SóProvas


ID
2798932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos a modelos teóricos da criminologia.


De acordo com a teoria da anomia, o crime se origina da impossibilidade social do indivíduo de atingir suas metas pessoais, o que o faz negar a norma imposta e criar suas próprias regras, conforme o seu próprio interesse.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    Para esta teoria a sociedade impõe objetivos e metas inalcançáveis para a maioria dos indivíduos (sucesso, poder, status), e como tais metas são inatingíveis, a dissociação entre os objetivos e os instrumentos para seu alcance geraria a ANOMIA, que seria uma situação de renúncia às normas sociais.
     

    FONTE: Renan Araújo - Estratégia.

  • A teoria da anomia caracteriza-se por ser uma teoria estrutural, pelo determinismo sociológico, pela normalidade e funcionalidade do crime e pela ideia de que a perda das referências coletivas normativas que orientam a vida em sociedade leva ao enfraquecimento da solidari­­edade social.

    Se associa no ponto de vista positivista, como uma patologia, Lombroso.

  • Anomia é, também, teoria do homem que perdeu a mulher e/ou emprego

    Abraços

  • Essa visão de anomia é trazido por Robert King Merton. Sendo que "o pai da anomia" é o Durkheim, que tem outra visão de anomia. Mesmo assim, a questão não está errada. Lembre-se também que a anomia é uma das teorias da sociológicas do consenso, ao lado de associação diferencial, subcultra deliquente, escola de chicaco, etc.

  • A questão deveria esclarecer qual visão da anomia está adotando, pois essa é a de Robert Mnerton. Não represnta a visão da anomia de maneira geral. A questão deveria ser anulada.

  • Para Merton, a anomia “é a expressão do vazio que se produz entre os meios sociais e a expectativa de sucesso”. Diante desse vazio, o indivíduo pode reagir de cinco formas, algumas das quais implicam no cometimento de crimes:

     

    ·      Conformismo: é a satisfação diante do lapso entre o desejo social e os meios para alcançá-lo. 

    ·      Inovação: o indivíduo recorre a meios ilegítimos para obter o sucesso. Implica no cometimento de crimes.

    ·      Ritualismo: é a atitude do indivíduo que não é conformado, mas tem medo de inovar. É o indivíduo precavido. Não implica em cometer crimes.

    ·      Evasão: é uma renúncia aos objetivos culturais. Exemplo: resposta dos vadios, bêbados e drogados. Pode gerar crimes a depender do meio que o indivíduo está inserido.

    ·      Rebelião: tem muito a ver com a contracultura. Implica na rejeição dos objetivos culturais, acompanhado da busca por uma nova realidade social. Se vai implicar crime ou não vai depender da situação.

     

    Rafael Folador Strano

  • Teoria da Anomia significa em poucas palavras enfraquecemento das normas do estado.

    Principal precursor Emile Durkheim

  • GABARITO CERTO

     

     

    Teoria da Anomia 

     

    Uma das mais tradicionais explicações de cunho sociológico acerca da criminalidade é a teoria da Anomia, de Merton (1938). Segundo essa abordagem, a motivação para a delinquência decorreria da impossibilidade de o indivíduo atingir metas desejadas por ele, como sucesso econômico ou status social.

     

    TEORIA DA ANOMIA = QUEBRA DA COESÃO SOCIAL - IMPOSSIBILIDADE DE ACUMULAR RIQUEZA E PODER DO SONHO AMERICANO.

     

    Representada por ÈMILE DURKHEIN / ROBERT MERTON (1938);

     

    OBRAS: Temos três obras de autoria do Durkhein: Da divisão do trabalho social (1893), As regras do método sociológico (1895) e O suicídio (1897 - a obra mais falada);

     

    ANOMIA SIGNIFICA CRISE.

    Perda de efetividade e desmoronamento das normas e valores de uma sociedade, consequentes do rápido e acelerado desenvolvimento econômico e social. Surgiu nos EUA na década de 1930.

     

     

    bons estudos

  • Gab Certa

     

    Teoria da Anomia no conceito de Merthon ( Rebelião

     

    Anomia

     

    Autores: Èmile Durkhein e Robert Merthon

     

    Durkhein

     

    - O crime fere a consciência coletiva

    - O crime é um fenômeno normal em qualquer sociedade, passa a ser preocupante e negativo quando ultrapassa os limites. 

