SóProvas


ID
2799496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca da seguinte proposição:

P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.

A proposição P é logicamente equivalente à proposição: “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

Alternativas
Comentários
  • p=A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial

    q=o candidato aprovado será nomeado

    P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.

    p v ¬q

    A equivalência desta proposição seria: ¬p-->¬q (Nega a 1ª, troca o OU por SE...ENTÃO e mantém a segunda).

    “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que (se não) a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

    ¬p-->¬q

    Gabarito CERTO

     

     

     

  • “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.

    P = A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial

    Q = o candidato aprovado não será nomeado

    = P V Q  

    Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”

      ~(P -> ~Q) = P ^ Q

     P ^ Q = P V Q

    Desculpa se não consegui explicar melhor.

     

     

  • Não seria uma bicondicional (SE E SOMENTE SE)?

     

  • Futuro APF, nada a ver com bicondicional. Na verdade, é um se então bem forçado pela banca.

  • Que mistura a banca fez hein! A fim que o candidato erre.

  • O segredo está nas frases: " a não ser que" e "não é verdade". 

    Ex.: Vou a praia a não ser que chova (VP a não ser que C) equivale a : SE não chover ENTÃO vou a praia ( ~C ---> VP). Perceba que "chver" veio para frente NEGADO. O mesmo vai acontecer com nossa questão.

    P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.

    p:  “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial";

    q: "o candidato aprovado não será nomeado”.

                              P:  p v ~q  equivale a ~p ---> ~q ( nega o primeiro, troca "v" por "-->" e mantém segundo)

    A proposição P é logicamente equivalente à proposição: “Não é verdade (~) que o candidato aprovado será nomeado ( q ), a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial (p)”. Ficando: ~q, a não ser que (p) . Considerando a regra explicada acima temos: p2:  ~p --> ~q ( "p" vem para frente NEGADO);

    P equivale a p2

    GAbarito: CERTO

     

  • Na boa aos nobres colegas, mas as explicações de vcs não me ajudaram muito....vamos marcar ae para algum professor explicar essa questão melhor.


    Força e honra!

  • "a não ser que" é exatamente o conectivo "ou" (v) dito de outra maneira. O que o examinador fez foi trocar as proposições de lugar (passou a segunda para o lugar da primeira, e a primeira para o lugar da segunda) e usou o termo "a não ser que" em vez de "ou", desta forma:

    P: a v b, na qual:

    a: A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial

    b: o candidato aprovado não será nomeado; que é igual a dizer: Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado.

    Então o examinador pegou a v b e inverteu colocando b v a. Na tabela verdade a v b é lógicamente equivalente a b v a. Lei comutativa.

  • Simplificando:

    p = a nomeação ocorre para área essencial
    q = o candidato será nomeado

    P = p V ~ q
     

    “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.  = Se não for pra repor em área essencial --> então o candidato não será nomeado ou seja , ~p--->~q

    p v ~ q
    V
    V
    F
    V

    ~p--->~q
    V
    V
    F

    V

     

  • sinceramente, a conjunção "a não ser que" não é pra mim uma forma de negar primeira parte"A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial", por isso marquei errado, pois no comando da questão não estava visível que ela estava negada.

  • Também resolvi assim Wagner Sigales, tive esse mesmo raciocínio. bem mais simples. sem tanta firula 

  • Como bem explicitou o coleta Edivalson, o grande segredo está em colocar a frase na ordem direta e decifrar os conectivos, nos quais o NÃO É VERDADE vem a ser o conectivo NEGAÇÃO (~) e o A NÃO SER nada mais é que uma condicional com o termo ligado a ela negado, isto é, com primeiro termo da condição, só que negado (~p ->).

    Além disso, a própria frase do enunciado está disposta na ordem inversa, em que o Q foi para o início da proposição, e o P, para o final. E ambos, NEGADOS.


    Transcrevendo a frase “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial” para a ordem correta, teremos: "Se a nomeação do novo servidor NÃO ocorre para a reposição de vacância em área essencial (~p), então (->) o candidato aprovado NÃO será nomeado (~q)"


    Chegamos ao ~p --> ~q, agora vamos achar as proposições equivalentes. São duas, a saber:


    ~(~q) --> ~(~p) => q --> p


    ~(~p) ou (~q) => p ou ~q


    Como sabemos que o P do enunciado (“A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.) nada mais é que p ou ~q, então a resposta da questão está CERTA!







  • Dica de equivalência:

    Equivalência da disjunção (v): Se negar uma, então copia a outra.

    Ele negou a primeira, copiou a segunda que já estava negada e inverteu a ordem.

    Só isso... nada além disso!

  • Errei... Pra mim as duas proposições são a mesma coisa só inverteram a posição delas...mas o que não achei até agora foi o conectivo da segunda proposição (a que deveria ser equivalente)

  • Essa questão parece estar usando a operação ou exclusivo, que torna o resultado falso quando ambos os membros são verdadeiros.

    Pelo contexto, a proposição “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado” implica que só um dos membros pode ser verdade. (Como a nomeação vai ocorrer e não será nomeado, ao mesmo tempo?)

    Da mesma forma, uma proposição do tipo "A é verdade, exceto se B é verdade" é claramente falsa se ambos A e B forem verdade, então não pode ser equivalente a ¬B -> A, que já seria verdadeira só por A ser verdadeiro.


    Se considerarmos as proposições seguintes:

    A: "A nomeação ocorre."

    B: "O candidato será nomeado."


    O enunciado tem a forma A ou-exclusivo ¬B,

    e a pergunta tem a forma ¬B ou-exclusivo A.


    E vendo assim é óbvio que são equivalentes.

  • Veja a resposta de Wagner Sigales que é simples assim.

  • Respondi utilizando a ideia de condição suficiente e necessária.

  • Colegas,

    Desculpem mas não consegui enxergar a contrapositiva. O conector "ou" é expresso no comando da assertiva. "Forçar a barra" para chegar no gabarito "c" não é o caminho...

    Ajudem a indicar para comentário, por favor.

  • P: A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial

    ou (v)

    Q: o candidato aprovado não será nomeado

     

    PvQ é logicamente equivalente a: ~P --> Q (Regra do NEY-MAR: NEGA a primeira e MANTÉM a segunda).

     

    Só que o examinador, malandramente, inverteu a ordem da frase. Algo como: Q...~P-->


    Então, vamos colocá-la na ordem direta para clarear nossas mentes (~P --> Q):

     

    A não ser que (-->) a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial (~P), não é verdade que o candidato aprovado será nomeado (Q).

     

    Agora reparem que “a não ser que” representa uma condicional: se “não (-->), ou seja, é uma condicional que está negando o termo P.

     

    Portanto:

     

    ~P: A não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial = Se a nomeação do novo servidor não ocorrer para reposição de vacância em área essencial


    É o contrário de P, reparem: P = A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial (Se não ocorrer é o contrário de ocorrer).


    P (ocorre)

    ~P (não ocorre)

     

    Q: Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado = O candidato aprovado não será nomeado.

     

    Conclusão:

    a) Começou assim: PvQ

    b) E o examinador depois entregou isso: ~P --> Q. Só que, lendo a frase na ordem que ele dispôs, o ~P estava depois do Q (estava mais ou menos assim: Q...~P -->).


    Ora, isso não existe; então, era só colocar na ordem certa: ~P --> Q.

     

    GABARITO: CERTO.

  • Uma dica: Questões embaraçosas e aparentemente bastante complicadas como esta, se por acaso quiseres chutar no dia da prova, chute como certa, 95% das questões deste tipo tem certo como gabarito.

    As vezes a experiência também ajuda a resolver questões sem se quer saber do assunto. Só fazer o teste aí, grande parte delas tem este gabarito srrss

    Onde que na hora da prova vai passar na minha cabeça que "a não ser que" é equivalente ao "ou"...

