SóProvas


ID
2798044
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Durante o século XIX, as moças viviam reclusas sob o poder dos pais até o momento de passar, ainda adolescentes, às mãos do marido. Aos olhos dos estrangeiros, elas se interessavam prematuramente pelo sexo oposto: “antes de cumprir dez anos, uma menina conhece perfeitamente bem o valor dos homens e o que é o flerte”, diria a inglesa May Frances em 1890. Não havia liberdade para escolher de acordo com o coração, e os arranjos promovidos pela família prevaleciam: “Minha filha, este é o teu futuro esposo”, sublinhava o missionário norte-americano Daniel Kidder, que, em 1837, via os pais entregarem as filhas aos amigos. Por muito tempo, o casamento foi um “negócio”, não só porque envolvia duas pessoas, mas porque se tratava de um mecanismo presidido pelos pais.

(Adaptado de: DEL PRIORE, Mary. Histórias e conversas de mulher. São Paulo, Planeta, 2013, p. 44-45) 

A autora descreve o casamento no século XIX como um “negócio”, chamando a atenção para

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E (CORRIGIDO, PERDÃO PELO ENGANO!)

     

    "Por muito tempo, o casamento foi um “negócio”, não só porque envolvia duas pessoas, mas porque se tratava de um mecanismo presidido pelos pais."

     

    Que não era decidido pelas moças, logo elas não tinham autonomia para escolherem seus maridos.

  • Gab é letra E não A,como a moça abaixo fala.

  • "Não havia liberdade para escolher de acordo com o coração, e os arranjos promovidos pela família prevaleciam: “Minha filha, este é o teu futuro esposo”, sublinhava o missionário norte-americano Daniel Kidder, que, em 1837, via os pais entregarem as filhas aos amigos. Por muito tempo, o casamento foi um “negócio”, não só porque envolvia duas pessoas, mas porque se tratava de um mecanismo presidido pelos pais."

     

    *Alguns termos que denotam o trâmite negocial por trás do casamento e a falta de autonomia das pobres moças !

  • Hoje em dia não mudou muito, só que agora só as próprias 'meninas' que fazem isso sem ajuda dos pais kkkkkkk (só para descontrair gente, não perturbe por favor)

  • E) FALTA DE AUTONOMIA... --> eram os pais que catiravam a moça.. 

  • esse item "d" foi como o canto da sereia em meus ouvidos...Contudo, felizmente, eles estavam tampados e segui minha embarcação rumo ao item "e".