SóProvas


ID
2799964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de comunicação, julgue o item a seguir.


Situação hipotética: Múltiplos hospedeiros devem ser conectados a LANs sem fio, a redes por satélite e a redes de fibra (HFC). Para isso, deve-se escolher entre dois tipos de canais distintos, em função das características da camada de enlace: difusão (broadcast) ou ponto a ponto. Assertiva: Nessa situação, deve-se fazer a conexão dos hospedeiros por meio de difusão.

Alternativas
Comentários
  • Ouviu falar em redes por SATÉLITE é sinal que deverá utilizar o meio de DIFUSÃO, 

    Questão Correta.

  • As redes de satélite são inerentemente redes de difusão e são mais úteis quando a propriedade de difusão é importante.

    Livro Redes de Computadores, Andrew S. Tanenbaum, 4o edição, página 23.

  • É forma de distribuição e conexão dos diversos equipamentos e componentes de uma rede. Podem ser ponto-a-ponto ou de difusão.

     

    4.2.2. Redes ponto-a-ponto:       Compostas de uma ou diversas linhas de comunicação, com cada linha sendo associada à conexão de um par de estações.       Se duas estações querem se comunicar mas não há um compartilhamento de cabos, a comunicação é feita de modo indireto, através de uma terceira estação. Assim, quando uma mensagem é enviada de uma estação a outra de forma indireta, ela será recebida integralmente por cada estação e, uma vez que a linha de saída da estação esteja livre, retransmitida à estação seguinte.       Esta política de transmissão é também conhecida por “store and forward”. Praticamente todas as redes de longa distância são do tipo ponto-a-ponto.

    Algumas topologias das redes ponto-a-ponto (a) estrela; (b) anel; (c) árvore; (d) completa; (e) anéis que se interceptam; (f) irregular


    4.2.3. Redes de Difusão:       Também denominadas “broadcasting”.       São caracterizadas pelo compartilhamento, por todas as estações, de uma linha única de transmissão. Neste caso, as mensagens enviadas por uma estação são recebidas por todas as outras conectadas a rede, sendo que um campo de endereço contido na mensagem permite identificar o destinatário.       A maioria das redes locais e um pequeno número de redes de longa distância são deste tipo.       Neste tipo de rede há a possibilidade de se enviar uma mensagem para todas as estações ou para subgrupos de estações (multicasting).

    Redes de comunicação utilizando difusão: (a) barramento; (b) satélite ou rádio; (c) anel


    4.2.4. Comentário sobre as 3 formas mais comuns de topologia:        De uma forma geral, as redes em estrela permitem fácil correção de falhas; nas em anel os dados, para alcançarem o seu destino, devem obrigatoriamente passar pelos nós intermediários, os quais leem o endereço. Caso o endereço não seja o do nó, ele repassa para o próximo nó; no barramento tem-se baixo custo e rapidez na ligação de novos nós, mas em contrapartida, se o cabo partir em algum ponto, a rede para de funcionar.



    FONTE: http://albt.tripod.com/anexo1.htm


  • Rodei por causa do HFC... 

  • Turetto, o seu raciocionio está certo amigo. Tecnicamente o gabarito está errado. Na melhor das hipoteses o cespe considerou que a topologia da rede de fibra é a em anel, a qual se baseava sim na camada de enlace baseada em difusão, o que não é verdade na redes atuais. E mesmo assim, não salvaria a questão, conforme explico abaixo.


    É um erro é achar que a comunicação em meios fisicos tão diversos, todos os equipamentos falarão a mesma lingua na camada de enlace. O mais plausível seria ter um equipamento com duas ou mais interfaces, cada uma em uma rede. Por exemplo uma porta do roteador conectado no modem para a conexao via satélite, outra porta sendo a rede sem fio wi-fi, e por fim a outra porta conectado a fibra ótica.


    Não faz o menor sentido um suposto cenário onde equipamentos que operem em meios físicos diferentes em uma mesma camada de enlace. O modelo OSI é claro no sentido de que os protocolos superiores da pilha são envelopados nos inferiores.