  • Alguém poderia demonstrar algum exemplo, em Língua Portuguesa, em que poderíamos substituir "A não ser que" por "Ou"? Porque até onde sei, "A não ser que" é uma oração subordinada condicional, é só observar o que falamos no dia-a-dia.

  • As outras questões que usaram o mesmo enunciado, a gente até pode montar as fórmulas para analisar. Mas essa questão, colocada do jeito que foi, pede mais interpretação do que formulação na minha opinião.

  • Esse "não é verdade que" seguido de "a não ser que" quebrou minhas pernas.

  • Comutatividade: Significa que as proposições podem estar ser apresentar de maneira diferente mas representarão o mesmo resultado - ex.: (p ou ~q) = (~q ou p) .

    - A comutatividade esta presente nas:

    a) Conjunções

    b) Disjunções

    c) Bicondicionais

    d) Disjunção exclusiva

    f) NÃO ESTANDO PRESENTE NA CONDICIONAL (POIS A INVERSÃO DE VALORES REPRESENTARÁ MODIFICAÇÃO NO RESULTADO)


    P: A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial

    Q: ou o candidato aprovado não será nomeado

    = P OU ~Q

    Q~ : Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado. (Não é verdade que = NEGA O QUE VEM APÓS)

    OU : a não ser que

    P: a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”

    = ~Q OU P


    Ou seja, essa ordem não fará diferença: (P OU ~Q) = (~Q OU P)


    Aprendi via: Prof. Ivan Chagas

  • Gabarito Certo.


    Considerando o "A não ser que" como "Se não", e o "não é verdade que" como "não", e invertendo a ordem das proposições, chega-se a uma equivalência lógica.

  • “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

    “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado" é o mesmo que "Candidato aprovado não será nomeado".

    Logo, temos agora:

    "Candidato aprovado não será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

    Pense agora na seguinte proposição: "Não vou à praia, a não ser que faça sol". Isso é o mesmo que dizer: "Se não fizer sol então não vou à praia".

    "Candidato aprovado não será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial” .

    É o mesmo que dizer:

    "Se a nomeação do novo servidor público não ocorrer para reposição de vacância em área essencial então candidato aprovado não será nomeado".

    P: Nomeação do novo servidor público não ocorrer para reposição de vacância em área essencial

    Q: candidato aprovado não será nomeado

    P -> Q é equivalente a ~P ou Q

    Logo, equivalentemente teremos:

    "Nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial ou candidato aprovado não será nomeado".

    GABARITO: CERTO

  • P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”. 

    p V q = q V p

    ''Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

    = Se for nomeado (condição suficiente), então será para reposição de vacância (condição necessária).

    -q ENTÃO p

    Ou seja, ''q V p'' (disjunção inclusiva é cambiável) é equivalente à proposição ''-q ENTÃO p''.

  • Creio que a maioria da galera errou a questão por não entender o seguinte trecho:

     

    ((((((  A NÃO SER QUE = OU "V"))))))

  • Este '' a não ser que'' me derrubo

  • Gab: certo!! "A não ser que" está com sentido de disjunção o famoso '' ou" (V). Pv~Q é equivalente a ~QvP só fez inverter! Para o ou não há prejuízo se inverter!! Vlw filhotes!!
  • Gente, a meu ver a expressão "a não ser que" equivale a "se e somente se". Cuidado!

    Eu testei na TV e, coincidência ou não, as tabelas bateram.

  • Tentei fazer por isso, não sei se vão conseguir entender. Se não conseguirem chamem aqui ;)

    http://sketchtoy.com/68906804

    >>Informações (VEJA O LINK ANTES para entender o que coloquei aqui embaixo)

    Chamei de "A" essa parte: A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial

    de "~B" essa parte: o candidato aprovado não será nomeado.

    Ficando: (Av~B)

    O pedido da questão foi: "Não é verdade que..." isso quer dizer que é para NEGAR TUDO que vier após essa parte, que fica ~(B ^ ~A), ou seja, a proposição (Av~B) é logicamente equivalente a ~(B ^ ~A)

    OBS: Espero ter ajudado

    GAB: CERTO

  • A NÃO SER QUE SIGNIFICA OU

  • Peço a todos que solicitem o comentário do professor visto que não está clara a resposta. Até o momento, os comentários que tentaram explicar o gabarito consideraram o trecho da proposição ..." a não ser que..." como conectivo V (e). Não encontrei isso em nenhuma bibliografia...

  • Questao picaaaaa *---*

  • Estudante Solidário, se não for para fazer comentários sobre a questão, e melhor não escrever nada.

  • CONDICIONAIS (indicam condição): se, caso. Também as locuções: contanto que, desde que, dado que, a menos que,a não ser que, exceto se..

  • Galera,

    ''A não ser que'' é uma conjunção condicional. Não tem o mesmo valor lógico que ''ou''. Veja isso em qualquer gramática/ livro respeitável de português (Olhei na ''Gramática para Concursos,Pestana'')

    A grande questão é que ela (A não ser que) carrega um valor lógico negativo. Logo, o único comentário correto aí é o da Thati Lira.

    OBS.: Consultem a gramática e vejam as conjunções subordinativas condicionais, para não errar mais. Pelo amor de Deus !

    Essa parte da lógica anda de mãos dadas com português !

  • Se levarmos em conta somente as ideias a questão tá certa.... Mas na tabela verdade não.....

    ("A não ser que" é igual a "ou"?????)

  • A QUESTAO QUERIA MEDIR O CONHECIMENTO DE EQUIVALENCIAS LOGICAS E NA ASSERTIVA ELA COBRA O CONHECIMENTO DE UMA DAS REGRAS DE EQUIVALENCIAS DO (...OU...) .

  • CORRETA

    A proposição apenas inverte ordem

    A não ser que = OU

    Não é verdade que -> Nega o restante da sentença.

    o candidato aprovado não será nomeado = Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado.

    Disjunção é comutativa:

    p V~ q = ~q V p

    OBS: Essa ordem não faz diferença em Conjunção e em Disjunção

  • P v ~Q  = ~Q v P

  • P: A nomeação [...] em área essencial.

    Q: ou o candidato aprovado NÃO será nomeado.

    Simbolizando: P v ~Q

    -----------------------------------------------------------------------

    Quando diz: “não é verdade que”, tá negando o que vem na frente. 

    “a não ser que” é a mesma coisa que “ou”.

    Logo, a questão está certa, pois a DISJUNÇÃO é COMUTATIVA, ou seja, P v ~Q = ~Q v P

    -----------------------------------------------------------------------

    O comando da questão é (P v ~Q).

    A equivalência é (~Q v P). Portanto são equivalentes pela regra da comutação (escritas na ordem diferente).

    OBS: a Conjunção tbm é comutativa, logo tanto a conjunção (^) como a disjunção (v) pode inverter a ordem.

  • Marquem para comentário por gentileza

  • Por que esse prof ivan não comenta logo a questão ? E para de fazer propaganda para o canal dele .. que SACO!!!!

  • Reuber Silva

    Tem respostas que é melhor em vídeo, por isso o Prof. Ivan deixa postado o link aqui.

    Além disso os comentários dele é melhor que de alguns professores do QC.

    Gostaria que ele postasse mais vídeos, pois me ajudam muito.

  • abreviando tudo:

    Annsporváe ou ca não n

    equivale a

    ca não n ou Annsporváe

    (obs: se n é verdade que será , ele NAaaaO será nomeado)

     

    (obs: a não ser que = OU )

  • O que me pegou foi o termo ''a não ser que''.Pensei que esse termo não é sinônimo de 'ou'' nesta questão.

    Enfim, melhor aprender agora que em provas.

