SóProvas


ID
2801107
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em um discurso, a linguagem em conjunto com o tema devem concorrer para a finalidade pretendida. A relação entre esses dois domínios do texto recebe o nome de decoro, do latim decorum, que significa “adequação”. Foi assim da Antiguidade ao século XVIII, antes que românticos passassem a atribuir ao estilo do indivíduo uma importância capital. Desse modo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia comentar

  • Na verdade, essa questão pertence ao segmento da prova sobre Conhecimentos Específicos(?), não Português, como classificou o Qconcursos. Mas pela interpretação de texto dá pra se arriscar.

     

    A questão fornece dois enunciados-chave:

    1º) Em um discurso, o tema abordado, bem como a linguagem empregada para fazer isso devem ter mesma finalidade. Isso seria a “adequação” da linguagem ao tema exposto no discurso.

    2º) Após o século XVIII, essa lógica mudou com os românticos, que passaram a "atribuir ao estilo do indivíduo uma importância capital", isto é, fundamental, primordial. A esse "indivíduo", a questão não deixa claro se se trata daquele que emite o discurso ou de quem o recebe.

     

    Tendo isso, vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADA. Como a assertiva diz “atualmente”, parece ignorar o dito no 1º Enunciado, que abrange a lógica da Antiguidade até o século XVIII. Centrando-se apenas no 2º enunciado, ele não deixa claro se está falando do emissor ou receptor do discurso, o que poderia dar a entender que essa alternativa está correta. Mas se está a falar sobre eficácia do discurso –  que é, basicamente, se comunicar/expor uma ideia e se fazer entender –, depositar, meramente, a eficácia na imagem ou caráter do emissor não cumpre esse papel, tampouco é o que diz o enunciado segundo. Mais uma vez: estamos falando de discurso.

    B) ERRADA. Apesar de estar de acordo com o 1º enunciado, não atende o dito no 2º.

    C) CORRETA. Quando diz “A linguagem de um discurso deve levar em consideração não apenas o assunto”, a alternativa diz a linguagem deve se adequar ao tema do discurso, conforme prega o enunciado 1º. Mas a assertiva vai além: entendendo que o 2º enunciado possa estar falando sobre o receptor da mensagem, levar em conta a audiência no momento de proferir o discurso, adotando vocabulário e sintaxe que condigam com a realidade dos espectadores para que assim "seja passada a mensagem" sobre um tema, preenche a exigência desse segundo enunciado.

    D) ERRADO. Para que o público compreenda a mensagem e o discurso seja eficaz, não é preciso que o emissor tenha a opinião dos seus espectadores. Não é isso que os enunciados dizem.

    E) ERRADO. Erudição ou formalidade na transmissão do discurso não atribui ao indivíduo papel de importância, seja emitindo-o ou recebendo-o (2º enunciado), tampouco garante a “adequação” da linguagem ao tema exposto no discurso (1º enunciado).

     

    Não sei se me fiz entender, talvez esteja equivocado, mas foi a maneira mais coerente que encontrei de resolver.

     

  • obrigada Lucas valeu