  • Questão passível de anulação, pois redes de fibra óptica podem tanto ser broadcast ou P2P. As únicas redes inerentemente broadcast são as sem fio, como WiFi e satélite.

  • Vou repetir isso todas as vezes que eu vir o cespe fazendo besteira. As pessoas precisam se juntar pra impedir o cespe de ser banca. Sempre suas questões são ambíguas, há detalhes que tornam a questão falsa e eles consideram verdadeira. cespe age de má-fé. Um erro ou outro é falha humana; quase sempre é má-fé mesmo.

  • Roteamento por Broadcast

    O envio de um pacote a todos os destinos simultaneamente é chamado Broadcasting (difusão). Foram propostos vários métodos para implementar esse recurso.

    Fonte: Livro Redes de Computadores,Tanembun 5 edição, página 253.

  • Quando ele cita as redes de fibra (HFC) pode até te induzir ao erro, mas o CESPE perguntou qual das 2 opções de conexão (Broadcast ou Ponto a Ponto) deve ser escolhida na situação. Como os hospedeiros também vão se conectar por redes LAN sem fio e redes por satélite, a única opção plausível é a Difusão.

    Gab: CERTO

  • Errei, mas a assertiva está correta. Uma rede de fibra HCF é uma rede hibrida com distribuição feita por cabos coaxiais. A alocação não pode ser feita ponto a ponto, pois todos os canais passam pela mesma fibra, assim como no satélite e na LAN sem fio. Então não pode ser ponto a ponto, somente broadcast.

    A característica da camada de enlace é sim broadcast, posto todos os pontos estão conectados por um ponto em comum, que é um conceito um pouco diferente do usual em que o broadcast é um tipo de transmissão, nessa assertiva é uma característica da camada de enlace.

  • Existe rede HFC que é peer-to-peer. Ponto final.

    Porém para essa questão, você só poderia atender todo os hosts se escolhesse broadcast (difusão), está implícito que é para "(todos) os hosts".

  • Para resolver esta questão, basta usar um pouco de raciocínio. Primeiramente, vamos identificar os agentes:

    Hospedeiros: são aqueles que estão hospedados em uma rede. Ou seja, são as máquinas.

    LANs sem fio: são as WLANs, ou seja, os roteadores de Wi-Fi, basicamente.

    Redes por satélite: conexões via satélite.

    Redes de fibra: redes por cabo de fibra.

    As redes sem fio e os satélites “jogam a informação” – fazem o espalhamento – para muita gente. Vários dispositivos estão no alcance e irão ignorar, somente o verdadeiro destinatário irá receber. Logo, a assertiva está correta em dizer que a conexão deve ser feita por difusão.

    Resposta: Certo

  • As redes de satélite são inerentemente redes de difusão e são mais úteis quando a propriedade de difusão é importante. Tanenbaum 4° ed.

  • O conceito de tipos de canais da camada de enlace é abordado no livro Redes de Computadores e a Internet do autor James F. Kurose, fonte comumente utilizada pelo CESPE em questões de Redes de computadores. Segue a citação com o tipo de canal de difusão (broadcast):

    “Os canais de difusão (broadcast), que conectam múltiplos hospedeiros em LANs sem fio, redes por satélite e redes de acesso híbridas de cabo coaxial e de fibra (HFC).”

    No tipo de canal de comunicação por difusão é necessário um protocolo denominado de acesso ao meio para coordenar a transmissão de quadros, já que são muitos hospedeiros conectados ao mesmo canal de comunicação.

    Já no canal de comunicação ponto a ponto tal como o existente entre roteadores conectados por um enlace de longa distância, ou entre um computador no escritório de um usuário e o comutador Ethernet próximo ao qual ele está conectado, coordenar o acesso a um enlace ponto a ponto é mais simples. Utiliza-se o PPP (Point-to-Point Protocol) que é usado em configurações que variam desde o serviço discado por uma linha telefônica até o transporte de quadros ponto a ponto de alta velocidade por enlaces de fibra ótica.