  • Ele simplesmente disse a mesma coisa, só que de trás pra frente..

  • No caso aqui ele inverteu. Prestem muita atenção nessa sacada da banca.

    Eu resolvi assim. Invertendo o OU para o SE ENTÃO:

    Se a nomeação para o novo servidor púbico não ocorre para a reposição de vacância em area essencial, então o candidato aprovado não será nomeado.

    Se o candidato aprovado ser nomeado então a nomeação do novo servidor público ocorre para a reposição de vacância em area essencial

  • Pessoal insiste em comparar RLM com gramática. kkkkk

  • A pegadinha foi saber que esse " a não ser que " era o OU ,por que de resto ele só inverteu.

  • a não ser que é equivalente a OU

    p v ~q é a mesma coisa que ~q v p

    Resposta Certa

  • P= A v ~B equivale ~B v A

  • Parem de dar ibope pra esse chiliquento do Reuber, deve ser um guampa.

  • Só matrix explica

  • Bizu anotado.
  • Pra quem está perguntando, o prof Ivan Chagas comentou a questão dia 09 de dezembro de 2018.
  • Caraca que questão desafiadora!!

  • p v ~ q = ~Q V P

    ELE SÓ INVERTEU

    (A NÃO SER QUE) É A MESMA COISA QUE OU

  • .......... se não chover eu vou

    a não ser que chova eu vou

  • Ø PRINCIPAIS EQUIVALÊNCIAS LÓGICAS:

    ·        P -> Q == ~Q -> ~P (TCR)

    ·        P -> Q == ~P V Q (NEOUMA)

    ·        P V Q == ~P -> Q

    ·        P <-> Q == ~P <-> ~Q

    ·        OBS: As posições das proposições com os conectivos E, OU, OU...OU, SE...E SOMENTE SE podem ser trocadas sem alteração;

  • Sejam:

    A: A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial

    B: candidato aprovado será nomeado

    A v ~B

    Como a questão pede a equivalência, temos:

    A v B é equivalente a ~A-->~B

    Observe que a sentença “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

    Note que o candidato aprovado ser ou não nomeado é uma consequência de vacância. Como se trata de uma consequência, temos então uma condicional.

    Profª Lorrayne Pablyne

  • Em que mundo "A não ser que" se equivale a "ou"? De qualquer forma vou anotar esse absurdo

  • https://youtu.be/6MQs_zln-UI
  • Gostaria de saber a bibliografia que diz que a expressão "a não se que" é igual a OU. Caso encontrem, podem me mandar uma msg no privado.

    Faz muito mais sentido a resposta do colega edivalson oliveira.

    Veja a questão Q47425 cuja ideia é a mesma, e nela não dá para resolver com "esse macete" de que OU equivale a "a não ser que".

  • Não encontrei resposta!

  • A expressão "a não ser que" remete uma condicional (-->)

    NÃO Q, a NÃO ser que P = Se NÃO P, então NÃO Q

    Exemplo: Q José NÃO ficará rico, P a NÃO ser que trabalhe duro = P Se José NÃO trabalhar duro, Q então José NÃO ficará rico.

    A QUESTÃO AFIRMA:

    Q "Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado ( O CANDIDATO APROVADO NÃO SERÁ NOMEADO), P a NÃO ser que a nomeação do novo servidor público ocorra... ”

    CONFORME A QUESTÃO, PODE-SE DIZER QUE: P Se a nomeação NÃO ocorrer, Q então o candidato aprovado NÃO SERÁ NOMEADO

    A condicional pode apresentar duas equivalências:

    1ª: P--> Q = ~Q --> ~P

    2ª: P-->Q = ~P v Q

    Usando a 2ª equivalência, pode-se afirmar que: A nomeação ocorre OU o candidato aprovado NÃO será nomeado.

    ASSERTIVA: CERTA

  • A explicação do professor do QConcursos, Tiago Nunes, não diz nada com nada.

    A expressão "A NÃO SER QUE" NÃO equivale ao conectivo OU, como ele afirmou. A referida expressão remete a uma CONDICIONAL.

    Segue link com explicação detalhada do Prof. Sérgio Carvalho (olaamigos@gmail.com).

  • RESUMINDO O QUE O PROFESSOR FALOU:

    QUALQUER CONECTIVO É COMUTATIVO, SALVO O SE ENTAO.

    E, OU, SE E SOMENTE SE, OU OU são comutativos, ou seja.

    P ^ Q = Q ^ P

    P v Q = Q v P

    P <-> Q = Q <-> P

    Ou P ou Q = Ou Q ou P

  • equivalência

    NÃO será nomeado, A NÃO SER QUE ocorra reposição em área essencial
    A NÃO SER QUE ocorra reposição em área essencial, NÃO será nomeado
    SE NÃO ocorre reposição em área essencial, ENTÃO NÃO será nomeado
    ocorre reposição em área essencial OU NÃO será nomeado
     

    Desculpe professor Thiago do qconcurso, mas tu cometes erros em diversas questões. Isso pode prejudicar nossos amigos concurseiros.

    "A não ser que' -> é uma condicional e não uma alternância('ou'), como explica no video indevidamente.

    Sou concurseiro antigo aposentado e aprendi muito em minhas 15 mil questões resolvidas. Humildade e dedicação. Momento para revermos nossos estudos e corrigirmos nossos erros. Nunca é tarde para pedir desculpas e reparar nossos erros.

     

  • conforme aula do Telles

    na verdade a questão não que equivalência e sim negação

    a CESPE deixa claro quando começa a frase dizendo: Não é verdade...

    Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

    como a frase não começa com SE, então não cabe o ENTÃO

    caberá o conectivo E

    negação E: nega as duas e troca por OU

  • Gabarito: Certo

    Muito bem explicado pelo prof. Guilherme Neves em:

    www.youtube.com/watch?v=uwgSfd3rKXA

    Abraço.

  • Aprendi do seguinte jeito na internet: site do olaamigos do prof. Sérgio Carvalho.

    A estrutura da questão resolve:

    Como há na primeira parte "Não é verdade que", teria que negar toda a proposição, porém como há a estrutura "a não ser que", impede que haja a negação da segunda parte, ficando apenas com a negação da primeira e repetindo a segunda parte:

    Não A, a não ser que B

    ~ A, a não ser que B

    A proposição P é logicamente equivalente à proposição: “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

    Continuando com a resolução, a estrutura apresentada(~ A, a não ser que B), tornar-se-á em uma condicional(~B --> ~A). Ficando: Se nega a segunda, ENTÃO, repete a primeira.

    (~ A, a não ser que B) <=> ~B --> ~A

    Veja:

    Exemplo 1) "José não ficará rico, a não ser que trabalhe duro" será o mesmo que "Se José NÃO trabalhar duro, então José NÃO ficará rico".

    Exemplo 2) "O concurseiro não passará no concurso, a não ser que estude bastante" será o mesmo que "Se NÃO estudar bastante, então o concurseiro NÃO passará no concurso".

    Transformando a proposição dada na questão ficará: ~A : o candidato aprovado NÃO será nomeado. A não ser que B: a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial.

    ~B --> ~A: Se a nomeação do novo servidor público NÃO ocorrer para reposição de vacância em área essencial, então o candidato NÃO será nomeado.

    Agora a questão quer que você use a regra de Equivalência Lógica, que transforma a CONDICIONAL em uma DISJUNÇÃO, qual seja:

    [Se P, então Q] é equivalente [~P ou Q] Logo, ficará: ~B --> ~A <=> B V ~A

    A nomeação do novo servidor ocorre para reposição de vacância em área essencial OU o candidato NÃO será nomeado

    Que bate igualzinho com o enunciado da questão.

  • A dificuldade aqui ocorre pois "a não ser que" = OU

    Eu n sabia dessa equivalência.

