-
"[...] a polimerização da actina e o deslizamento da ACTINA sobre o filamento de MIOSINA durante a contração muscular."
-
Essa questão foi inicialmente dada como correta pela banca, mas eu fui uma das que contestei o gabarito e ele felizmente foi alterado.
Trago aqui a cópia do recurso que fiz e enviei para a banca na época. Espero ajudá-los:
"Prezada banca, o enunciado da questão fala sobre o “deslizamento da miosina sobre o filamento de actina durante a contração muscular”. No entanto, é consenso entre os livros da área biológica um conceito inverso. Isto é, que a actina deslizaria sobre a miosina. Isso é demonstrado por diversas fontes, inclusive com ilustrações.
Trago uma referência bastante conhecida, o livro “100 bilhoes de neurônios”, 2. ed., autoria de Roberto Lent, página 393: “... resulta um afastamento entre a tropomiosina e a actina, expondo os sítios desta última, capazes de se ligar à miosina. Quando isso ocorre, formam-se verdadeiras pontes entre a actina e as cabeças da miosina, chamadas por isso mesmo de pontes transversas. Estas acabam por fazer deslizar a actina sobre a miosina (Figura 11.5C e D), aproximando as linhas Z, o que resulta em encurtamento do sareômero e, assim, na contração da fibra muscular”.
Descrições semelhantes também são observadas nos renomados livros “Tratado de Fisiologia Médica” de Guyton & Hall e o livro “Histologia Básica” de Junqueira & Carneiro. Dessa forma, não restam dúvidas que o gabarito da questão deveria ser alterado para errado."
-
Obrigada Rayane!!
-
Gabarito: ERRADO
O mecanismo celular de contração muscular, conhecido por mecanismo de filamento deslizante, é um processo ativo (consome energia na forma de ATP) que ocorre em estruturas denominadas sarcômeros (unidades funcionais das fibras musculares estriadas) e envolve duas proteínas: actina e miosina.
Os miofilamentos espessos, compostos por miosina, puxam os miofilamentos delgados, compostos por actina, em direção ao centro em um mecanismo deslizante. O deslizamento permite o encurtamento do sarcômero e consequente encurtamento das fibras musculares, produzindo a contração muscular.
Portanto, ocorre o deslizamento da actina sobre os filamentos de miosina durante a contração muscular.
-
Quando falta ATP, a miosina mantém-se unida à actina, causando enrijecimento muscular. É o que acontece após a morte, produzindo-se o estado de rigidez cadavérica (rigor mortis).
-
músculo é composto por feixes de células musculares envolvidos por tecido conjuntivo que leva vasos sanguíneos e nervos até elas. Existem três tipos de tecido muscular:
• Tecido muscular estriado esquelético - células cilíndricas muito compridas, plurinucleadas que estão presentes no abdome, presas nos ossos, no rosto e no globo ocular. São músculos voluntários.
• Tecido muscular liso ou não estriado - células mononucleadas presas nas paredes dos órgãos ocos, ao redor de glândulas e presas nos pelos e cabelo. São músculos involuntários.
• Tecido muscular estriado cardíaco - células longas, ramificadas e mononucleadas, com estrias transversais e discos intercalares, formando o miocárdio localizado no coração. São músculos de contração involuntária, rápida e ritmada.
As fibras musculares possuem feixes de duas proteínas, a actina e miosina, que ao receber estímulos elétricos do sistema nervoso, a miosina se liga à actina e a puxa, encurtando o feixe e provocando o movimento. A molécula de miosina forma ligações químicas com a de actina, essas ligações ocorrem quando ATP e íons cálcio são liberados em resposta ao impulso nervoso. Terminado o impulso, os íons cálcio voltam para o retículo, as ligações químicas se rompem e o músculo relaxa. A falta de ATP impede o deslizamento da actina sobre a miosina e o bombeamento de cálcio, com isso o músculo não relaxa. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
Analisando a afirmativa apresentada na questão:
Com a morte do indivíduo, seus músculos permanecem contraídos pela falta de ATP e dos íons cálcio, impedindo o deslizamento e a quebra das ligações químicas entre miosina e actina, porém o deslizamento ocorre da actina sobre o filamento da miosina, e não da miosina sobre a actina.
Gabarito do professor: ERRADO.
-
Errado! A actina que desliza sobre a miosina no processo de contração muscular.
Gabarito: Errado!
-
Gabarito Preliminar: CERTO
Gabarito Definitivo: ERRADO
Justificativa de alteração: A contração muscular ocorre graças ao deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina.
Fonte: Cespe/Cebraspe
-
o bizu é: Miosina está no meio
falou
-
Com a morte do indivíduo, seus músculos permanecem contraídos pela falta de ATP e dos íons cálcio, impedindo o deslizamento e a quebra das ligações químicas entre miosina e actina, porém o deslizamento ocorre da actina sobre o filamento da miosina, e não da miosina sobre a actina.