-
letra c
Ética Normativa
Procura racionalmente configurar o campo prático da moral num estudo “histórico-filosófico ou conceitual” (Bitta) sobre normas morais das sociedades, desenvolvendo critérios – o foco das problemáticas é a ação-moral. As principais correntes de pensamento e discussões ético-normativas podem ser divididas em duas correntes de pensamento teórico: Ética Normativa Teleológica (ou Ética Consequêncialista) e Ética Normativa Deontológica.
fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/as-subdivisoes-da-etica/39381
-
Ética é o estudo da moral, pois esta muda com o tempo, logo a ética normativa vai estudá-la (sistema de valores = moral) e, por conseguinte, codificá-la, um exemplo disso é o crime de curandeirismo que, atualmente, é considerado uma violação aos (sistemas de valores = moral), no entanto, a que tudo indica, no futuro, deixará de sê-lo.
-
GABARITO:C
Ética normativa é a investigação racional, ou uma teoria, sobre os padrões do correto e incorreto, do bom e do mau, com respeito ao carácter e à conduta, que uma classe de indivíduos tem o dever de aceitar. Essa classe pode ser a humanidade em geral, mas podemos também considerar que a ética médica, a ética empresarial, etc., são corpos de padrões que os profissionais em questão devem aceitar e observar. Esse tipo de investigação e a teoria que daí resulta (a ética kantiana e a utilitarista são exemplos amplamente conhecidos) não descrevem o modo como as pessoas pensam ou se comportam; antes prescrevem o modo como as pessoas devem pensar e comportar-se.
Por isso se chama "ética normativa": o seu objetivo principal é formular normas válidas de conduta e de avaliação do caráter. O estudo sobre que normas e padrões gerais são de aplicar em situações-problema efectivos chama-se também "ética aplicada". Recentemente, a expressão "teoria ética" é muitas vezes usada neste sentido. Muito do que se chama filosofia moral é ética normativa ou aplicada.
-
...as formas pelas quais se pode NORMATIZAR codificar sistemas de valores
-
Os estudos teóricos da Filofofia Moral subdivide a Ética em diversas categorias, as principais são três:
Ética Descritiva -
Descreve o que é o Bem e o que é o Mal, através da apreensão empírica dos fenômenos morais
, Ética Metaética
É abstrata e epistemológica, seu objetivo é investigar a natureza dos valores, dos juízos morais (bem/Mal); e os significados da linguagem avaliativa (das estruturas do discurso), métodos e lógica.
Ética Normativa
Procura racionalmente configurar o campo prático da moral num estudo “histórico-filosófico ou conceitual” (Bitta) sobre normas morais das sociedades, desenvolvendo critérios – o foco das problemáticas é a ação-moral.
Ética - Modo de ser, caráter.
Moral - costume, como você age perante a sociedade.
-
RESPOSTA C
A ética normativa procura estudar como se pode codificar sistemas de valores.