-
ALTERNATIVA D)
(..) A forma como Brasília foi povoada tornou-a plural, miscigenada e sincrética, representando a identidade de todo o Brasil. Na busca por dias e futuro melhores, milhares de brasileiros de diversos cantos do país, em especial do Nordeste e de Minas, vieram para construir a capital e buscar uma vida nova. Eles ficaram conhecidos como candangos (...)
De origem Africana, candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília. (Dicionário Informal)
-
"Quando se começou a construir Brasília, candango era tido quase como termo ofensivo, desprimoroso, como que a indicar o homem sem qualidade, sem cultura, um pária da sociedade. Mas, aos poucos, o Candango trabalhador de Brasília passou a ser admirado no Brasil e no Mundo pela tenacidade, pelo esforço, pelo idealismo. E a expressão tronou-se um título de honra, pois só os que tinham peito e raça poderiam ser candango
Trabalhadores que ficariam conhecidos como candangos chegaram das regiões mais próximas às mais distantes: goianos, mineiros, paulistas, gaúchos e, sobretudo, nordestinos
Fonte: http://www.brasil.gov.br/governo/2010/04/a-chegada-dos-candangos
-
GABARITO D
É interessante saber...
"Nos anos 50 e 60, trabalhadores de todo o país chegaram ao Centro-Oeste para ajudar na construção de Brasília, a nova capital federal. Atuando em condições nem sempre adequadas, esses operários ajudaram a erguer belos edifícios, muitos deles projetados por Oscar Niemeyer.
Durante as obras na cidade, os jovens pedreiros Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques morreram soterrados, gerando comoção entre os funcionários. Diante desse fato, em 1959, foi inaugurado um monumento em homenagem aos dois operários, na Praça dos Três Poderes.
A escultura Os Dois Guerreiros, popularmente conhecida como Os Candangos, foi esculpida pelo artista Bruno Giorgi. Feita em bronze, a estátua mede 8 metros e é considerada um dos símbolos da cidade. Vinte e oito anos após sua inauguração, a obra foi restaurada."
Fonte: https://brasilimperdivel.tur.br/dois-guerreiros-os-candangos/
A Universidade de Brasília possui um auditório com o nome "Dois Candangos" homenagem feita aos pedreiros Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques, que morreram soterrados em um acidente durante as obras.
Fonte: https://www.unb.br/a-unb/historia
-
Candango é uma expressão de origem africana que significa “vilão, ruim, ordinário”. A palavra ressurgiu durante a construção de Brasília como uma espécie de apelido coletivo para rebaixar os trabalhadores humildes e sem estudo, pois eram, em sua grande maioria, analfabetos.
Naquele período, havia duas classes sociais bem distintas: os candangos, que eram os pedreiros, carpinteiros e operários de um modo geral; e os doutores, relativo a todos os que trabalhavam em escritórios, com diploma ou não. A expressão era tão difundida, que havia até concursos na Cidade Livre para escolher os 10 mais elegantes e os 10 mais candangos.
Tal termo foi utilizado para designar o povo nordestino que, castigado pela seca no ano de 1958, se instalou nas áreas rurais do Distrito Federal.
-
Gabarito: D
Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias. Desses, surgiram os “brasilienses”, o gentílico usado para quem nasceu aqui e adotado por quem veio de fora e assumiu a cidade como sua.
http://brasilia.df.gov.br/populacao/
-
Questão básica para quem estuda Realidade do Distrito Federal. Estes trabalhadores ficaram conhecidos como Candangos.
Resposta: D
-
Os primeiros eram os índios kkkkk
-
Candangos são como ficaram conhecidos os trabalhadores que participaram da construção de Brasília, consequentemente sendo atribuído também o nome aos primeiros habitantes da cidade. Porém, naquele época a palavra possuía um cunho pejorativo, pois candangos eram como os africanos referiam-se aos portugueses que lucravam com o tráfico negreiro.
-
Os primeiros habitantes da capital ficaram conhecidos como “candangos”, nome dado para quem migrou para a capital com objetivo de trabalhar na construção.
O médico e oficial do Exército Brasileiro, Ernesto Silva, um pioneiro na fundação da nova capital, afirma em seu livro “História do Brasil” de 1971 que:
"Quando se começou a construir Brasília, candango era tido quase como termo ofensivo, desprimoroso, como que a indicar o homem sem qualidade, sem cultura, um pária da sociedade. Mas, aos poucos, o Candango trabalhador de Brasília passou a ser admirado no Brasil e no Mundo pela tenacidade, pelo esforço, pelo idealismo. E a expressão tronou-se um título de honra, pois só os que tinham peito e raça poderiam ser candango"
-
A palavra candango vêm da palavra africana kangundu, que significa trabalhador braçal sem qualificação profissional.
-
Os Nordestinos que ajudaram na construção de Brasília , eles eram conhecidos como CANDANGOS
-
e os pioneiros os primeiros habitantes doutores?
-
Queremos é esse tipo de questão na prova da PCDF. kkkkkkkkkkkkk
-
Gabarito: letra d.
d) Certa. Inicialmente, a palavra candango era utilizada de forma pejorativa (preconceituosa) aos nordestinos que vieram para Brasília à época da construção. Ao longo do tempo, o termo perdeu esse caráter e passou a denominar os primeiros habitantes de Brasília, todos que vieram trabalhar e ajudar na construção da nova Capital Federal. Segundo o dicionário Aurélio, a palavra tem origem africana, a qual passava a ideia de “vilão”, pessoa “ruim”, “ordinário”.
Questão comentada pelo Prof. Rafael Valle
-
Minha contribuição.
Construção de Brasília
Brasília foi construída num ritmo febril e atraiu dezenas de milhares de trabalhadores de vários pontos do Brasil, conhecidos como candangos, vieram principalmente do Nordeste. A grande maioria desses trabalhadores saiu da terra natal com uma mala e pouquíssimo dinheiro — às vezes nem isso, só com a roupa do corpo — e lotavam a carroceria dos caminhões para viajar dias e dias em estradas precárias, de terra batida, até o local demarcado para a construção de Brasília. Muitos deixaram para trás mulher, filhos, familiares e a convivência nas localidades, nos lugares, de onde partiram.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Curiosidade que pode ser cobrada em prova, fonte: Brasil Imperdível.
Durante as obras na cidade, os jovens pedreiros Expedito Xavier Gomes e Gedelmar Marques morreram soterrados, gerando comoção entre os funcionários. Diante desse fato, em 1959, foi inaugurado um monumento em homenagem aos dois operários, na Praça dos Três Poderes.
A escultura Os Dois Guerreiros, popularmente conhecida como Os Candangos, foi esculpida pelo artista Bruno Giorgi.
Feita em bronze, a estátua mede 8 metros e é considerada um dos símbolos da cidade. Vinte e oito anos após sua inauguração, a obra foi restaurada.