    Referência:

    KUROSE, James F. - Redes de Computadores e a Internet – Editora Pearson - 6ª Edição – Página 321.

    Certo

  • Meu Deus, galera. Qual cursinho que ensina esses conhecimentos? De verdade, ficou muito avançada essa prova de informática pra Agente. Alguém pode indicar um curso que se aprofunde tanto? Obrigado

  • TRADUZINDO! .. vários computadores DEVEM se conectar com uma rede LANs sem fio,(E) a redes por satélite E a redes de fibra.

    QUAL SERIA MELHOR? umaa rede P2P ( PONTO A PONTO) 1 LIGADO AO OUTRO

    (PC)............................................................(PC) SEM MUITA TECNOLOGIA ( não necessariamente 2 maquinas, mas sim ligas diretamente)

    OU difusão (broadcast) ?

    MAIS QUE DIABOS SERIA UM (broadcast

    broadcast é responsável pela transmissão de qualquer tipo de mídia. Pode ser via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas etc.

  • Broadcast é um termo que vem do inglês e significa transmitir. É o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação para muitos receptores ao mesmo tempo. É formado por duas palavras distintas: broad, que significa largo ou em larga escala, e cast, que significa enviar, projetar, transmitir.

    O broadcast é responsável pela transmissão de qualquer tipo de mídia. Pode ser via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas etc. Na internet, fazer broadcast é fazer essa transmissão — geralmente, de vídeos e músicas.

    Como já mencionamos, o broadcast possui um sentido bem amplo. Para dar mais especificidade à forma de como esta transmissão ocorre, há outros termos que aparecem com frequência e que podem gerar algum tipo de confusão. Outros termos relacionados a broadcast.

    Seguem os principais:

    Unicast: Ocorre quando a transmissão envolve um único remetente e um único transmissor.

    Multicast: Acontece quando um único emissor transmite para alguns destinos escolhidos. Exemplo: uma transmissão liberada para alguns usuários.

    Webcast: é a transmissão de áudio e vídeo utilizando a tecnologia streaming media.

    Podcast: Quando o compartilhamento envolve um arquivo de áudio.

    Vodcast: Método de distribuição de vídeos pela internet ou por uma rede de computadores.

    Live broadcast: Pode ser entendido como live streaming.

    Fonte: Central dos Concursos

  • Segundo o Tenenbaum, como regra geral (embora existam muitas exceções), redes menores geograficamente (LAN por exemplo) localizadas tendem a usar difusão, enquanto redes maiores em geral são redes ponto a ponto.

  • GABARITO CERTO

    "Situação hipotética: Múltiplos hospedeiros devem ser conectados a LANs sem fio"

    As redes de difusão/broadcasting são comumente utilizadas em redes locais, mas em alguns casos também podem ser utilizadas em redes de longa distância.

    As redes ponto-a-ponto normalmente são utilizadas em redes de longa distância.

  • Gabarito CERTO

    LAN Local

    WAN World (mundo)

    MAN Metrópole

    PAN Pessoal (Bluetooth de celular)

  • Galera, a questão está correta, sem discussão, se a questão falasse apenas em HFC (FIBRA ÓTICA), ai sim ela estaria errada, pois pode usar P2P (Peer to Peer) ou Broadcast, porém, a questão traz SATÉLITE, e SATÉLITE é por meio de BROADCAST -> DIFUSÃO, desse modo, a alternativa está correta

    HFC: P2P ou BROADCAST -> HIBRIDISMO -> ASSIMÉTRICA

    SATÉLITE: DIFUSÃO (BROADCAST)

  • Para complementar:

    Broadcast network= Rede de transmissão

    Uma rede de difusão é um grupo de estações de rádio, estações de televisão, ou outros meios eletrônicos de comunicação, que formam um acordo para o ar, ou de transmissão, de conteúdo a partir de um sistema centralizado de origem.

  • Imagina fazer uma ligação ponto a ponto de múltiplas hospedeiros ao satélite, não faz sentido algum.

