade ao seu texto, o autor faz uso da seguinte figura de estilo:

Alternativas
Comentários
  • “A cidade é uma grande vitrine de impossibilidades.”

    Comparação implícita, sem uso de conectivos. - Metáfora

  • GABARITO D

     

    A metáfora pode ser usada em duas situações. A primeira é como uma comparação implícita, sem o uso do conectivo "com".

    A outra situação consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças.

     

    bons estudos.

  • "A cidade é uma grande vitrine de impossibilidades"


    Metáfora: Comparação implícita. Nesse caso é como se comparasse a cidade com uma vitrine de possibilidade.


  • Se há COMPARAÇÃO e SENTIDO FIGURADO ---> METÁFORA

  • Gab D

     

    Metáfora: Consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o sentido figurado. A metáfora implica, pois uma comparação em que o conectivo comparativom fica subentendido. 

     

    ex: Meu pensamento é um rio subterrâneo

     

  • Contribuindo..

    A) Metonímia é a figura de linguagem que possibilita troca de um termo por outro de mesma similaridade.

    ex: A viagem à Lua significou um grande avanço para o “homem. (Neste caso a palavra homem foi empregada no lugar de “humanidade”. A parte foi citada para substituir ou representar o todo.)


    B) Personificação é o mesmo que Prosopopeia. Representam figuras de linguagem capazes de atribuir a seres irracionais ou a objetos inanimados, ações, qualidades e sentimentos que são próprios dos seres humanos.

    Ex: Pelo caminho nos deparamos com uma “nevasca cruel”. – (A nevasca é considerada como portadora de um sentimento – a crueldade.)


    C) Paradoxo é também chamado Oxímoro. É definido como aproximação de palavras contrárias, que podem ser associadas em um mesmo pensamento. Trata-se de uma contradição possível e que tem significado.

    Ex:Ele não encara a realidade, vive sonhando acordado.

    …Estou cheio de me sentir vazio.


    D) Já respondida pelos colegas.


    Depois do deserto vem a bonança!



  • OBRIGAAADO

  • Gabarito d

    PMGO

  • GABARITO: D

    Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido à frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa. Também é um recurso expressivo.

    Ex: Aquela garota é uma "gata".

    Ela me encarou e seu olhar era "pedra".

    Aquela menina é uma "flor".

    “A cidade é uma grande vitrine de impossibilidades.” = A cidade é comparada a uma vitrine, onde a pessoa só olha mas não compra.

  • METÁFORA: É uma associação implícita.

    O amor é um grande laço um passo pra uma armadilha.

  • Metáfora Ao lermos a frase acima, sabemos que ela não consiste em um discurso literal.

    O emissor da mensagem estabelece uma comparação implícita de grande vitrine de impossibilidades e essa transferência de significados resulta em uma comunicação de sentido figurado.

  • GABARITO: LETRA D

    Metáfora é uma figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra ou expressão com o sentido de outra com a qual é possível estabelecer uma relação de analogia.

    Para que a analogia possa ocorrer, devem existir elementos semânticos semelhantes entre as palavras ou expressões em questão.

    relação de semelhança entre dois termos ocasiona uma transferência de significados, estabelecida através de uma comparação implícita.

    Exemplo de metáfora:

    Minha prima é uma flor.

    FONTE: WWW.SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • metonímia. (usa um termo com proximidade de significado comparado a outro termo)

    personificação. (tbm chamado de prosopopeia, consiste em atribuir fatores humanos ao que não é humano)

    metáfora. (consiste em fazer uma comparação sem informar que a msm esta sendo feito; linguagem repleta de simbolismo)