    -A função da pena é curar a ferida causada na Sociedade. 

     

     

    Merthon: Desajuste entre os fins culturais ( modelos de sucesso) e modelos institucionais ( meios disponíveis)

     

    - Conformidade: Com os meios disponíveis é possível alcançar o modelo de sucesso.

    -Ritualismo: Renuncia os fins mas continua seguindos as normas

    -Retraimento: Renuncia ambos ( modelo de sucesso e meios institucionais ) EX: Mendigo

    -Inovação: Quer atingir o modelo de sucesso nem que para isso pratique meios ilícitos

    - Rebelião: Refuta, nega os padrões vigentes e propõe novas metas institucionais. 

  • isadora villar meneses santos está correta

  • Anomia para a Merton, é a ausência de lei fazendo com que alguns indivíduos passam a renunciar às normas sociais, reagindo com Conformismo, Inovação, Ritualismo, Evasão, Rebelião e a partir daí o surgimento da subcultura (Cohen - Delinquent boys) como consequência da Anomia

  • Teoria da Anomia é só de Durkheim. A teoria de Merton é uma adaptação da Anomia. Enfim, a gente pensa que aprende e vem uma dessa.

  • A TEORIA DA ANOMIA É UTILIZADO NO SENTIDO MACROSSOCIOLÓGICO, OU SEJA, AUSÊNCIA OU DESINTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE VALORES E O SISTEMA DAS NORMAS SOCIAIS.


    QUESTÃO CORRETA, o crime se origina da impossibilidade social do indivíduo de atingir suas metas pessoais, o que o faz negar a norma imposta e criar suas próprias regras, conforme o seu próprio interesse.

  • Falou em ANOMIA=AUSÊNCIA DE NORMAS, LEIS, REGRAS.


    EXEMPLO: Numa situação real de guerra, a muitas leis são desrespeitadas, mesmo pelo próprio Estado, e, por isso, o cidadão não contempla motivos plausíveis para obedecer às leis (se o Estado as desobedecem), criando assim suas próprias regras e promovendo seus próprios interesses.

  • Teoria da Anomia é uma das teorias do consenso.

    Sinônimo da teoria da anomia: teoria estrutural funcionalista.

    Durkheim dizia que o crime era um fenômeno normal e até mesmo positivo para a sociedade,, desde que não ultrapasse determinados limites. Para ele, o crime fere a consciência coletiva. A pena deve atuar, sobretudo, nas pessoas honestas, para "curar as feridas causadas nos sentimentos coletivos".Anomia para ele é a ausência ou desintegração das normas sociais de referência - Crise de valores.

    Para Merton: Principal autor da teoria da anomia. Ideias mas factíveis. conceitua a anomia como desajuste entre meios institucionais e objetivos culturais. Meios institucionais são aquilo que efetivamente temos disponível e objetivo ou metas culturais são as metas/sonhos de sucesso.

    Fonte: Supremo - Prof. Murillo Ribeiro

  • Teoria da Anomia: Falta coesão; ordem. -> situação em que normas aplicáveis se tornam obscuras, são abandonadas.

    Ex. Crimes de motivação política que decorrem de uma conduta rebelde.

    Fonte: Meu caderno de resumos.

  • Teoria de matriz americana: o sonho americano não era alcançado por todos. Por conta dessa ausência(lacuna) de oportunidades, os indivíduos procuravam meios ilegítimos(ilegais) para obter status, poder ou riqueza.

  • Trata-se do entendimento de Robert King Merton, o qual conceitua a anomia como o desajuste entre metas culturais e os meios institucionais.

    Essa teoria, dentro da macrossociologia, está inserida nas teorias de consenso.

  • O brasileiro foi a inspiração da teoria da anomia.

  • O enunciado aponta, de forma teórica, duas características (modos de adaptação) da teoria da Anomia: Inovação e Rebelião. Em termos do modo de inovação, o indivíduo percebendo que os meios institucionalizados não o permite alcanças as metas culturais já aceitas, buscar criar atalhos, caminhos desviantes (criminalidade) para atingir essas metas. Já em um modo de rebelião, o indivíduo rejeita as metas culturais e meios institucionalizados, passando a tentar construir uma nova ordem social (muitas vezes por meio de condutas criminosas).