  • Ouviu falar em redes por SATÉLITE é sinal que deverá utilizar o meio de DIFUSÃO, 

    Questão Correta.

  • Pra quem errou, entenda:

    Situação hipotética: Múltiplos hospedeiros devem ser conectados a LANs sem fio, a redes por satélite e a redes de fibra (HFC). Para isso, deve-se escolher entre dois tipos de canais distintos, em função das características da camada de enlace: difusão (broadcast) ou ponto a ponto. 

    (ATÉ AQUI É ENUNCIADO, ou seja, tudo que a banca disse, elas apenas afirmou)

    Agora a assertiva:

    Assertiva: Nessa situação, deve-se fazer a conexão dos hospedeiros por meio de difusão.

    (GABARITO CERTO)

    JUSTIFICATIVA: Está certo por que na topologia ponto a ponto liga apenas 2 computadores(inclusive uma das desvantagens dessa topologia é a dificuldade em se expandir). E na situação hipotética ele quer ligar múltiplos computadores.

    Me corrijam caso eu esteja equivocado em algo.

  • Ao discutir a camada de enlace, descobriremos que há dois tipos de canais completamente diferentes dessa camada. 

    => O primeiro são os canais de difusão (broadcast), que conectam múltiplos hospedeiros em:

    - LANs sem fio, 

    - Redes por satélite e 

    - Redes de acesso híbridas de cabo coaxial e de fibra (HFC). 

    Como muitos hospedeiros são conectados ao mesmo canal de comunicação por difusão, é necessário um protocolo, denominado de acesso ao meio, para coordenar a transmissão de quadros. Em alguns casos, um controlador central pode ser usado para coordenar as transmissões; em outros, os próprios hospedeiros as coordenam. 

    LANs sem fio – São como as redes domésticas ou empresariais. A informação gerada por um host, está disponível a todos, em uma topologia lógica em barramento e em broadcast.

    Satélite – É como os serviços de televisão da SKY. O sinal alcança a todos os dispositivos.

    HFC – Tecnologia bastante utilizada pela NET, por exemplo, em que se tem estruturadas de cabeamento óptico ou coaxial como espinha dorsal ou os demais dispositivos são interconectados e consomem a informação que está sendo trafegada no meio.

    #Redes de difusão (broadcast): vários nós (computador, servidor), remetentes e receptores, estão conectados em um único canal de transmissão. Ex.: televisão tradicional.

    ____________________________________________________________________________________

    => O segundo tipo é o enlace de comunicação ponto a ponto, tal como o existente: 

    - Entre dois roteadores conectados por um enlace de longa distância, ou 

    - Entre um computador no escritório de um usuário e o comutador Ethernet próximo ao qual ele está conectado. 

    Point-to-Point Protocol (PPP) é usado em configurações que variam desde o serviço discado por uma linha telefônica até o transporte de quadros ponto a ponto de alta velocidade por enlaces de fibra ótica.

    #Redes ponto-a-ponto: mesmo que exista uma conexão física de vários hospedeiros (hosts), haverá somente a comunicação entre um único remetente numa extremidade do enlace com outro remetente na outra extremidade do enlace. Ex.: discar e atender (linha telefônica).

    Algumas topologias das redes ponto-a-ponto: 

    (a) estrela; 

    (b) anel; 

    (c) árvore; 

    (d) completa; 

    (e) anéis que se interceptam; 

    (f) irregular.

  • Manolo, LAN sem fio, Satélite... Só pode ser por difusão. Exemplo da WLAN: todos recebem o sinal, mas só quem tem a senha consegue conectar.

  • Quando ele cita as redes de fibra (HFC) pode até te induzir ao erro, mas o CESPE perguntou qual das 2 opções de conexão (Broadcast ou Ponto a Ponto) deve ser escolhida na situação. Como os hospedeiros também vão se conectar por redes LAN sem fio e redes por satélite, a única opção plausível é a Difusão.

    Gab: CERTO

  • TRADUZINDO! .. vários computadores DEVEM se conectar com uma rede LANs sem fio,(E) a redes por satélite E a redes de fibra.

