Cuidados de enfermagem na coleta de sangue periférico para exames laboratoriais
Material: Solicitação do exame, algodão com solução antisséptica, algodão seco, garrote, adesivo, frasco adequado para o tipo de coleta, seringa, agulha 25x7 ou 25x8 e luvas de procedimento.
Técnica: Reunir o material, lavar as mãos, calçar as luvas, escolher o local de punção, realizar a antissepsia do local, na coleta venosa, garrotear o membro escolhido. Recomendam-se as veias do dorso da mão e do pé, além das veias: mediana, cefálica, basílica e jugular externa.
Na coleta arterial, não é necessário garrotear, deve sentir a pulsação arterial, e é privativo do enfermeiro. Recomenda-se a artéria radial e a cubital, após a coleta comprimir o local com algodão seco até hemostasia completa. Na coleta arterial essa compressão deve ser por um minuto no mínimo e manter um curativo compressivo no local. Organizar o material, retirar as luvas e lavar as mãos, registrar o procedimento e o volume de sangue coletado no prontuário do paciente. As complicações decorrentes da punção são os hematomas.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/cuidados-de-enfermagem-na-coleta-de-sangue-periferico-para-exames-laboratoriais/28853
De acordo com o manual de procedimentos de coleta e envio de amostras do ministério da saúde,
a) a punção deve ser feita em uma angulação oblíqua de 60º, com o bisel da agulha voltado para baixo.
Errada.
Fazer a punção numa angulação oblíqua de 30º, com o bisel da agulha voltado para cima.
Se necessário, para melhor visualizar a veia, esticar a pele com a outra mão (longe do local onde foi feita a antissepsia);
B) o garroteamento deve ocorrer, em média, a 3 cm da dobra do braço (cotovelo) e não ultrapassar 5 minutos.
Errada.
Garrotear o braço. O garroteamento deve ocorrer, em média, a 8 cm da dobra do braço (cotovelo) e não ultrapassar 1 minuto.
O tempo excessivo de garroteamento pode causar hemólise e hemoconcentração, interferindo diretamente no resultado de alguns exames;
C) a presença de álcool no material de coleta pode causar hemólise.
Correta.
D) após a retirada do último tubo, deve-se remover a agulha e fazer a compressão com algodão no local da punção durante, no máximo, 30 segundos.
Errada.
Após a retirada do último tubo, remover a agulha e fazer a compressão com algodão no local da punção durante 1 a 2 minutos;
• Solicitar ao cliente que mantenha a compressão por 3 a 5 minutos e não dobrar o braço neste período, evitando-se assim a formação de hematomas e sangramentos.
• Colocar o curativo oclusivo no local da punção;
E) após a retirada da agulha e do garrote, deve-se homogeneizar cada tubo, invertendo-o suavemente uma única vez.
Errada.
Homogeneizar imediatamente após a retirada de cada tubo, invertendo-o suavemente de 5 a 8 vezes;