    Resposta: Certo

  • Isso aí está errado, porque as metas não são do indivíduos, são definidas pela cultura da sociedade. Se formos considerar as metas individuais, podemos ter uma situação de ritualismo - cenário em que o indivíduo cria suas próprias metas alheias à orientação cultural dominante, mas respeita formalmente o ordenamento jurídico. Cadê o crime nesse caso?

  • Pra mim a questão está errada, visto que não são as metas individuais e sim a as culturais, muda tudo

  • Questão bemmmm controversa e genérica essa (aliás, como tem sido recorrente na CESPE), primeiro porque as metas estabelecidas não são as pessoais, mas sim aquelas impostas pela sociedade; depois pq a quebra na expectativa (anomia) ocorre justamente do descompasso entre aquilo que a sociedade prega como valor e os meios para alcançá-lo.

  • Teoria da Anomia: É uma das teorias Sociológicas do Consenso. Desenvolvida pelas obras clássicas de Émile Durkhein e adaptada pelo sociólogo Robert Merton. Para essa teoria, a sociedade é vislumbrada como um organismo humano que necessita realizar certas funções vitais para sobreviver. Quando isso não ocorre, surge a disfunção no sistema, devendo a sociedade reagir para saná-la, ou seja, o agente não aceita as regras de convivência social impostas, inclusive as leis existentes para manter a paz social, por sentir-se de certa forma, frustrado, em razão da impossibilidade de atingir os objetivos socialmente estabelecidos.

    (HOFFMANN, Henrique. FONTES, Eduardo. Criminologia. 3ª edição)

  • Teoria da anomia iniciou-se com as obras de Émile Durkhein e Robert Merton

    Anomia = ausência de lei.

  • TEORIA DA ANOMIA: (Ausência de leis) Todo o contexto sociocultural desenvolve metas culturais para os indivíduos, e o insucesso em atingir tais metas produz anomia, uma vez que o indivíduo abandona as regras vigentes, surgindo o que ele chama comportamento desviante. Ou seja, é o caminho mais rápido para alcançar a riqueza ou qualquer tipo de prestigio. Os meios institucionalizados por exemplo o trabalho, são insuficientes.

  • copiando

    Representada por ÈMILE DURKHEIN / ROBERT MERTON (1938);

    A questão traz a visão de Merton (1938). Segundo essa abordagem, a motivação para a delinquência decorreria da impossibilidade de o indivíduo atingir metas desejadas por ele, como sucesso econômico ou status social.

    TEORIA DA ANOMIA = QUEBRA DA COESÃO SOCIAL - IMPOSSIBILIDADE DE ACUMULAR RIQUEZA E PODER DO SONHO AMERICANO.

    anotei no meu resumo de criminologia, na Q842141

     

  • GABARITO: CERTO

    TEORIA DA ANOMIA

    Para Durkheim: O desvio é fenômeno inevitável, normal da estrutura social, sendo necessário e útil para o equilíbrio e desenvolvimento sociocultural.

    Para Merton: Crime é ligado ao modelo cultural. Utiliza meios ilegítimos para alcançar os objetivos.

    TEORIA DA ANOMIA INSTITUCIONAL

    Messner e Rosenfeld: Mais oportunidades = mais crimes (por causa da pressão social para alcançá-las).

  • Gabarito: Correto.

    A sociedade é vista como um organismo humano, que necessita realizar certas funções vitais para manter sua própria sobrevivência. Quando isso não ocorre, surge a disfunção, falha no sistema de funcionamento da sociedade. Caso os mecanismos reguladores da vida em sociedade não consigam cumprir sua função, instala-se a anomia, ou seja, a ausência ou decomposição das normas sociais.

    A etimologia do termo "anomia" significa ausência de lei, conotando a ideia de iniquidade, injustiça e desorgem, processo no qual as normas que regulam um grupo social são menosprezadas ou postas de lado.

    O principal objetivo dessa teoria foi demonstrar como as próprias estruturas da sociedade podem exercer tamanha pressão sobre as pessoas, de modo que elas não se conformam em seguir as normas impostas de convivência social e acabam por subverter a ordem legal.

    Fonte: Eduardo Fontes e Henrique Hoffmann

  • A assertiva deve ser vista com cautela, pois embora o gabarito indique como certa, a teoria desenvolvida por Merton não diz respeito a impossibilidade de atingir metas pessoais e sim metas culturais, impostas pela sociedade como modelos de sucesso.

