-
CERTO
Insta salientar que a tabela de temporalidade faz parte da Destinação de documentos (última fase da gestão documental)
VEJAM OUTRA PARA AJUDAR:
Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: TRE-ES Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa
A tabela de temporalidade estabelece os prazos de guarda dos documentos nos arquivos corrente e intermediário e a destinação final desses documentos, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. (C)
bons estudos !!!!
-
CORRETO
"envolve profissionais de várias áreas"
A tabela de temporalidade deverá contemplar as atividades meio e atividades-fim de cada órgão público. Desta forma, caberá aos mesmos definir a temporalidade e destinação dos documentos relativos às suas atividades específicas, complementando a tabela básica. Posteriormente, esta deverá ser encaminhada à instituição arquivística pública para aprovação e divulgação, por meio de ato legal que lhe confira legitimidade.
-
Pessoal, coloquem as fontes/bibliografias nos comentários, acho que ajuda! :)
-
Caberia recurso.
A AVALIAÇÃO é um trabalho multidisciplinar, pois envolve profissionais de várias áreas para definir os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, que pode ser a eliminação ou guarda permanente.
Segundo o Dicionario de Terminologia Arquivística: A tabela de temporalidade é um instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, transferência recolhimento, recolhimento descarte ou eliminação de documentos.
Desta forma, o Gabrito é ERRADO.
-
A tabela de temporalidade é o instrumento resultante da avaliação dos documentos, e determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final. É o mapa do arquivista, o qual orientará o correto tratamento a ser dado a cada um dos documentos que tramita pela instituição e que chegam ao arquivo.
Fonte - Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: ANVISA
A aplicação da tabela de temporalidade resulta na definição do destino final dos documentos de arquivo, que pode ser a guarda corrente ou intermediária. ( ERRADO) – CORRETO seria → guarda permanente ou eliminação.
Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: CNPQ - A destinação final dos documentos de arquivo em uma tabela de temporalidade pode ser a sua eliminação ou guarda permanente. ( CERTO)
Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: STM - A destinação final dos documentos indicada na tabela de temporalidade consiste na eliminação ou na guarda permanente.( CERTO)
-
Gab: Certo
Cada órgão e entidade da Adm púb Federal deve ter uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) - é uma comissão multidisciplinar, constituída de respresentantes de várias áreas da instituição.
Fonte: meus resumos com base no material do Estratégia
-
Questão linda! Já estou vendo ela na prova do MPU. Hehe
-
De novo fui na análise linguística e errei. Uma tabela é uma espécie de planilha ou guia e não pode-se chamar um guia de trabalho. Maaas... na arquivologia, dizer que vai usar a tabela é a mesma coisa que trabalhar com base nela. K-fundiu!
-
Pensava que era só o arquivista... bom saber. Salvo aqui no meu resumor word.
-
A tabela de temporalidade é um trabalho desenvolvido pela equipe da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPAD). Esse trabalho consiste em analisar os documentos e identificar por quanto tempo eles devem ficar em cada fase do ciclo documental, além de definir se os documentos vão ser eliminados ou guardados permanentemente.
A interdisciplinaridade é importante, pois os documentos envolvem conteúdos específicos de áreas específicas. Então, quanto mais variada for a composição da CPAD, levando em consideração as características da instituição, melhor.
Gabarito do Professor: certo
-
Resolução: sim, a produção da tabela de temporalidade é um trabalho multidisciplinar, pois envolve o conhecimento de todos os documentos da instituição. O resto a gente já sabe: os prazos de guarda serão definidos e a destinação final também, que pode ser a eliminação ou guarda permanente.
Resposta: certa
-
GABARITO: CERTO
A tabela de temporalidade é um trabalho desenvolvido pela equipe da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPAD). Esse trabalho consiste em analisar os documentos e identificar por quanto tempo eles devem ficar em cada fase do ciclo documental, além de definir se os documentos vão ser eliminados ou guardados permanentemente.
A interdisciplinaridade é importante, pois os documentos envolvem conteúdos específicos de áreas específicas. Então, quanto mais variada for a composição da CPAD, levando em consideração as características da instituição, melhor.
FONTE: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia
-
"A tabela de temporalidade é o instrumento resultante da etapa de avaliação que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, bem como sua destinação final."
Fonte: BARBOSA E MALVERDES, 2013.
A avaliação, que é a análise dos documentos, momento em que se define os prazos de guarda do documento e sua destinação final (eliminação ou guarda permanente) resulta na criação da tabela de temporalidade da instituição, que colocará em prática o que foi definido no processo de avaliação.
OUTRAS QUESTÕES CESPE SOBRE O TEMA:
Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: CESPE - 2018 - MPU - A tabela de temporalidade é o resultado prático do processo de avaliação dos documentos de arquivo. CERTO
Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: CESPE - 2010 - MPU - O processo de avaliação de um documento tem como resultado a elaboração da tabela de temporalidade do documento. CERTO
-
Cada órgão e entidade da Administração Pública Federal deve ter uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) - é uma comissão multidisciplinar, constituída de reapresentantes de várias áreas da instituição.
Gabarito: Certo
-
CORRETO
- A tabela de temporalidade é o instrumento que controla o ciclo de vida dos documentos.
- É criada por uma comissão multidisciplinar, chamada de Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e será aprovada por uma autoridade competente do órgão para ser aplicada na instituição.
- Os prazos de guarda e a destinação final dos documentos deverá ser controlado por meio desta tabela
Fonte: Prof Elvis Miranda - Gran