  • Nesse caso, ocorreu a equivalência do OU...OU ???

  • Do jeito que serve indo, serve vindo.

    Equivalência do -> pro OU: nega o primeiro OU mantém o segundo.

    Equivalência do OU pro ->: nega o primeiro -> mantém o segundo.

  • Gente, acho que é mais simples do que parece.

    A equivalência na disjunção e na conjunção é a simples inversão.

    A ou não B equivale a não B ou A

    A v ~B equivale ~B v A

  • OS 3 CASOS DE NEGAÇÃO CONDICIONAL;

    1°CASO: volta negando

    2°CASO; nega a 1° mantem a 2°

    3°CASO: fala a mesma coisa

  • o maior problema da questão foi o conectivo "ou" ser trocado pelo " a não ser que"

  • Pessoal, fiz uma explicação detalhada desse item. Vale a pena conferir!

    https://youtu.be/8r0dCUYYMTw

  • A equivalência do OU é só trocar de lugar.

  • SE SEGUIR A SEQUÊNCIA ABAIXO, ENTÃO IRÁS ENTENDER:

    Questão de Equivalência

    NÃO será nomeado, A NÃO SER QUE ocorra reposição em área essencial

    A NÃO SER QUE ocorra reposição em área essencial, NÃO será nomeado

    SE NÃO ocorre reposição em área essencial, ENTÃO NÃO será nomeado

    ocorre reposição em área essencial OU NÃO será nomeado

  • Do jeito que serve indo, serve vindo.

    Equivalência do -> pro OU: nega o primeiro OU mantém o segundo.

    Equivalência do OU pro ->: nega o primeiro -> mantém o segundo.

  • Certo ! Falou a mesma coisa de outra forma... o cespe pegando aqueles que decorou apenas aquelas duas formas de equivalência ...

  • Vou ter que atualizar os estudos. Até onde sei o que vier após "Não é verdade que" considera-se negação, portanto, negação de "ou" é "e". Já fiz questões em que se pede a negação de uma proposição composta e ela iniciava pela expressão "Não é verdade que".
  • A meu ver, vários comentários errados, inclusive o do professor. Explico:

    O conectivo OU tem duas equivalencias:

    1 - apenas inverter os lados, sem negar nada e manter o OU

    2 - mudar para o conectivo SE..., ENTÃO - negando a primeira + OU + manter a segunda

    P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”. = P v Q

    "Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”. (Aqui está invertida)

    A não ser que = Se não = ~P(uma condicional negada)

    Inverta pra ficar mais facil

    a NÃO ser que (SE) a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial, (ENTÃO) Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado = ~P -> Q

    A NÃO SE QUE, NUNCA SERÁ IGUAL A "OU"

  • Para começar, se nega os verbos principais, no caso da proposição P: era necessário negar os verbos : REPOSIÇÃO , SERÁ , ao colocar algumas palavras de negação na questão, a banca tenta enganar o candidato para que ele acredite que a proposição a ser comparada seria ~SN ^ ~N

  • No meu ponto de vista, a questão só faz sentido desta forma:

    Antes de fazer a equivalência, o examinador usou a propriedade comutativa de que dispõe o conectivo v, que permite que as proposições troquem de posição sem perder seu valor lógico. Depois, usou a a equivalência do neymar (nega o primeiro ou mantém o segundo) e jogou na condicional.

    A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado

    \/

    O candidato aprovado não será nomeado ou a nomeação do novo servidor público ocorrerá para a reposição de vacância em área essencial.

    \/

    Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial.

    O professor do QC puxou uma erva antes de comentar esta questão, só pode.

    Gabarito correto.

  • A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”. 

    Não é verdade que o candidato aprovado será nomeadoa não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”. esse termo em vermelho seria o OU, com isso sei A v B = B v A.

  • 1 - Vamos transcrever a analisar a proposição

    P: " A nomeação do novo servidor publico ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado".

    Ou seja, P v ~Q ******

    2 - Vamos transcrever e analisar a Proposição da questão

    P: "Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor publico ocorra para reposição de vacância em área essencial"

    (não ser que) ?????????

    3 - Vamos deixar mais fácil?

    A Proposição pode ser reescrita da seguinte forma:

    "a não ser que a nomeação do novo servidor publico ocorra para reposição de vacância em área essencial, então, não é verdade que o candidato aprovado será nomeado".

    Ou seja, ~P → ~Q

    4 - Equivalência lógica Disjunção

    "Ne y Mar" = Nega a primeira, mantém a segunda e o sinal fica parecido com y.

    P v ~Q *******

  • Só trocou as ordens.

    P v Q = Q v P

    A ordem dos fatores não altera os produtos. kkkkkkk

  • CERTO

    CUIDADO!

    "A não ser que" é equivalência do "se...então".

    É uma Conjunção condicional, assim como: se, caso, quando, contanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, etc...

    P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.

     “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

    Reescrevendo a frase:

    Se a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial, então não é verdade que o candidato aprovado será nomeado”.

    São equivalentes!

  • Como que o A NÃO SER QUE equivale a OU, sendo que a equivalência do OU é, somente, com o SE ENTÃO (CONDICIONAL)?

  • O conectivo OU pode mudar a ordem que não mudará o sentido.

    Essa banca do CÃO, manteve o sentido e só trocou a ordem modificando as palavras.

    Foi só uma questão de português!!!

    #aprimeiravagaeminha

  • Questão TOP.

    A persistência é uma habilidade incrível do ser humano, fiquei uns 20 min nessa questão para desvendar o raciocínio cheio de lógica e razão, mas deu certo, então vou tentar reproduzir, entretanto, para uma melhor didática, vou usar a simbologia aplicada diretamente no texto.

    P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial(RV), ou o candidato aprovado não será nomeado (~N)”.

    ficou assim: P = RV ou ~N

    A proposição P é logicamente equivalente à proposição:

    “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado( se não é verdade, é porque é mentira = ~N), a não ser que (está me impondo uma condição = -->) a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial (RV) ”.,

    ficou assim:~N --> RV

    blz, agora vem a parte da lógica após uma análise interpretativa do texto.

    ~N --> RV AQUI PESSOAL, ESTOU AFIRMANDO QUE O CAMARADA NÃO SERÁ NOMEADO A NÃO SER QUE OCORRA A REPOSIÇÃO DE VACÂNCIA, ISSO É O MESMO QUER DIZER QUE...

    SE NÃO OCORRER A REPOSIÇÃO DE VACÂNCIA, ENTÃO O CANDIDATO NÃO SERÁ NOMEADO = ~RV --> ~N (a primeira é condição necessária p/ segunda, então a primeira não ocorrendo a segunda também não ocorrerá), POR CONSEGUINTE, APLICANDO A REGRA DO NEYMAR (uma das regras da equivalência), VOCÊS VERÃO QUE VAI SER = O P PROPOSTO PELA QUESTÃO.

    Simples, mas muito criativo o pensamento do examinador, digno de uma prova da PF

  • A quantidade de comentários com resolução errada é inacreditável, inclusive o professor resolveu de maneira errada.

    "a não ser que" é claramente um CONDICIONAL

  • Cada um tem um método próprio, sigo o seguinte:

    1) a proposição P é uma disjunção exclusiva, torna-se verdadeira apenas umas das preposições for verdadeira (faça um teste considerando uma verdadeira a outra obrigatoriamente será falsa, para atender o sentido correto);

    2) a disjunção exclusiva equivale à NEGAÇAO DA BICONDICIONAL!!!!

    2) Teste da equivalência:

    Equivale à Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.????? Isso equivale a dizer que O CANDIDATO APROVADO NÃO SERÁ NOMEADO SE E SOMENTE SE A NOMEAÇÃO OCORRER PARA REPOSIÇAO DE VACANCIA EM AREA ESSENCIAL. Nota-se que mantém a mesma valoração da disjunção exclusiva (se a segunda proposição for correta, a primeira é falsa).