    QUAL SERIA MELHOR? umaa rede P2P ( PONTO A PONTO) 1 LIGADO AO OUTRO

    (PC)............................................................(PC) SEM MUITA TECNOLOGIA ( não necessariamente 2 maquinas, mas sim ligas diretamente)

    OU difusão (broadcast) ?

    MAIS QUE DIABOS SERIA UM (broadcast

    broadcast é responsável pela transmissão de qualquer tipo de mídia. Pode ser via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas etc.

  • Ao discutir a camada de enlace, descobriremos que há dois tipos de canais completamente diferentes dessa camada. 

    => O primeiro são os canais de difusão (broadcast), que conectam múltiplos hospedeiros em:

    - LANs sem fio, 

    - Redes por satélite e 

    - Redes de acesso híbridas de cabo coaxial e de fibra (HFC). 

    Como muitos hospedeiros são conectados ao mesmo canal de comunicação por difusão, é necessário um protocolo, denominado de acesso ao meio, para coordenar a transmissão de quadros. Em alguns casos, um controlador central pode ser usado para coordenar as transmissões; em outros, os próprios hospedeiros as coordenam. 

    LANs sem fio – São como as redes domésticas ou empresariais. A informação gerada por um host, está disponível a todos, em uma topologia lógica em barramento e em broadcast.

    Satélite – É como os serviços de televisão da SKY. O sinal alcança a todos os dispositivos.

    HFC – Tecnologia bastante utilizada pela NET, por exemplo, em que se tem estruturadas de cabeamento óptico ou coaxial como espinha dorsal ou os demais dispositivos são interconectados e consomem a informação que está sendo trafegada no meio.

    #Redes de difusão (broadcast): vários nós (computador, servidor), remetentes e receptores, estão conectados em um único canal de transmissão. Ex.: televisão tradicional.

    ____________________________________________________________________________________

    => O segundo tipo é o enlace de comunicação ponto a ponto, tal como o existente: 

    - Entre dois roteadores conectados por um enlace de longa distância, ou 

    - Entre um computador no escritório de um usuário e o comutador Ethernet próximo ao qual ele está conectado. 

    Point-to-Point Protocol (PPP) é usado em configurações que variam desde o serviço discado por uma linha telefônica até o transporte de quadros ponto a ponto de alta velocidade por enlaces de fibra ótica.

    #Redes ponto-a-ponto: mesmo que exista uma conexão física de vários hospedeiros (hosts), haverá somente a comunicação entre um único remetente numa extremidade do enlace com outro remetente na outra extremidade do enlace. Ex.: discar e atender (linha telefônica).

    Algumas topologias das redes ponto-a-ponto: 

    (a) estrela; 

    (b) anel; 

    (c) árvore; 

    (d) completa; 

    (e) anéis que se interceptam; 

    (f) irregular.

  • PENSA NO RÁDIO (Rádio difusão)

    Múltiplos hospedeiros, broadcast, várias localidades, longo alcance, interconexão, etc.

    só por ser: múltiplos hospedeiros e broadcast, já dá pra definir o meio por DIFUSÃO”

  • Transmissão por difusão:

    A emissão ocorre para todos os computadores, porém

    só é lida pelo receptor. Pode ocorrer por radiodifusão ou

    via cabos.

    Podemos pensar na transmissão por difusão como uma

    estação de rádio. Ela gera informação para todos

    (broadcast), porém apenas quem sintonizar a

    frequência certa (tornando-se, nesse caso, receptor)

    escutará a mesma.

    Redes que utilizam difusão:

    * anel

    * barramento

    * satélite (como na questão)

    * rádio

    Transmissão ponto a ponto:

    Há uma ou mais conexões entre as máquinas (pontos).

    São definidas rotas específicas, diferentemente do

    método por difusão, que é espalhado em broadcast.

    Fonte: Projeto Caveira

  • Prezados,

    Nas redes por satélite, a forma de comunicação estabelecida é por difusão, ou seja, broadcast. As comunicações por satélite não são feitas ponto a ponto. 

