-
Lei Bill aberdeen - Essa lei proibiu o tráfico de escravos no Hemisfério Sul. Desta maneira, qualquer navio que saísse da África e chegasse ao continente americano, poderia ser interceptado pela marinha britânica, 1845.
Lei Euzébio de Queiroz: Veio após a lei anterior. Acabou com o tráfico de escravos, proibia continuar entrando negros escravos no Brasil, 1850
-
Segundo os historiadores, um dos fatos que impactou o processo de abolição de escravatura no Brasil foi o Bill Aberdeen, que correspondeu ao documento aprovado pelo Parlamento Inglês em 1845 que declarava lícito deter e capturar navios que traficassem escravos africanos.
-
Acrescentando os comentários anteriores, o Bill Aberdeen proibiu o tráfico de africanos e deu início ao processo gradual de abolição da escravatura, impulsionou para que em 1850 fosse criada a lei Eusébio de Queiroz.
A lei Eusébio de Queiroz: que proibia a entrada de negros africanos no Brasil foi a causa do aumento de tráfico interestadual.
-
Bill Aberdeen também é conhecida como lei para inglês vê, já que ela trouxe poucas mudanças no tráfico que continuou ocorrendo de "forma escondida".
-
-
Bill Aberdeen (1845), lei inglesa que legalizava a captura de navios negreiros no Atlântico pela Marinha britânica, bem como o julgamento de seus capitães. Naquele momento, Cuba e Brasil eram os únicos países do Ocidente a sustentarem o tráfico, o que aumentava a pressão internacional para que a prática fosse banida.