-
Plano Cohen.
-
Foi elaborado o plano cohen para dar continuidade a autonomia governamental.
10 de novembro o congresso e fechado, comunicado em rede nacional "cancelamento das eleições".
-
Plano coen, lembra lá da suposta carta achada por Vargas...
-
teve como um de seus pretextos inibir um suposto plano de tomada do poder no Brasil pelos comunistas.
-
Plano Cohen: Foi a "desculpa" que Vargas deu para aplicar o golpe do Estado Novo, tendo o apoio popular, garantido por seus feitos sociais em prol dos operários. Havia um temor sobre o comunismo no Brasil na época, e Vargas e seus assessores planejaram o Plano Cohen para garantir que o golpe desse certo.
-
UM POUCO DA HISTÓRIA
O sobreveio em um contexto de grande eferverscência político-ideológica no Brasil.
Em 1935, militares associados à ideologia comunista da Aliança Nacional Libertadora (ANL), organização criada por Luís Carlos Prestes, fizeram um levante em algumas capitais do país, em um episódio que ficou conhecido como . Desde essa época, o governo Vargas – que até então estava em seu período democrático-constitucional – passou a ficar mais rígido (dada a reação ao levante comunista) e já dava sinais do que viria a ser nos próximos anos.
Em agosto de 1937, veio à tona um documento que ficou conhecido como Plano Cohen. Esse documento consistia na apresentação de um plano detalhado de revolução comunista para o Brasil, que teria o apoio direto da União Soviética. No entanto, tal documento não passava de um estudo elaborado pelo coronel Olympio Mourão Filho, então vinculado à . Tal estudo foi forjado pelo general Góis Monteiro, ligado a Vargas, para que parecesse verdadeiro.
A ideia deu certo e, reivindicando a defesa da Seguraça Nacional contra a ameaça comunista, o golpe do Estado Novo foi aplicado. A legitimação autoritária do novo regime ocorreu com a , escrita por Francisco Campos.
-
-
"...ameaça fantasma." LUCAS E ALOISIO, vai falar isso para o nossos irmãos venezuelanos, cuja situação dispensa comentários.
Seu hipócrita, vai estudar sobre os efeitos devastadores causados pelo comunismo "ao redor do mundo", tire a cabeça do buraco!
-
A Era Vargas durou 15 anos, iniciando-se em 1930 e encerrando-se em 1945. Os anos do governo de Vargas foram divididos pelos historiadores em três fases, que são:
- Governo Provisório (1930-1934)
- Governo Constitucional (1934-1937)
- Estado Novo (1937-1945)