  • Para Merton, um dos principais autores da Teoria da Anomia, sempre que a sociedade acentuar a importância de determinadas metas e não oferecer possibilidades de atingi-las, por meios legítimos, estaremos diante de uma situação de Anomia. Logo, irá potencializar a criminalidade.

  • Teoria da Anomia 

     

    Uma das mais tradicionais explicações de cunho sociológico acerca da criminalidade é a teoria da Anomia, de Merton (1938). Segundo essa abordagem, a motivação para a delinquência decorreria da impossibilidade de o indivíduo atingir metas desejadas por ele, como sucesso econômico ou status social.

     

    TEORIA DA ANOMIA = QUEBRA DA COESÃO SOCIAL - IMPOSSIBILIDADE DE ACUMULAR RIQUEZA E PODER DO SONHO AMERICANO.

     

    Representada por ÈMILE DURKHEIN / ROBERT MERTON (1938);

     

    OBRAS: Temos três obras de autoria do Durkhein: Da divisão do trabalho social (1893), As regras do método sociológico (1895) e suicídio (1897 - a obra mais falada);

     

    ANOMIA SIGNIFICA CRISE.

    Perda de efetividade e desmoronamento das normas e valores de uma sociedade, consequentes do rápido e acelerado desenvolvimento econômico e social. Surgiu nos EUA na década de 1930.

  • "A Teorias estrutural-funcionalistas ou Teoria da “anomia” de Durkheim e Merton parte do pressuposto em que o crime é algo (não necessariamente ligado à conduta da pessoa), existiria por conta do sistema social instaurado, diante do avassalador desenvolvimento social econômico, impondo pressões aos indivíduos, como o estabelecimento de metas e padrões, nos quais se vêem obrigados a assumir. Se existem regras e deve-se atingir o padrão, as pessoas violam as regras. O crime também é funcional, necessário para o desenvolvimento da sociedade. A conduta “anômica” é o resultado da violação de regras estabelecidas em determinada sociedade. Rompimento, quebra, desmoronamento das normas e valores vigentes em decorrência do crescimento acelerado e rápido imposto. O indivíduo não cria suas próprias regras, ele viola as regras existentes."

    Fonte: https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2018/09/17143751/Criminologia-103-a-105-Maur%C3%ADcio-Rocha.pdf

  • Gabarito: Correto

    Teoria da Anomia significa Ausência de Regra. Para Merton a Anomia é a distância entre a expectativa do sucesso com os meios para alcançá-la. Desta feita, este cunhou 05 (cinco) formas de adaptação do indivíduo (reações) aos meios institucionalizados, quais sejam: 1. Conformismo; 2. Inovação; 3. Ritualismo; 4. Evasão; 5. Rebelião.

    A questão ora em apreço se trata da REBELIÃO, a qual dispõe que o sujeito rejeita às metas culturais e os meios institucionalizados, procurando estabelecer uma nova ordem social, em razão do inconformismo e revolta.

  • Para mim, questão passível de anulação. A Teoria da Anmia, também conhecida como subcultura delinquente, parte do princípio que o delito não deriva de anomalias do indivíduo, mas sim de uma situação social onde falta coesão e ordem no tocante às normas e valores daquele local. A anomia,pra Durkheim, seria uma crise moral da sociedade, uma ptologia gerada por regras falhas de conduta, tendo em vista que uma sociedade sem regras claras, sem valores e sem limites é uma sociedade doente. APENAS ROBERT KING MERTON afirma, na teoria da anomia, que o comportamento desviado pode ser considerado, no plano sociolígico, um sintoma de dissociação entre as aspirações socioculturais e os meios desenvolvidos para alcançar tais aspirações.

  • Se você errou esta questão, parabéns! Seus estudos estão no caminho certo (questão deveria ter sido anulada)

  • Professor que é bom, nada, nas questões de criminologia!!!!!!

  • Eu julguei errada a questão por entender que as aspirações não são de cunho subjetivo, pessoal, mas que representam metas e objetivos eleitos pela sociedade (Sonho Americano, por exemplo). Ou seja, as metas e objetivos a serem alcançadas não são frutos da aspiração individual, mas de consenso coletivo. Por a teoria da Anomia se caracterizar como teoria do consenso, de cunho funcionalista, não creio que desejos individuais tenham relevância para a caracterização da disfunção social, considerada sob o ponto de vista próprio da teoria.