    Portanto a questão está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • O mais legal é vir aqui e vê a galera copiando e colando informações gigantescas que nem eles decoram, pessoal leiam uma boa teoria ou uma boa vídeo aula e façam muitas questões para conhecer sua banca examinadora e explicações do professor .. isso vos levarão ao tão sonhado cargo público, avante. !

  • Quando eu vi "Múltiplos hospedeiros", percebi que ponto a ponto não pode ser.

  • CERTO

    Imagine fazer a conexão de múltiplos hospedeiros através de conexão ponto-a-ponto.

  • Satélite --> DIFUSÃO

  • Transmissão por difusão:

    A emissão ocorre para todos oscomputadores, porémsó é lida pelo receptor. Pode ocorrer por radiodifusão ouvia cabos.

    Podemos pensar na transmissão por difusão como umaestação de rádio. Ela gera informação para todos (broadcast), porém apenas quem sintonizar a frequência certa (tornando-se, nesse caso, receptor) escutará a mesma.

    Redes que utilizam difusão:

    * anel

    * barramento

    * satélite (como na questão)

    * rádio

    Transmissão ponto a ponto:

    Há uma ou mais conexões entre as máquinas (pontos).

    São definidas rotas específicas, diferentemente do

    método por difusão, que é espalhado em broadcast.

    Fonte: Projeto Caveira

  • Como funciona broadcast? É o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação para muitos receptores ao mesmo tempo. É formado por duas palavras distintas: broad, que significa largo ou em larga escala, e cast, que significa enviar, projetar, transmitir. O broadcast é responsável pela transmissão de qualquer tipo de mídia.

    Gabarito: C

  • As redes podem ser ponto-a-ponto ou por difusão.

    As redes ponto-a-ponto são compostas de uma ou diversas linhas de comunicação, com cada linha sendo associada à conexão de um par de estações.

    As redes por difusão são caracterizadas pelo compartilhamento, por todas as estações, de uma linha única de transmissão.

    A rede satélite é uma rede por difusão.

    Gabarito: Certo

  • Fibra óptica: ponto a ponto

    Satélite: broadcast (difusão)

  • Broadcast (difusão)

    • Canal único compartilhado por todas as máquinas.
    • Pacotes enviados são recebidos por todas.
    • Filtragem por endereço de destino na recepção.
    • Endereço especial para todas ouvirem (broadcast).
    • endereços para sub-grupos apenas ouvirem (multicast).

    Ponto-a-ponto

    • Múltiplas conexões entre pares de máquinas.
    • Pacotes podem ter que passar por máquinas intermediárias.
    • múltiplas rotas.

  • 1) Múltiplos hospedeiros (você e sua família) devem ser (esse devem ser não tem coerênciaconectados a LANs sem fio (conectados ao WIFI na sua residencia) OU a redes por satélite (Antenas, 3D do celular) e a redes de fibra (HFC) (usando cabo) . (SIM)

    Aqui ela diz que há dois possíveis tipos de canais.

    2) Para isso, deve-se escolher entre dois tipos de canais distintos, em função das características da camada de enlace: difusão (broadcast) ou ponto a ponto.

    • UNI-CAST

    A mensagem só pode ser enviada para um destino.

    EX: Quando é enviado uma mensagem no Whatsapp para uma pessoa específica.

    • MULTI-CAST

    Uma mensagem é enviada para um grupo de EX: Quando é criada uma lista de transmissão no Whatsapp com um grupo de pessoas e os envia uma mensagem.

    • BROAD-CAST

    Uma mensagem é enviada para todos os destinos.

    EX: Quando é criada uma lista de transmissão no Whatsapp com todos os seus contatos e os envia uma mensagem.

     ARQUITETURA DE REDE

    Ø Par-a-Par ou Ponto-a-Ponto ou Peer-to-Peer (P2P):

    ·        Modelo de rede mais simples de ser montado.