  • A equivalência para o conectivo "ou" na questão é pela propriedade comutativa, em que irá inverter a ordem das proposições mantendo o conectivo disjuntivo e a ideia central.

  • Simplesmente a regra da mera inversão.

    A ou B = B ou A

  • Essa resolvi pelo sentido do texto, as vezes estamos tão vidrados em fazer tabelas verdades, que não atentamos ao sentido real expresso no texto.

  • Cada dia é uma forma de resolver diferente, já estou de saco cheio. Pelas regras, não existe equivalência de OU para OU, ai agora pode???

    Mesma coisa acontece com o SE, ENTÂO... na teoria praticamente não tem conectivos que podem ser equivalentes a ele, tão pouco que existia equivalência da CONJUNÇÃO, DISJUNÇÃO EXCLUSIVA E DA BICONDICIONAL, porém, já fiz várias questões falando o contrário e já vi "uma duzia" de conectivos equivalentes ao SE, ENTÂO... Vai entender!!

  • Eu não entendo, há dias que tô com a cabeça boa para RLM, já outros dias só Deus na causa

    Ainda bem que hj eu tô nos dias bons

  • Acho que pode ir por esse caminho:

    AvB equivale BvA

    ele só trocou a ordem dos argumentos!

  • Boa tarde colegas, alguém sabe como assistir os vídeos do Professor Ivan Chagas, está falando que é privado, aqui de professor que consigo entender alguma coisa é o Domingos Cereja, e ele não comenta algumas questões obrigada.

  • , cara eu vou aos livros aos resumos e tudo foge disso que a cespe cobra.... tá osso....ai vai nas resoluções os professores em videos dizem que pode.... sacanagem. tem que delimitar isso ai.....

    JÁ VI QUE A MELHOR MANEIRA É PERDER TEMPO COM A TABELA VERDADE.... PRONTO.. ESSA É INFALÍVEL... TRABALHOSA MAS INFALÍVEL...

  • A regra do Neymar aplica-se aqui também, "Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial", porém, a condicional está invertida de posição na oração. Na ordem da condicional ficaria assim: "A não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial, então o candidato não será nomeado". Seguindo a regra do Neymar: "A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado".

  • Se entender que o termo "Não é verdade que" está negando toda a sentença à sua frente, a resposta seria outra.

    Ficaria assim: ~[~p -> q]

    Consequentemente [~p ^ ~q] não é equivalente à sentença proposta.

    Existe um mundo muito próximo em que a banca teria esse entendimento.

  • Cada hora um comentário mais sem nexo que o outro, nesse link tem a explicação do Professor Guilherme Neves, eu acho ele um excelente professor, ele chega mostrar um livro de algebra booleana pra fundamentar essa questão.

    https://www.youtube.com/watch?v=uwgSfd3rKXA

  • Primeiramente você tem que entender que a frase "Não é verdade que", está mandando você negar as duas proposições.

    Ficando assim: o candidato aprovado não será nomeado, se a nomeação do novo servidor público não ocorreu para reposição de vacância em área essencial

    colocando em ordem direta:

    se a nomeação do novo servidor público não ocorreu para reposição de vacância em área essencial, o candidato aprovado não será nomeado.

    Pode perceber que foi usado a regra do neymar: nega ou mantém!

  • A não ser que = OU ??? Esse professor não é ruim não. Ele é muito ruimmm !! pqp

  • Proposição A: A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial;

    Proposição ~B: o candidato aprovado não será nomeado

    Queremos a Equivalência de A v ~B

    A Estrutura "Não é verdade que B, a Não ser que A... Equivale a: Se ~A, Então ~B.

    Agora Basta fazermos a equivalência de "Se ~A, Então ~B" = A v ~B (Nega o primeiro (OU) Mantém o segundo).

  • p v ~q

    ~q v p

    Essa questão fez eu lembrar de português, questão de reescrita.

  • Questões de equivalência fazem sentido pra mim quando eu faço apenas lendo, quando vou para a regra, fico confundindo. tem dado certo.

  • Vale a mudança de ordem para qualquer conectivo, SALVO - SE ENTÃO.

    exemplificando:

    P ^ Q = Q ^ P

    P ou Q = Q ou P ...

  • Ignorem quem está falando que "a não ser que" equivale a "OU". ISSO ESTÁ ERRADO.

    Conforme explicado pelo prof. Guilherme Neves, "A não ser que" = condicional (->).

    https://www.youtube.com/watch?v=uwgSfd3rKXA

  • O "a não ser que" é o "se... então" já negado?????

  • Vamos chamar P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado” de A ou ~B

    Sua equivalência seria:

    Se ~A --> ~B

    De onde eu tirei isso?

    Ora, se a equivalência do Se A então B é ~A ou B, então a equivalência do OU é o caminho inverso: se nega a primeira e mantém a segunda.

    Superada essa fase, passemos para a próxima:

    Qual outra equivalência o Se A --> B tem? Se ~B --> ~A

    Então pegamos essa e aplicamos para a equivalência do OU. Assim:

    Se ~A --> ~B vira Se B --> A

    Observe que Se B --> A possui o mesmo sentido de “Não é verdade que B, a não ser que A.

    Questãozinha complicada!

    Moral da história: coloque no seu resumo que Não é verdade que A, a não ser que B é mais uma equivalência para Se A --> B

  • a questão seria bem mais fácil se tivesse um ou no começo de P.

    Não tendo o ou no início, a questão fica meio sem sentido, porque pode ser que a nomeação do novo servidor ocorra para reposição da vacância, mas ainda assim o servidor não seja nomeado

  • https://www.youtube.com/watch?v=uwgSfd3rKXA

  • raaaapaz! tinha decorado a resposta sem entender, hoje com mais disposição fui a fundo do tema.

  • No português, "a não ser que" tem o sentido de: exceto; salvo se...

    Não entendo como pode ser equivalente de "ou", já que esse conectivo é INCLUSIVO....

  • Duas proposições são lógicas equivalentes quando dizem a mesma coisa.
  • Esse "a não ser que" é que deu uma bagunçada

  • Desisto de tentar entender essa questão.

  • Isso que dá comprar cursinho de uma plataforma que não vou dizer o nome, cujo professor ensina que "Não vai cair as demais equivalências, apenas se concentre no 'Se...Então'... " Não vai cair uma pinoia... 52 aulas o curso tem e em nenhum momento fala da equivalência do A Não Ser Que.

    Gabriel Granejo precisa melhorar... rsrs

    GAB. Certo

  • Se então invertido, considere o "a não ser que" como o SE de suficiente e a primeira proposição como Então, a necessária.

  • QC fica aqui meu pedido: Por favor contratem o Prof. Ivan Chagas para comentar as questões! Ele está ajudando muito com os vídeos! 

    Todos nós iremos ganhar com isso!

    Obrigada!

  • O Thiago nunes deve ser dono do QC kkk não é possível, toda questão que ele comenta gera polemica, todo mundo fala mal, q o qc no faz nada

  • Questão muito interessante

  • QC fica aqui meu pedido: Por favor contratem o Prof. Ivan Chagas para comentar as questões! Ele está ajudando muito com os vídeos! 

    Todos nós iremos ganhar com isso!

  • A não ser que = Se não

  • Galera oq eu entendi:Esse Não é verdade no inicio da preposição Esta negando ela toda, por exemplo fica assim ~(q-->p) sendo assim da para entender que... na primeira que pede a equivalencia podemos observar um OU (Pv~Q) e uma das negações do Ou é o Se então, dessa forma ficou a formna contra positiva, oq torna CERTO

    espero que faça sentido pra vcs: Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.- Tiger Woods

  • galera deixem de doidice e de espalhar comentário errado, a não ser que não equivale a OU em lugar nenhum.

