-
ERRADO!
o responsável pelas funções de controle de acesso ao meio e controle dos endereços físicos é a camada de ACESSO À REDE da arquitetura TCP/IP. Então a questão fez uma bagunça nos conceitos em relação à essa camada.
#ESCRIVÃOPCDF
-
Definir os processos de acesso ao meio físico e fornecer endereçamento para a camada de aplicação são funções do controle de acesso ao meio físico (MAC).
Errado: A questão se refere à subcamada da camada de enlace de dados, chamada subcamada MAC. O erro está em dizer que ela fornece endereçamento para camada de aplicação.
-
pra quem não é de TI e errou não desespera pq nessa eles apelaram.
-
Definir os processos de acesso ao meio físico e fornecer endereçamento para a camada de aplicação são funções do controle de acesso ao meio físico (MAC).
A parte em vermelho e deixa torna a ASSERTIVA ERRADA
-
Errado. O controle de acesso através de um endereço MAC é realizado pela camada de enlace. A camada de aplicação é a camada que a maioria dos programas de rede usa de forma a se comunicar através de uma rede com outros programas.
-
O endereço MAC (Media Access Control), também conhecido como endereço físico é o endereço da interface de rede do computador. Uma das principais características do endereço MAC é que ele é único, ou seja, não existem no mundo dois endereços MAC iguais. Basicamente o endereço MAC é formado por 12 dígitos hexadecimais agrupados 2 a 2.
O MAC define métodos de acesso específicos para cada rede LAN, como CSMA/CD como método de acesso para LANs Ethernet e token-passing para LANs Token Ring e Token Bus, além de efetuar parte das tarefas de framing. Os cabeçalhos MAC são adicionados aos quadros na camada de Enlace, que é a responsável por dar acesso ao meio físico de comunicação, capaz de fornecer correção de erros e controle de Fluxo.
A camada de Aplicação contém todos os protocolos de nível mais alto, dentre eles: TELNET para a conexão de máquinas remotas; o FTP, que permite mover dados de uma máquina para a outra; o SMTP. para a transferência de mensagens eletrônicas; DNS, que mapeia os nomes de hosts para seus respectivos endereços de rede e outros.
Assim sendo, O ITEM ESTÁ ERRADO.
Prof: Maurício Bueno (tecconcursos)
-
A camada de enlace de dados do modelo OSI é dividida em duas subcamadas. A subcamada superior LLC (Logical Link Control) que é responsável pelo controle do enlace de dados e a subcamada inferior MAC (Medium Access Controll – Controle de Acesso ao Meio) que é responsável pelo controle de acesso ao meio de transmissão compartilhado.
Camadas da Ethernet
São funções ou serviços fornecidos pela subcamada de controle de acesso ao meio (MAC):
- Definir os processos de acesso ao meio físico. Estabelecendo como alocar um único canal de broadcast (multiponto) entre usuários concorrentes. Já que o canal conecta cada usuário a todos os outros e qualquer usuário que faz uso completo do canal interfere na utilização que os outros também fazem dele. Existem diversos protocolos de acesso a um enlace compartilhado sendo classificados em três grupos.
Taxonomia dos protocolos de acesso múltiplo
- Enquadramento de dados. Quase todos os protocolos da camada de enlace encapsulam cada datagrama da camada de rede dentro de um quadro de camada de enlace antes de transmiti-lo pelo enlace.
Especificamente quanto a fornecer endereçamento na camada ENLACE temos 2 campos de seis bytes cada (endereços de destino e de origem) com o endereço MAC ou endereço físico no quadro. É importante frisar que esses campos são representados por 12 dígitos hexadecimais.
Formato dos quadros (a) Ethernet (DIX). (b) IEEE 802.3
-Detecção e Correção de erros. O hardware da camada de enlace de um nó receptor pode decidir incorretamente que um bit de um quadro é zero quando foi transmitido como 1 e vice-versa. Muitos protocolos da camada de enlace oferecem um mecanismo para detectar a presença de tais erros. O nó transmissor envia bits de detecção de erros no quadro e o nó receptor a realizar uma verificação de erros. A correção de erros é semelhante à detecção de erros, exceto que um receptor não só detecta quando ocorreram os erros no quadro, mas também determina exatamente em que lugar do quadro ocorreram (e, então, os corrige).
Errado.
-
Quem controla os acessos é a camada inferior, MAC, da camada de ENLACE.
Errado.
-
Errado.
Resumidamente:
Um endereço de controle de acesso à mídia (endereço MAC) de um dispositivo é um identificador único atribuído a uma interface de rede (ou Network Interface Controller - NIC). Para comunicações dentro de um segmento de rede, é usado como endereço de rede para a maioria das tecnologias de rede IEEE 802, incluindo Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth.
-
O Endereço MAC não controla nada!
-
O endereço MAC (Media Access Control), também conhecido como endereço físico é o endereço da interface de rede do computador. É um endereço único, já que não existem no mundo dois endereços MAC iguais. Trata-se, portanto, de um simples endereço, que não executa qualquer processo, O QUE TORNA ESTE ITEM ERRADO.
