> São doenças que podem ser detectadas no teste: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, hemoglobinopatias e fibrose cística.
> Recomenda-se que o período ideal de coleta da primeira amostra esteja compreendido entre o 3º e o 5º dia de vida da criança.
> A coleta para o exame deve ser realizada a partir do 30º dia de vida da criança para evitar resultados falsos negativos.
> A punção deve ser executada numa das laterais da região plantar do calcanhar, locais com pouca possibilidade de se atingir o osso.
Alternativa correta: B
I - CORRETA
O Teste do Pezinho permite a detecção da fenilcetonúria e do hipotireoidismo congênito (fase 1 do programa) e de hemoglobinopatias (fase 2), doenças que podem ser tratadas, prevenindo o retardo mental (que as duas primeiras enfermidades podem ocasionar) e as infecções e outras complicações que frequentemente podem ocasionar a morte de crianças com hemoglobinopatias. A pesquisa de hemoglobinopatias inclui a detecção de anemia falciforme e do traço falciforme, que, mesmo assintomático, traz implicação genética para a família. A fase 3 do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) acrescentará a triagem da fibrose cística (ou mucoviscidose).
II - CORRETA (ATENÇAO! o CAB 33 diz que é do 3º ao 7º dia)
O teste deverá ser feito a partir do 3º dia de vida da criança, quando já ocorreu uma ingestão adequada de proteínas e é possível analisar com mais segurança o metabolismo da fenilalanina, evitando-se resultados falsos negativos para fenilcetonúria. Além disso, a dosagem de hormônio estimulante da tireoide (TSH) nas primeiras 24 horas de vida pode acarretar um aumento de falsos positivos para hipotireoidismo congênito. Assim, a coleta para o exame deve ser realizada entre o 3º e o 7º dia de vida da criança.
III - ERRADA
Orientações do CAB nº 33: Embora não seja o ideal, aceita-se que seja feita a coleta até o 30º dia de vida do bebê.
Orientações do Manual técnico de triagem neonatal biológica: Deve ser considerada como uma condição de exceção toda coleta realizada após o 28º dia de vida, mesmo que não recomendada, por se tratar de um exame fora do período neonatal. Consideram-se excepcionalidades as dificuldades de acesso de algumas aldeias indígenas e populações de campo e da floresta, bem como questões culturais e casos de negligência.
IV - CORRETA
Para que haja uma boa circulação de sangue nos pés da criança o calcanhar deve sempre estar abaixo do nível do coração. O acompanhante da criança deverá ficar de pé, segurando a criança com a cabeça encostada no seu ombro. Realizar a assepsia do calcanhar com algodão ou gaze esterilizada, levemente umedecida com álcool 70%. Massagear bem o local, ativando a circulação. Certificar-se de que o calcanhar esteja avermelhado. Aguardar a secagem completa do álcool. Nunca utilizar álcool iodado ou antisséptico colorido, porque eles interferem nos resultados de algumas das análises que serão realizadas.A escolha do local adequado para a punção é importante, devendo ser numa das laterais da região plantar do calcanhar, local com pouca possibilidade de atingir o osso. Segure o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas não prender a circulação. A punção só deverá ser realizada após a assepsia e secagem completa do álcool.
Fonte: Caderno de Atenção Básica (CAB) nº 33 e Manual técnico de Triagem Neonatal Biológica, M.S 2016.
Recomenda-se que o período ideal de coleta DA PRIMEIRA AMOSTRA esteja compreendido entre o 3º e o 5º dia de vida da criança.
Existe uma segunda amostra de teste do pezinho ? NÃO SEI
marquei errado, pois, a questão diz DA PRIMEIRA AMOSTA deduz -se que existe uma segunda, terceira !!! No entanto não encontrei em nenhum lugar algo relacionado com segunda amostra de teste, e se não existe a questão estar errada .