  • questão de escrivão, do mesmo ano, a qual utilizou a expressão "não é verdade que" para negar para negar TODA proposição. é bastante difícil estudar lógica e adivinhação, isso é uma palhaçada.

  • Primeiro precisamos reorganizar a frase "Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado (conclusão), a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial (condição)"

    A não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial (condição), então Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado (conclusão).

    Repare que o "a não ser que" equivale a um "Se não for isso..., então" (é um "se" com a negação da condição) e o "não é verdade" nega a outra proposição, logo:

    Se não ocorrer a nomeação do novo servidor público para reposição de vacância em área essencial, então o candidato não será nomeado.

    OU

    Se a nomeação do novo servidor público não ocorre para reposição de vacância em área essencial (~P), então o candidato não será nomeado(~Q).

    logo temos ~P -> ~Q

    No enunciado temos:

    A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial (P), ou o candidato aprovado não será nomeado (~Q)

    Logo temos P v ~Q

    Pelas regras,temos: P -> Q equivale a um ~P v Q (nega a primeira, usa o OU e repete a segunda)

    Logo ~P -> ~Q equivale a um P v ~Q

    Resposta: CERTA

  • Questão impossível.

  • O CESPE É MALUCO NAS QUESTÕES DA PF

  • https://www.youtube.com/watch?v=uwgSfd3rKXA

    Explicação do Guilherme Neves

  • "o candidato aprovado não será nomeado” = "não é verdade que o candidato aprovado será nomeado". São equivalentes. O exercício pediu uma equivalência p/ o conectivo OU. Como esse infeliz é comutativo, tanto faz sua posíção na proposição. a banca trouxe a assertativa pela forma menos manjada, ou seja apena inverteu e ainda reescreveu, ou seja, trocou o OU pelo a não ser. E p/ lascar de ver, em vez de apenas reescrtever a segunda parte, colocou uma equivalência usando esser "não é verdade que"....

    Vamos se lascar minmha gente, aqui é lugar q filho chora e mãe não vê.

  • A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.

    A proposição P é logicamente equivalente à proposição:

    Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

    A não ser que, desde que, pois, consequência(+2verbos) = frase invertida do Se, então

    Equivalência Se,Então = ou => NeyMar, Nega e Mantém

    Frase original:

    A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”

    NeyMar

    Se a nomeação do novo servidor público não ocorre para reposição de vacância em área essencia, então o candidato aprovado não será nomeado

    Proposta da afirmação:

    Não é verdade que( Se a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial, então o candidato aprovado será nomeado)

    = Se a nomeação do novo servidor público não ocorre para reposição de vacância em área essencia, então o candidato aprovado não será nomeado

    Correto

  • A não ser que = a OU? Não faz o menor sentido para mim.

    Para mim, o raciocínio do professor Ivan Chagas está correto.

    Segue link do vídeo dele explicando a questão: https://www.youtube.com/watch?v=J_JowhBb6uM

  • GABARITO: CERTO!

    A NÃO SER QUE = CONDICIONAL

    Ex:  "O concurseiro não passará no concurso, a não ser que estude bastante" será o mesmo que "Se NÃO estudar bastante, então o concurseiro não passará no concurso".

    Obs -> A NÃO SER QUE possui uma carga negativa (implícita). Portanto, quando invertemos devemos colocar a primeira parte (antecedente/precedente) como negativa.

    *NÃO É VERDADE QUE nesta questão apenas nega a primeira parte da proposição composta, tudo isso por causa do "A NÃO SER QUE" após a vírgula*

    Resolvendo a questão

    “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”

    1° parte:

    VAMOS NEGAR a primeira parte (NEGAR A PARTE DO NÃO É VERDADE QUE)... "O candidato NÃO será aprovado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial"

    2° parte:

    VAMOS INVERTER (A NÃO SER QUE TEM CARGA NEGATIVA!)... "Se a nomeação do novo servidor público NÃO ocorrer para a reposição de vacância em área essencial, então o candidato NÃO será aprovado"

    3° parte:

    VAMOS APLICAR AS REGRAS DA EQUIVALÊNCIA DO CONDICIONAL... "A nomeação do novo servidor público ocorre para a reposição de vacância em área essencial OU o candidato NÃO será aprovado.

    Fontes:

    https://olaamigos.com.br/artigo/a-criatividade-cespe-no-raciocinio-logico

    https://www.youtube.com/watch?v=uwgSfd3rKXA&ab_channel=Matem%C3%A1ticacomGuilhermeNeves

  • Gab.: Certo.

    Minha gente, melhor do que brigar com a banca é tratar essa interpretação atípica como um precedente. Não sabemos se pode tornar a cair, então façamos o que nos cabe. E lembrem-se de um detalhe a mais: a ideia geral expressa pelo conectivo é a coisa mais importante.

    Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”. Está fluindo... vem PF!

  • COMENTÁRIO DO RICHARD ANTUNES (FOI O ÚNICO QUE ENTENDI PERFEITAMENTE KKK):

    P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial"

    Q:.o candidato aprovado não será nomeado

    Neste caso a questão solicita que vc saiba equivalências lógicas , e , eu so consegui entender quando comecei a decorar quais são as respectivas equivalências .

    Neste caso a questão pode ser simbolizada por PVQ , procede ?A pergunta é : Qual a equivalência lógica de PVQ , ou seja , qual outra fórmula pode representar essa mesma formula e ter o mesmo resultado ?

    Pois bem : a equivalência lógica para PVQ pode ser representada por QVP, ou seja , so inverti elas e isso vc tem que decorar e trata-se da propriedade comutativa das proposições .

    Quando invertemos a proposição ficará assim: O candidado aprovado não será nomeado , que é o mesmo que dizer que não é verdade que o candidato aprovado não será nomeado OU a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

    Por isso Gabarito Correto .

  • A NAO SER = CONDICIONAL ??????

  • Olhem e curtam o comentário da colega Paloma. Está entre os mais curtidos.

  • Recomendo a resolução do professor Guilherme Neves: https://www.youtube.com/watch?v=uwgSfd3rKXA

  • A não ser/ A menos que = Condicional

    Exemplo:

    Eu vou sair a não ser que chova.

    Se não choveu então eu vou sair.

  • Sinceramente eu não vejo "a não ser que" com valor de OU, fica fácil entender mas acho que não esta correto. Creio que a explicação mais correta seja essa

    https://www.youtube.com/watch?v=uwgSfd3rKXA

    O "a não ser que" é uma condicional com uma peculiaridade

  • Explicação do Professor Ivan Chagas

    https://www.youtube.com/watch?v=J_JowhBb6uM

    Explicação do Professor Bruno Lima (Início 6:06 min)

    https://www.youtube.com/watch?v=RSJOIvNvzag

    Entendi melhor a questão quando vi o comentário do Professor Bruno Lima

  • Apenas comutou ... tem nda a ver esses textões q a galera postou aí .

  • A não ser que = Condicional foi sacanagem!

    PQP CESPE

  • Melhor explicação:

    https://www.youtube.com/watch?v=RSJOIvNvzag (6:05min)

    Exemplo para entender...

    ex:

    "Vou à praia a não ser que chova"

    A, a não ser que, B

    (a não ser que, B = Se não ~B -->...)

    equivale a: ~B --> A (Se não chover então vou a praia).

    Questão nível hard!

    Força e gás, guerreiros(as)!!

  • "a não ser que" = OU ???????????

    ai é de acabar com os piqui do goias

  • esse examinador filho duma **** ********* !
  • O pior dessa questão é que vc vem ler os comentários e as pessoas te explicam a parte óbvia que você já entendeu, e a parte que vc não entendeu eles resolvem com "mágica", isto é, sem explicar também.