    ·        São comuns em residências e entre filiais de empresas, porque demandam um baixo custo.

    ·        Todas as máquinas podem compartilhar dados e periféricos umas com as outras.

    ·        São facilmente configuráveis

    ·        Possibilitam altas taxas de velocidade de conexão. 

    3) Assertiva: Nessa situação1), deve-se fazer a conexão dos hospedeiros por meio de difusão. (SIM)

    • Transmissões por Difusão (broadcast), um dispositivo emite para um conjunto de dispositivos receptores, seja através do espaço (como acontece na radiodifusão), seja através de um cabo (como acontece em grande parte das redes locais de computadores), seja através de um roteador WIFI.
    • Numa transmissão ponto-a-ponto, as mensagens são transmitidas de um ponto (emissor) para outro ponto (receptor). Estas comunicações podem ocorrer de forma sequencial entre computadores ligados em rede. nestes casos o receptor de uma mensagem pode não ser o seu destinatário, mas apenas um ponto de passagem de mensagem; então, esta terá de ser reenviada para o próximo nó da rede, no sentido do seu destinatário final. esta forma de comunicação verifica-se em muitas redes de computadores, sobretudo WAN, como é o caso da Internet.

  • O broadcast, envia mensagem para todos os computadores, perguntando qual máquina é proprietária de determinado endereço IP/MAC. Somente a máquina do IP/MAC solicitado irá responder

  • Lembrando que Transmissões de Broadcast usam o HUB.

  • "Para resolver esta questão, bastou usar um pouquinho de raciocínio. Primeiramente, vamos identificar os agentes:

    Hospedeiros: são aqueles que estão hospedados em uma rede. Ou seja, são as máquinas.

    LANs sem fio: são as WLANs, ou seja, os roteadores de Wi-Fi, basicamente.

    Redes por satélite: conexões via satélite.

    Redes de fibra: redes por cabo de fibra.

    As redes sem fio e os satélites “jogam a informação” – fazem o espalhamento – para muita gente. Vários

    dispositivos estão no alcance e irão ignorar, somente o verdadeiro destinatário irá receber. Logo, a assertiva está

    correta em dizer que a conexão deve ser feita por difusão."

    Prof. Victor Dalton

  • Direto ao ponto:

    Wif-Fi, dispositivos sem-fio , Satélies, HFC trabalham com a tecnologia chamada Wireless, portanto, sua forma de comunicação é via broadcast.

  • gabarito certo.

    O wi-fi e o satélite trabalham em broadcast.

    O envio do sinal é distribuído para que todos ''possam competir'' por ele. Quem não for usar basta ignorar. Seria estranho penar que uma grande estrutura de satélite pudesse realizar esta tarefa de uma forma diferente disso.

  • É por difusão, ou seja, broadcast. As comunicações por satélite não são feitas ponto a ponto. 

  • Satélite difusão

  • gab c!

    .

    Como ele espalha a informação para várias direções, é um meio de difusão (broadcast)

    Faz difusão. Muito utilizado em GPS, redes de telecomunicações e locais com pouca infraestrutura.

    A vantagem do satélite é que ele tem visada direta. Ou seja, eles conseguem visualizar regiões bem afastadas. Uma rede de TV, por exemplo, consegue, com um ou dois satélites, acessar um país inteiro. Portanto, se eu quiser acessar uma área muito grande de um jeito rápido, sem utilizar fios, os satélites vêm a calhar

    usado em : Situações nas quais a difusão é essencial, como a TV e o rádio.

    ps. Velocidade: a fibra óptica é mais rápida

    fonte\; Prof. Victor Dalton

  • Ponto-a-Ponto

    • Unicast
    • Um remetente a um receptor

    Difusão

    • Broadcast
    • A comunicação é espalhada
  • Professor Renato da Costa

    https://www.youtube.com/watch?v=5Pl9NKGhQfQ

    tempo 16:54

  • Eu gostaria muito de comprar um livro do Andrew S. Tanenbaum, mas o preço assusta..rs

    Vamos seguir "garimpando" material na internet ..