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ID
2801089
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A exemplo de toda a Europa, que viveu no Humanismo Renascentista um renovado interesse pelos textos clássicos – com ênfase na retórica, principalmente nas obras de Aristóteles, Cícero e Quintiliano –, também no Brasil, por influência de Portugal, a retórica foi muito difundida. Chegou aqui pelas mãos dos padres jesuítas, que vieram em 1549 e aqui permaneceram até 1759, ou seja, por 210 anos. Essa retórica aqui chegada, a mesma praticada à época em toda a Europa, caracteriza-se pelo que se costuma chamar de “ciceronianismo jesuítico”: os jesuítas confiam no poder da palavra, considerada um prolongamento da palavra divina.

      Um importante testemunho do tipo de retórica trazida ao Brasil pelos jesuítas é o Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira, em que o jesuíta defende que não se conseguem bons frutos com a palavra de Deus porque o pregador não sabe pregar, ou seja, não domina as estratégias da persuasão retórica. Nessa homilia, Vieira apresenta uma verdadeira aula de retórica:

      “Há de tomar o pregador uma só matéria; há de defini-la, para que se conheça; há de dividi-la, para que se distinga; há de prová-la com a Escritura; há de declará-la com a razão; há de confirmá-la com o exemplo; há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que hão de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer as dificuldades; há de impugnar e refutar com toda a força da eloquência os argumentos contrários; e depois disto há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar. Isto é sermão, isto é pregar; e o que não é isto, é falar de mais alto.”

(Adaptado de: MENDES, E. A. de M. “A retórica no Brasil: Um pouco da história”, Revista Latinoamericana de Retórica, mar. 2013, v. 1, n. 1, pp. 43-57) 

...o pregador não sabe pregar, ou seja, não domina as estratégias da persuasão retórica. Nessa homilia, Vieira apresenta uma verdadeira aula de retórica... (2°parágrafo)


Mantendo a clareza e, em linhas gerais, o sentido, o trecho acima encontra-se reescrito em um único período, com coesão e concisão, em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


    Significado de Homilia:

    Substantivo feminino. Prática que instrui os fiéis sobre a religião, principalmente em relação ao Evangelho.

    Sinônimo: Sermão.


    Sigamos!

    Bons estudos.



  • Dúvida, está correto o uso de "nessa" [em "Nessa homilia Vieira apresenta uma verdadeira aula de retórica:"] como elemento catafórico?

  • "O pregador não sabe pregar, uma vez que não domina as estratégias de persuasão, sobre as quais, nessa homilia, Vieira apresenta uma verdadeira aula de retórica."

    -

    Lembrando que houve concordância anafórica, observem:

    "[...] não domina as estratégias de persuasão, sobre as quais, nessa Homília, Vieira apresenta uma verdadeira aula de retórica"

    -

    Observem a distância que "AULA" está de "SOBRE AS QUAIS". Sinistro né?

    -> Aula SOBRE --> Sobre as quais --> Estratégias de persuasão = Aula sobre estratégias de persuasão (lendo de trás para frente)

    ------

    GABARITO: LETRA D

  • LETRA D

    Elisa Passos o "nessa" retoma Sermão da Sexagésima, só voltar ao texto e ler o parágrafo todo. Essa frase é só um recorte do texto.

  • Homilia: pregação em estilo familiar que busca explicar um tema ou texto evangélico.

    Fonte: dicionário.