    Depois de quebrar cabeça 1 hora com essa questão, eu finalmente consegui entender, e como não vi ninguém aqui explicando corretamente vou contribuir.

    A questão começa com 1 preposição composta P (que eu vou dividir em 2 preposições simples Q e ¬R (eu estou chamando ¬R porque, subentende-se que existe uma preposição R):

    Q: "a nomeação do servidor público ocorre"

    R: "o candidato aprovado será nomeado"

    ¬R: "o candidato aprovado não será nomeado"

    Como vocês, fãs de Neymar, já estão carecas de saber, que a expressão: Q ou ¬R (QvR) é logicamente equivalente a expressão: Se ¬Q, então ¬R (¬Q-->¬R). Prestem atenção...eu estou trabalhando com ¬R porque a questão já me deu o ¬R. A regra do Neymar é nega o primeiro, mantém o segundo e troca o conectivo "ou" por "Se, Então"

    O examinador inverteu a ordem da preposição como alguns colegas bem observaram lá embaixo (quando ele diz: "a não ser que"), mas o GRANDE PULO DO GATO é que além de inverter a ordem, ele escreve ela de uma forma que necessita que você aplique a propriedade distributiva para chegar ao resultado certo - E ELE FAZ ISSO QUANDO INICIA A FRASE COM O TERMO: "NÃO É VERDADE". (esse não é verdade funciona como um sinal de menos que multiplica toda uma equação.

    Algebricamente:

    ¬[R..Q-->] (criou uma bagunça proposital pra confundir vocês)

    ¬[Q-->R] (corrigimos a ordem da equação, pois a condição necessária havia sido posposta)

    ¬Q-->¬R (Aplicamos a distributiva e atingimos o resultado algébrico advindo da regra do Neymar.)

    Abraços!

  • Nunca quis ser papiloscopista, não sei nem o que faz!

  • Muita gente complicou uma questão que é simples:

    P = A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial

    ~Q = o candidato aprovado não será nomeado

    Logo a proposição 1 é: P v ~Q

    O pulo do gato é que, a segunda assertiva se transforma em ~Q v P, veja:

    P = a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial

    ~Q = Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado

    Para quem não sabe "ou" pode ser chamado de ''a não ser que''

    Logo, P v ~Q é equivalente a ~Q v P.

  • O problema para mim foi a expressão utilizada " A NÃO SER QUE" identificando o conectivo "OU". A expressão "A NAO SER QUE" está mais para "SE, SOMENTE SE", vejamos:

    "A não ser que» é uma locução conjuntiva que introduz uma oração subordinada condicional finita com verbo no modo conjuntivo. A frase: 'Vou sair, a não ser que chova.' pode ser expressa do seguinte modo: 'Só se não chover, sairei.'".

    fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-expressao-a-nao-ser-que-chova/32448

    Fica a dica para um eventual recurso!

  • P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.

    A proposição P é logicamente equivalente à proposição:

    Não é verdade que: O candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial.

    A: O candidato aprovado será nomeado

    B: A nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial

    REGRA: A a não ser que B equivale a ~B → A

    Como A foi negado por “Não é verdade que” então ficará ~B → ~A

    Se a nomeação do novo servidor público não ocorrer para reposição de vacância em área essencial então o candidato aprovado não será nomeado.

    Descobrindo a equivalência aplicando o NEyMA

    A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial OU o candidato aprovado não será nomeado.

    Explicação da regra com um exemplo mais simples:

    Passarei no concurso, a não ser que não estude

    y: Passarei no concurso

    z: não estude

    REGRA: y a não ser que z equivale a ~z → y

    Se estudar então passarei no concurso

  • Uma dica é inverter a ordem da sugestão (já que ta escrito "a não ser que"), virando assim um P---> Q, e depois aplicando a dupla negação, possibilitando assim a comparação entre a sugestão e a proposição apresentada.

    1- Inverte, e coloca a segunda parte da proposição como negativa, devido o "não".

    Se NÃO é verdade a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial, entao Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado.

    2- Nega o Se, então ( P e não Q)

    NÃO é verdade a nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial E é verdade que o candidato aprovado será nomeado

    3- Nega a conjunção

    É verdade a nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial OU Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado

    4- Comparando com a proposição P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.

    5 - Gabarito: CORRETO

    Pelo que percebi a grande dúvida nos comentários era se o "a não ser que" é igual o OU , utilizando a regra da dupla negação, se chegou na mesma resposta, porém não sei se pode ser tratado como REGRA ou se foi um caso isolado que coincidiu.

    (caso tenha algum erro, me informe que eu corrijo, tentei compilar diversos comentários em um)

  • Segundo o Prof Thiago

    ocorre uma reescritura de proposição.

    OU é comutativo. logo,

    A V ~B é equivalente a ~B V A

    "a não ser que" = OU

  • Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado (A), a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial (B).

    equivale a

    se a nomeação do novo servidor público não ocorrer para reposição de vacância em área essencial (~B), então Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado (A).

    que é também equivalente a

    A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial (B) , ou o candidato aprovado não será nomeado (A)

    A a não ser que B = ~B -> A = B v A

  • Para não esquecer:

    A a não ser que B = ~B -> A

    A não ser = Se não

  • é só usar o método Mst

  • ótima explicação do Prof. Ivan Chagas-> https://www.youtube.com/watch?v=J_JowhBb6uM&feature=youtu.be

    Resumindo:

    • Proposição dada: P V ~Q

    • Proposição equivalente: Não é verdade Q,  a não ser que P -> Tradução correta ~P -> ~Q

    -> "a não ser que" = Se NÃO, logo como o "SE" sempre deve estar no início da proposição, a proposição dada está na ordem invertida.

    • A equivalência do "se... então" para "ou" -> "NEYMAR" (Nega a 1º, ou, Mantem a 2º)

    Eu sempre começo pela condicional ~P -> ~Q (proposição proposta na questão) é equivalente a P V~Q (proposição da questão)

  • Tive dificuldade para entender, mas a questão é simples! O prof do QC mandou muito bem na explicação

    a não ser que = OU

    a não ser que = OU

    a não ser que = OU

    a não ser que = OU

    a não ser que = OU

  • Lembrar também que, em regra, os conectivos "E" e "OU" não possuem equivalências, salvo a mera alteração da ordem.

    Ex: PvQ = QvP

  • rapaz não entendi nada! dessa parada de cintão!
  • ignore os comentários e veja esse vídeo.

    https://www.youtube.com/watch?v=J_JowhBb6uM&feature=youtu.be

  • Rapaziada, se diz a mesma coisa é equivalência.

  • Se liguem na correção do Guilherme está bem mais fundamentada.

    https://www.youtube.com/watch?v=uwgSfd3rKXA

  • em branco, óbvio

  • P a não ser que Q = ~Q -> P

  • P, a não ser que Q é mesma coisa que ~Q P

    na proposição P podemos escrever: A v ~B

    na equivalência proposta pela banca: ~B a não ser que A (o não é verdade vai negar)

    Ou seja, ~A → ~B

    perceba que usou a equivalência da condicional, negou o B e manteve o A

    Equivalência de → para ou (v) =

    nega o primeiro e mantém o segundo

  • Nos dois casos a condição para nomeação é a existência da vaga.

    "A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado"

    "Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”

    disse a mesma coisa só que de forma diferente, então é equivalente.

  • estudo mais ou me lasco. ambas verdadeiras hahah

    lasco-me a não ser que estudo mais.

