SóProvas


ID
2800777
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arquivo intermediário é um conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação.


Verifica-se que a afirmativa está

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    São documentos de segunda idade que aguardam destinação: arquivo permanente ou eliminação

  • Corrente: 1ª idade

    Intermediário: 2ª idade --> serão recolhidos para o arquivo permanente ou eliminados

    Permanente: 3ª idade

  • De acordo com a teoria das três idades (ou ciclo vital dos documentos), os documentos de arquivo passam por três fases, a depende de seu valor e uso para as instituições. Essas fases são:

     

    1 - Corrente (ou primeira idade)

    2 - Intermediária (ou segunda idade)

    3 - Permanente (ou terceira idade)

     

    Na fase corrente, os documentos estão sendo usados com bastante frequência, por isso devem ser arquivados próximo ao local de uso. Na fase intermediária, os documentos ainda são utilizados, mas com frequência reduzida. Para economizar espaço e custos com armazenagem, podem ser armazenados em locais mais distantes e menos recorridos. 

    Nem todo documento passa para a fase permanente, apenas aqueles que, ao perderem o valor primário (administrativo, fiscal e legal), adquiram valor secundário (histório, probatório, cultural). No arquivo permanente, os documentos jamais serão eliminados.

    -----
    Thiago

  • Corrente- 1ª idade

    intermediária- 2ª idade

    permanente- 3ª idade

  • Qual o erro da B?

  • prazo de guarda

    Prazo, definido na tabela de temporalidade e baseado em estimativas de uso, em que documentos

    deverão ser mantidos no arquivo corrente ou no arquivo intermediário, ao fim

    do qual a destinação é efetivada. Também chamado período de retenção ou prazo de retenção.

  • correta.

    8159
    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    corrente =1 idade

    intermediario = 2 idade

    permanente = 3 idade

    prazo de guarda(padrão)

    corrente = 1 ano

    centrais = 5 a 10

    intermediario = 20 anos

    permanente = 25 a 30 anos

  • Embora a resposta da letra "B" também esteja correta, nota-se que ela está incompleta, visto que a destinação dos documentos de um Arquivo Intermediário pode ser o "retorno" ao Arquivo Corrente, através de transferência dos documentos, dependendo da necessidade e frequência de uso, ou o "encaminhamento" através de recolhimento dos documentos ao Arquivo Permanente. Além dos casos abordados, pode ocorrer também a "eliminação" dos documentos através de uma TTD elaborada por uma Comissão de Avaliação de Documentos. A resposta correta e completa está na letra "E", Arquivos Intermediários possuem em seus acervos documentos de segunda idade.

  • Adonis Tassio , o erro da letra B está em dizer que o arquivo intermediário retorna ao corrente.

  • Arquivo intermediário não retorna ao corrente
  • um arquivo intermediário pode voltar ao arquivo corrente por meio do RETORNO,quando se fala em destinação entendemos que o arquivo ou vai para guarda permanente ou então eliminação

  • Adonis Tassio, arquivo intermediário não retorna para ser corrente. Ou se tornará permanente (3º idade) ou será eliminado.

  • LETRA E CORRETA

    CORRENTE ou 1º IDADE: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximo ao seu produtor/ acumulador, possuem valor primário. São arquivos ATIVOS.

     INTERMEDIÁRIO ou 2º IDADE: constituído por documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Nesta etapa os documentos aguardam o término do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente, ainda possuem valor primário.

     PERMANENTE ou 3º IDADE: formado por documentos de valor secundário, que devem ser guardados permanentemente, ou seja, não podem ser eliminados/ descartados de forma alguma em decorrência de seu valor probatório e/ou informativo para o Estado ou sociedade.

  • Qual o erro da letra B? Alguém sabe?

  • O Arquivo corrente, ou primeira idade/ativo, é formado por um conjunto de documentos com frequência de uso alta, composto de documentos de valor primário (administrativo/fiscal/legal) que estão cumprindo as funções pelas quais foram criados.

    O Arquivo intermediário, ou segunda idade/semi-ativo, é formado por um conjunto de documentos com frequência de uso reduzida, mas possível, de valor primário decrescente e possível valor secundário e que aguarda a sua destinação final. 

    O arquivo permanente, ou terceira idade, é composto de documentos com valor secundário (histórico/cultural/probatório/informativo).

    Após o resumo, a afirmação do examinador está correta, pois o arquivo intermediário é formado por documentos advindos do arquivo corrente através de transferência, com uso diminuído e que aguardam a sua destinação - que pode ser a eliminação ou guarda permanente.  Dito isso,  podemos eliminar as alternativas A, C e D, pois sabemos que temos uma afirmação correta e não incorreta.

    Analisando as alternativas B e E, temos:

    b) Incorreta, pois as destinações possíveis são: eliminação e guarda permanente. A alternativa diz que as possibilidades são guarda permanente ou retorno ao arquivo corrente. A guarda permanente de fato é possível, mas os documentos não retornam ao arquivo corrente. O que pode acontecer é a seguinte situação: o arquivo corrente (setores de trabalho) necessitam acessar a documentação por algum motivo. Esse acesso é permitido aos arquivos correntes por parte dos arquivos intermediários, mas não temos uma movimentação definitiva. O que temos aqui é um mero acesso. Dessa forma, o item está incorreto por incluir o retorno ao arquivo corrente como possibilidade de destinação. Errada.

    e) Sim, os arquivos intermediários também podem ser chamados de segunda idade ou semi-ativos. Certa

    Gabarito do Professor: E


  • Arquivo intermediário ou de segunda idade: documentos consultados com pouca frequência, aguardam destinação final, ou seja, serão recolhidos ao arquivo permanente, ou serão eliminados após determinado tempo.
  • GABARITO: E (PARA OS COLEGAS QUE NÃO SÃO ASSINANTES)

    DESTINAÇÃO DOS ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS: podem ser eliminados ou podem ser recolhidos para o arquivo permanente.

    SIMPLES ASSIM!

    FONTE: Prof. Ronaldo Fonseca

  • 2° IDADE (INTERMEDIÁRIO) VALOR PRIMÁRIO...............DOCUMENTOS QUE AGUARDAM DESTINAÇÃO FINAL (GUARDA PERMANENTE OU DESTRUIÇÃO).....................É DEPÓSITO TEMPORÁRIO ( TRANSITÓRIO), pois os documentos que estão no arquivo intermediário conservam a classificação que lhe foi dado no arquivo corrente

  • duas questões certas ! é pra deixar as gays loucas! pqp

  • Questão: O arquivo intermediário é um conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação.

    Destinação: A destinação é um conjunto de operações subsequentes à fase de avaliação, visando encaminhá-los à guarda temporária (transferência) ou permanente (recolhimento).

  • GABARITO: LETRA E

    ACRESCENTANDO:

    Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

    Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

    Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.