  • Errei por confundir a Teoria da Anomia com a Subcultura Delinquente. Para meu espanto, nenhum comentário faz essa distinção então aqui vai minha contribuição.

    Eu vejo que na Anomia o crime é desencadeado para um fim, ou seja, há utilitarismo na conduta delitiva (vide Q919351) que é o de cumprir a meta socialmente imposto. O Coringa está para uma Subcultura Delinquente (caos pelo caos) enquanto um assaltante profissional está para a Anomia (crime visando lucro).

    A "Anomia" foi teoria precursora da Subcultura Delinquente. A anomia é a descrença nos valores vigentes impostos que gera a criminalidade; o indivíduo se vê frustrado em não cumprir as metas sociais sendo este o fator desencadeante da criminalidade. Já na Subcultura Delinquente o indivíduo apenas não se identifica com os valores sócio-culturais impostos e diante disso há o surgimento da "subcultura" propriamente dita. A Subcultura Delinquente é uma cultura de grupo, enquanto coletivo, diferentemente da opção individual tratada na Anomia.

    TEORIA DA ANOMIA

    "A teoria “baseia-se na afirmação de que a motivação para o crime decorre da impossibilidade de o indivíduo alcançar as metas desejadas, como o sucesso econômico, por exemplo, em virtude de fatores sociais que impedem sua realização”...o crime não é só desmoronamento de normas e valores vigentes de uma sociedade em razão de “determinadas circunstâncias sociais (o desenvolvimento econômico avassalador, o processo industrializador com todas as suas implicações), senão, antes de tudo, o sintoma ou expressão do vazio” produzido pela estrutura social que não serve para “satisfazer as expectativas culturais de uma sociedade”

    SUBCULTURA DELINQUENTE

    "Assim, o crime não é consequência da falta de “organização social ou carência ou vazio normativo, senão de uma organização social distinta, de uns códigos de valores próprios ou ambivalentes em relação aos da sociedade oficial: dos valores de cada subcultura”

  • Anomia significa a ausência de leiA falta de normas que vinculem as pessoas num contexto social.

    Merton segue a linha teórica do funcionalismo. Afirma que em toda sociedade desenvolvem-se metas culturais que expressam os valores que guiam a vida dos indivíduos em sociedade.

    O insucesso em atingir as metas culturais devido à insuficiência dos meios institucionalizados pode produzir o que Merton denomina de anomia, isto é, um abandono das regras do jogo social. O indivíduo não respeita as regras de comportamento que indicam os meios de ação socialmente aceitos. Surge então o desvio, ou seja, o comportamento desviante.

    ...

    Fonte: < https://bassaf.jusbrasil.com.br/artigos/339908767/o-conceito-de-anomia-sob-a-otica-de-merton >

  • GAb Certa

    Anomia = Ausência de normas e de lei

    Autores: Emille Durkein e Robert Merton.

    Segundo Robert Merton --> Anomia é o desajuste entre as metas culturais ( modelos de sucesso) e meios institucionais ( meios disponíveis). Quando há esse desajuste ocorre a potencialização da criminalidade.

    Conformismo: Com aquilo que se tem, o indivíduo atinge o modelo de sucesso

    Ritualismo: O indivíduo renuncia as metas culturais, mas continua a seguir as normas sociais.

    Retraimento ( Apatia): A renúncia de ambos.

    Inovação: O modelo mais importante para a criminologia. Aqui há renúncia do modelo de sucesso, irá atingir a qualquer custo, ainda que necessite meios ilegais.

    Rebelião: O indivíduo refuta os padrões vigentes, propondo novas metas e novos meios.

  • Não compreendo como correta. Segundo a literatura, na teoria da anomia, os fins e metas culturais dominantes são originários dos valores predominantes de uma sociedade e não de cunho subjetivo pessoal: "atingir suas metas pessoais".

  • Anomia: a sociedade estipula metas a serem atingidas, mas os recursos são escassos, razão pela qual alguns indivíduos cometem delitos para alcançar seus objetivos

  • "Metas pessoais"? qual o doutrinador que a banca se apoiou?

    Típica questão que o examinados considera CERTO ou ERRADO a depender do número de aprovados no certame.

    A Teoria da Anomia discorre sobre METAS e OBJETIVOS SOCIALMENTE ESTABELECIDOS. Em METAS SOCIAIS.

    TMJ.

  • Teoria da Anomia ou fora da norma.