    NA VIDA NÃO CONHECIA O TAL DE: A NÃO SER QUE

    TOMAR NA Companhia Universitária ninguém quer

  • A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado. A v (~B)

    Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial. ~(B), a não ser que A

    O A NÃO SER QUE vira um se...então, e deve ser organizado cruzando as proposições, negando a primeira e mantendo a segunda, logo:

    ~(B), a não ser que A = (~A) -> (~B)

    A equivalência do se...então é dada pela regra do NEYMAR - NEGA A PRIMEIRA OU MANTÉM A SEGUNDA

    (~A) -> (~B) é equivalente a A v (~B)

    Logo, questão CORRETA.

  • resoluçao

    https://www.youtube.com/watch?v=uwgSfd3rKXA&ab_channel=Matem%C3%A1ticacomGuilhermeNeves

  • putz, errei de novo

  • Pessoal já tem ranço do professor Thiago Nunes, essa ele respondeu muito bem e mesmo assim teve monte de deslikes...
  • O que vem depois do "a não ser que" é o antecedente de uma condicional, como P v ~Q é equivalente a ~P --> ~Q está correto

  • até agr tô procurando a lógica nessa questão
  • Quando é a forma certa de usar o "a não ser que"? Na questão abaixo, negaram as duas proposições. E agora? Alguém pode ajudar?

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Resolvi errado!

    Julgue o próximo item, considerando a proposição P a seguir.

    P: “O bom jornalista não faz reportagem em benefício próprio nem deixa de fazer aquela que prejudique seus interesses”.

    A proposição P é logicamente equivalente à proposição: “Não é verdade que o bom jornalista faça reportagem em benefício próprio ou que deixe de fazer aquela que prejudique seus interesses”.

    Resposta do Colega

    "O bom jornalista não faz reportagem em benefício próprio nem deixa de fazer aquela que prejudique seus interesses”

    (~P ^ ~Q)

     

    "Não é verdade que o bom jornalista faça reportagem em benefício próprio ou que deixe de fazer aquela que prejudique seus interesses”.

    Não é verdade = ~

    ~(P v Q).

    ~(P v Q) é igual a (~P ^ ~Q), Logo correto.

  • E SENSACAO QUE TENHO E QUE RLM SOFRE ATUALIZACOES TODA SEMANA.

  • Explicação do Professor Ivan Chagas

    https://www.youtube.com/watch?v=J_JowhBb6uM

    Explicação do Professor Bruno Lima (Início 6:06 min)

    https://www.youtube.com/watch?v=RSJOIvNvzag

  • MELHOR RESOLUCAO

    https://www.youtube.com/watch?v=J_JowhBb6uM

  • P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”.

    A proposição P é logicamente equivalente à proposição: “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial”.

    P = A v ~B

    Q= ~B -> A*

    A NAO SER QUE = NEGA E TRAS PARA O ANTECEDENTE

    OU SEJA, entao Q vai ser =

    Q= ~A -> ~B

    PARA TIRAR A PROVA REAL É SO NEGAR AS DUAS E VER SE VAI DAR O MSM RESULTADO

    EXEMPLO:

    P = A v ~B (PROVA REAL = ~A ^ B) negacao de OU, troca pelo E e nega as duas.

    Q= ~A -> ~B (PROVA REAL = ~A ^ B) uso a regra do MANE.

    A negacao das duas deu igual, ou seja, sao equivalentes!!

    P e Q (uso a regra do NEvMA/NE->MA)

    NEGA A PRIMEIRA, TROCA O OU PELO SE ENTAO E MANTEM A SEGUNDA.

    • O conectivo "OU" também é comutativo igual ao "e,ou...ou, se, e somente se" ou seja, a sua ordem não importa, embora não seja muito cobrado em prova.

    (P v ~Q) equivale a (~Q v P)

  • Deveríamos colocar todos os comentários do Ivan Chagas como os mais curtidos para dar visibilidade e o QC notar que realmente gostamos dos comentários dele!!

  • Simplificando:

    A expressão "a não ser que" gera os seguintes efeitos:

    1°) Significa uma negação

    2°) Significa uma condicional

    3°) Significa que a sua proposição é a antecedente, ou seja, a proposição como um todo está representada de trás para frente.

  • O conectivo "a não ser que" além de representar uma condicional invertida, nega a proposição que introduz.

    Vou à praia (P), a não ser que chova (Q).

    Se não chover (~Q), vou à praia (P).

    P a não ser que Q equivale a: ~Q → P.

    ....

    Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado, a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial.

    (~A) a não ser que B.

    ~B → (~A)

    Equivalência do "Neymar": Nega a primeira + V (ou) + mantém a segunda.

    ~B → (~A)

    B v (~A)

    A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial ou o candidato aprovado não será nomeado.

  • QC, CONTRATA O PROFESSOR IVAN CHAGAS, ELE TÁ AJUDANDO MUITO COM OS VÍDEOS.

    https://youtu.be/J_JowhBb6uM

  • Professor comentou a questão errado aki na plataforma do QC

  • Questão simples, porém, diferente. Feita pra pegar geral. Quando o examinador quer dificultar mesmo, ele pega o simples e escreve da forma mais obscura/estranha possível. Deus me defenderay!

  • Essa com certeza é daquelas para deixar em branco.

  • Queria sabe aonde o QC arrumou esse professor. Quando não consegue comentar a questão, comenta errado.

    Me contrata que eu faço melhor!

  • Se caso alguém se interessar pelo livro que o professor Guilherme Neves mostrou no vídeo(Boolean Algebra and Its Applications), tá aqui o link, só baixar.

    https://www.pdfdrive.com/boolean-algebra-and-its-applications-e161402004.html

  • revisar

  • Se formos pela lógica da proposição resolvemos mais fácil que pela tabela verdade.

  • Bizuzinho redondo: quando a proposição iniciar com (NÃO É VERDADE QUE), nega o resto e se ficar igual a proposição proposta, então é equivalente.

    Façam o teste.

  • Corroborando com os comentários os colegas

    =>Dica: A não ser que = "Se não" (antecedente)

    => Atenção ao "não é verdade que" -> recorrente na banca Cespe, PF/2021 ex: Q1751711

    Bons estudos.

  • Anotando pra resolver depois https://www.youtube.com/watch?v=NTDHeCxaqPw

  • Para mim, a melhor explicação foi essa:

    https://www.youtube.com/watch?v=8r0dCUYYMTw

    a explicação dos outros vídeos eu não consegui entender, mas achei essa e agora sim estou satisfeita :)

  • Observações pelo que entendi nas explicações:

    obs1: "Não é verdade que..." normalmente nega toda a proposição, que não foi o caso dessa questão.

    obs2: "A não ser que..." da para perceber que é um condicional, e ainda está com uma negação nesse condicional (errei nisso daí). ex: ~ P →

    obs3: tem que organizar a proposição equivalente.

    P: P v ~Q

    Equivalente de P: ~P → ~Q (aplicando o NEYMAR) : P v ~Q

    Portanto, são equivalentes.

    "P: “A nomeação do novo servidor público ocorre para reposição de vacância em área essencial, ou o candidato aprovado não será nomeado”. = P v Q

    A proposição P é logicamente equivalente à proposição: “Não é verdade que o candidato aprovado será nomeado (~Q), a não ser que a nomeação do novo servidor público ocorra para reposição de vacância em área essencial(~P→)”.

    = ~P → ~ Q"

    http://sketchtoy.com/70058957

    Certo.

  • "Não é verdade que ..... , " Nega só o primeiro, e o "a não ser que" troca pelo "ou"

    "Não é verdade que ....." Nega tudo.

  • Foi-se o tempo em que as bancas brincavam só com o raciocínio lógico e não com o português também. Hoje os dois vêm pesados.

  • Revisa

  • CONTRATA O IVAN CHAGAS

    CONTRATA O IVAN CHAGAS

  • Ou = A não ser que.

  • a nao ser que equivale a OU .

    a questão usou a regrinha do troca e mantém .

    somente isso .

  • nível alto de questão