-
O documento na teoria das três idades pode ser Corrente, Intermediário e Permanentes (CIP). A alternativa letra "A" se refere a característica do documento não a teoria da idade, já a alternativa letra "D" se refere ao acesso ao documento. Na alternativa letra "E" funcional é todo o documento produzido pela adm. pública restando apenas letras "B" e "C". Como se trata da inauguração da capital do país e esta já ocorreu há mais de 50 anos, bem como tem caráter histórico, letra "C".
Gabarito: C
-
Pra mim questão errada, por informar que são documentos administrativos. documentos com valor adm estão relacionados a classificação de 1ª e 2ª idade, ou seja, correntes e intermediários, respectivamnete.
-
Os documentos são administrativos, mas perderam sua função administrativa, fiscal e legal. Portanto, são permanentes de valor histórico, cultural etc.
-
O caboclo é arquivista e não bibliotecário. Logo, ele nem trabalha com arquivo histórico. O "histórico" dele se chama permanente.
-
ARQUIVO PERMANENTE / DE TERCEIRA IDADE / PROPRIAMENTE DITOS
Guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, pois têm valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o estado e a sociedade.
Renato valentini
-
Escorreguei na pegadinha!!!
Deus conosco!!!
-
bate aqui se também escorregou na casca de banana
-
Eu acertei mais pelo fato de achar que valor histórico estava muito na cara, mas ao meu ver essa questão deveria ter sido anulada
-
Achei bem esquisita também
-
Na minha opinião, passível de anulação, pois conforme alguns materiais que estudei, permanente, histórico, inativo, estático são sinônimos, inclusive abordados em questões de bancas. Mas, levando em consideração a palavra permanente, dava pra desconsiderar o histórico e resolver a questão.
-
Temos 3 tipos de Arquivo: Corrente Intermediário e Permanente, que se diferenciam quanto ao valor.
O Arquivo Corrente tem valor PRIMÁRIO
O Arquivo intermediário tem valor SECUNDÁRIO
O Arquivo Permanente tem valor HISTÓRICO, PROBATÓRIO e INFORMATIVO
Acredito que essa seja a pegadinha. Não vejo como sinônimos
-
A questão é coerente, uma vez que que deixa explicito se tratar de documentos administrativos. Não se fala em arquivos de biblioteca ou museu. Portanto, só poderia mesmo ser arquivos permanentes.
-
INAUGURAÇÃO DE BRASÍLIA! MUITO TEMPO ATRÁS.... capital federal completa 57 anos
sabe quanto tempo leva para classificar na teoria das tres idades cada arquivo bro?
corrente = 1 ano
gerais = 5 a 10
intermediario = 20
permanente = 25 a 30
-
GABARITO C
Os documentos do arquivo permanente são aqueles que contêm valor cultural e histórico. Um documento admininstrativo referente à inauguração de BSB, possui valor histórico e vai estar no arquivo permanente.
-
Gabarito letra "C"
Vejam essa questão:
Nem todo documento passa para a fase permanente, apenas aqueles que, ao perderem o valor primário (administrativo, fiscal e legal), adquiram valor secundário (histório, probatório, cultural). No arquivo permanente, os documentos jamais serão eliminados. C
-
A questão ficou meia confusa, pois utiliza o termo técnico em arquivo e Biblioteca.
Um usuário solicita a consulta de documentos administrativos referentes à inauguração de Brasília. Então, o Técnico de Arquivo e Biblioteca lhe indica uma série de documentos
-
DEUS COMIGO, tanto o cargo da questão quanto o enunciado fala em Técnico de Arquivo e Biblioteca.
-
Olá, vi alguns comentários em que existe confusão devido ao termo Técnico em Arquivo e Biblioteca. Ora, isso não é problema nenhum, pois é o cargo da Câmara do DF.... Vejam que estão certa a letra c, pois é de acordo com a denominação técnica dos arquivos detentores de valor secundário/informativo/histórico: ARQUIVOS PERMANENTES.
Fonte: Cursinho virtual em https://www.udemy.com/arquivologia-teoria-e-questoes-para-concursos-publicos/
-
Apesar de ter acertado, concordo com alguns colegas: cabe anulação.
Independente da "pegadinha" contida no enunciado, duas alternativas estão corretas.
-
Marina Calixto Cunha, o Arquivo intermediário tem valor primário, não secundário. O valor secundário é dado apenas ao Arquivo de terceira idade, o Arquivo permanente.
-
Valor: Histórico / Administrativo, funcional
-
Os documentos que contêm informações sobre a inauguração de Brasília, provavelmente são de guarda permanente, ou seja, possuem valores históricos, probatórios, culturais ou informativos. Portanto, a resposta da questão seria a letra C.
a) é um tipo de valor secundário, assim como o probatório, cultural ou informativo, mas a questão estaria limitada a esse valor específico caso essa fosse a resposta correta.
b) é uma das fases do ciclo vital dos documentos, assim como o arquivo corrente e o permanente.
c) nos arquivos intermediários temos documentos de valor primário e que ainda não alcançaram o seu valor secundário. É por esse motivo que essa não é a alternativa correta.
d) todos os documentos devem ser classificados na origem e esse não seria um critério de busca do usuário.
e) os documentos funcionais representam funções administrativas, o que não é o caso do que o usuário procura.
Gabarito do Professor: C
-
Se é permanente, tem valor histórico. Questão ridícula.
-
Arquivo permanente: cuja guarda e definitiva em função de seu valor.
Gaba c
-
Arquivo permanente: cuja guarda e definitiva em função de seu valor.
Gaba c
-
Arquivo permanente
> É a terceira fase do ciclo de vida dos documentos
> São oriundos do arquivo corrente ou do arquivo intermediário
> Esses doc. perderam o valor primário, ou seja, não possui mais nenhum valor para as atividades da administração
> Possuem valor secundário: histórico, cultural, probatório e informativo e são guardados para fins científicos, sociais e culturais.
> Quando que existir na alternativa sinonimo e o nome que a grande parte da doutrina cita, nem pense escolha sempre a doutrina.
-
O nome da classificação de arquivo é permanente. O valor deste documento que é histórico.
-
Pegadinha glr
Permanente -> classificação
Histórico -> valor
GAB C