Fonte: Prof. Maurício Bueno - TEC
-
Responsável pelo acesso ao meio sim, fornecer endereçamento para a camada de aplicação não. Lembrando que cada camada da arquitetura TCP/IP fornece serviços para camada imediatamente superior e utiliza serviços da camada imediatamente inferior.
-
ERRADO
3- Rede---------------------------- Roteador (IP; pacotes) e Switch (L3; IP; pacotes)
2- Enlace ------------------------- Bridge (MAC; frames) e Switch (L2; MAC; frames)
-
Um bizzu que guardei é que a camada inferior não fornece nada dando saltos e sim para a camada imediatamente superior, da camada física para a de aplicação seria um salto muito grande sem passar pelas demais camadas.
-
O MAC é o "nome" dado para designar parte da camada de ENLACE.
-
GABARITO ERRADO
Rede: endereçamento lógico e roteamento cabem à camada de rede fornecer os endereços para os dados e escolher o melhor caminho entre o transmissor e o receptor
Portanto o endereçamento compete a camada de rede.
-
Data venia, não sou fã dos comentários do professor Claudio Silva.
-
Sendo um pouco mais tecnicista, a camada de enlace como um todo é a camada que tem por objetivo definir endereçamento para a camada de rede, que está imediatamente acima dela, no modelo OSI. Dizer que a camada MAC é responsável por definir endereçamento para a camada de aplicação, que está bem mais acima, está errado.
Item errado.
-
Gabarito: Errado
Definir os processos de acesso ao meio físico e fornecer endereçamento para a camada de enlace são funções do controle de acesso ao meio físico (MAC)
Controle de acesso ao meio físico (MAC): é uma subcamada da camada Enlace
Funções da subcamada MAC: definir os processos de acesso ao meio físico e fornecer endereçamento da camada Enlace
(OBS: acho que o sentido que a banca quis transmitir com o "para a camada" não é o sentido de destino, mas um sentido tipo "eu trabalho para a empresa x")
-
ERRADO
Endereço MAC (Controle de Acesso de Mídia): é um endereço físico e único associado a interfaces de comunicação utilizadas em dispositivos de rede. Não é protocolo.
-
MAC (Media Access Control) é uma subcamada da camada de enlace que é
responsável com o endereçamento físico e com a conectividade ponto-a-ponto.
Definir acesso ao meio físico é responsabilidade dessa camada, mas fornecer
endereçamento para a camada de aplicação não.
-
Gabarito: Errado.
• Camadas do modelo OSI:
Aplicação
Apresentação
Sessão
Transporte
Rede
Enlace (MAC)
Física
• Toda camada do modelo OSI vai ter como um de seus principais objetivos fornecer uma interface clara para a camada imediatamente acima.
• O controle de acesso ao meio físico (MAC) fornece endereçamento para a camada de rede, e não de aplicação.
-
Boa noite monstros, a Camada de Enlace(OSI/ISO) possui 2 Subcamadas:
A camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC - Media Access Control) - que trata da identificação física da utilização do canal e fornecer endereçamento da camada Enlace
e
A camada Controle de enlace lógico ( LLC) que especifica os mecanismos para endereçamento de estações conectados ao meio e para controlar a troca de dados entre utilizadores da rede POR MEIO DE MULTIPLEXAÇÃO E CONTROLE DE FLUXO.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Dattebayo!
-
O MAC é um identificador único do cartão da placa de rede de qualquer hardware conectado à rede. É o protocolo que controla o acesso à camada física (1) da rede, o MAC está contido na camada de enlace (2), provendo assim o endereçamento físico da rede.
No estudo de camadas de redes pode-se dizer que as camadas elas devem prover uma interface clara e objetiva para as camadas imediatamente acima. Podemos afirmar que o MAC que está na camada de enlace pode ter uma determinada comunicação com a camada física? Sim, até que pode até pelo fato que o MAC é um endereçamento físico, ou seja, quando você acessa um endereço MAC você não está acessando um sistema que faz o endereçamento lógico pra aquela conexão ocorra, mas sim você acessa diretamente o hardware; porém falar que o MAC oferece endereçamento para a camada de aplicação, que seria a (7), torna a questão completamente incorreta. O Mac oferece endereçamento física imediatamente a sua camada superior, camada de rede, que é a camada que faz o endereçamento lógico para a camada superior que é a camada de transporte.
-
Acesso ao meio físico: crachás, catracas, biometria...
-
Camada de Enlace(OSI/ISO) possui 2 Subcamadas:
A camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC - Media Access Control) - que trata da identificação física da utilização do canal e fornecer endereçamento da camada Enlace
e
A camada Controle de enlace lógico ( LLC) que especifica os mecanismos para endereçamento de estações conectados ao meio e para controlar a troca de dados entre utilizadores da rede POR MEIO DE MULTIPLEXAÇÃO E CONTROLE DE FLUXO.
-
cara é questão de tempo e repetição, é muito protocolo, muita porta para decorar, aguenta firme, ta quase chegando a hora
.
2000 mil depois
-
ERRADO
O Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação, que conecta um dispositivo à rede. O MAC é um endereço “único”, não havendo duas portas com a mesma numeração, é usado para controle de acesso em redes de computadores. Sua identificação é gravada em hardware, isto é, na memória ROM da placa de rede de equipamentos como desktops, notebooks, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede.
-
Questão Errada.
A função de controle ao meio físico (MAC) trabalha com a aplicação de regras de segurança em uma rede. Logo, o item não se encontra correto, já que ele fala de endereçamento para a camada de aplicação.
-
Errado.
O responsável pelas funções de controle de acesso ao meio e controle dos endereços físicos é a camada de ACESSO À REDE da arquitetura TCP/IP. Então a questão fez uma bagunça nos conceitos em relação à essa camada.
Fonte: Prof. André Castro - estratégia
-
Logo então a questão está se referindo o acesso à rede, e não ao físico.
O Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação, que conecta um dispositivo à rede.
-
Prezados,
No modelo OSI, a camada de enlace é formada por 2 subcamadas, o controle de acesso físico (MAC) e controle de enlace lógico (LLC). Definir os processos de acesso ao meio físico é uma função sim do controle de acesso ao meio físico (MAC), entretanto fornecer endereçamento para a camada de aplicação não é responsabilidade da MAC.
Percebam que a questão não esta tratando do endereço MAC, e sim da subcamada MAC.
Portanto a questão está errada.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
A camada de aplicação tá lá em cima no modelo OSI. Nada a ver com Mac que é subcamada da camada de Enlace.
-
A camada de enlace tem 2 subcamadas
- MAC: controle de acesso ao meio
- LLC: responsável pela correção de erros, endereçamento, sincronização de pacotes e controle de congestionamento
Dessa forma, quem promove o endereçamento será o LLC, e não o MAC.
Qualquer erro, desculpem-me!
-
MAC - ENLACE. Não aplicação como a questão coloca.
-
Direto ao ponto!
...são funções do controle de acesso... camada de Rede + TCP/IP e não física + MAC!
Prof. Rani Projeto 70 Pontos
GABARITO: ERRADO)
-
Definir os processos de acesso ao meio físico e fornecer endereçamento para a camada de ENLACE são funções do controle de acesso ao meio físico (MAC).
Prof. Renato da Costa:.
-
Errado. É fornecido para a camada de Enlace. Ademais, esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. É responsável por controlar o fluxo (recepção, delimitação e transmissão de quadros) e também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.
-
Gabarito: ERRADO
Apesar de ser uma QUESTÃO MUITO DÍFICIL para quem não é da área, basta saber 2 informações:
1) CAMADAS NO MODELO OSI:
FÍSICA >>> ENLACE >>> REDE >>> TRANSPORTE >>> SESSÃO >>> APRESENTAÇÃO >>> APLICAÇÃO
2) MAC: Controle de acesso ao meio físico.
Questão:
Definir os processos de acesso ao meio físico (certo) e fornecer endereçamento para a camada de aplicação (errado) são funções do controle de acesso ao meio físico (MAC).
RESOLUÇÃO:
Como podemos ver no modelo OSI, o MAC fornece endereçamento para a camada de ENLACE.
-
Ja errei essa caceta umas 30x, leu correndo se fod3u. NAO É NA CAMADA DE APLICAÇÃO, controle de acesso ao meio físico é na camada de ENLACE.
Pensa na sequencia do modelo OSI, a camada de aplicação tá la no topo, a de enlace é a segunda, na base, a camada de enlace dá suporte a camada de rede que tá acima dela e NAO A DE APLICAÇÃO.
-
Fornece endereço para a camada de enlace.
-
GAB:E
errando y errando.
Outra questão semelhante, Vejamos:
(CESPE/2016-TRT) A camada de sessão define o controle do acesso ao meio de transmissão de dados. ERRADO
- Controle de acesso ao meio= MAC e está na camada de enlace
- Lembrando que a camada de enlace é dividida entre LLC (SUPERIOR) e MAC (INFERIOR)
Mais:
(CESPE) Uma das funções da camada de enlace é prover um canal livre de erros para a camada de rede CERTA
-
Gabarito: errado
Camada de enlace:
SUBCAMADA MAC determina como o canal é alocado, isto é, quem terá a oportunidade de transmitir a seguir.
- Faz o controle de acesso ao meio
- Endereça, constrói o quadro e detecta erros.
SUBCAMADA LLC tem o trabalho de ocultar as diferenças entre as diversas variações do 802 e torná-las indistinguíveis no que se refere a camada de rede.
- Faz o controle de enlace lógico
- Faz o controle de erro, de fluxo e compatibiliza a camada MAC com a camada de rede.