SóProvas


ID
2801116
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto abaixo, de Ricardo Ramos, publicado em Circuito Fechado (1972):


Circuito Fechado 1


Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. [...] Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

(RAMOS, Ricardo. Circuito fechado. In: LADEIRA, Julieta de Godoy (org.). Contos brasileiros contemporâneos. São Paulo: Moderna 1994)


Depreende-se do conto Circuito Fechado que

Alternativas
Comentários
  • "Epifania do grego "epiphanéia", podendo ser traduzido literalmente como “manifestação” ou “aparição”, é uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização."

  • Letra D

    Quando o texto faz pouco sentido, escolhemos a resposta mais subjetiva possível.

  • iterar

    verbo

    1. transitivo direto fazer ou dizer novamente; repetir, reiterar.

    A resposta correta é a letra D) é construído predominantemente por substantivos de forma iterativa, o que pode sugerir o nexo entre circularidade e fechamento explicitado no título.

    Ou seja, esse monte de substantivos dá a entender, no final do texto, que ele repete (iterar) todos os dias essa mesma sequência de ações formando um sistema (circularidade e fechamento).

  • Gabarito: D

    A o encadeamento das ações atende a um critério fortuito, mitigando a ideia de submissão do homem à imperatividade do tempo. Não se pode dizer que as ações do personagem são fortuitas. Aparentemente, os substantivos visam demonstrar a rotina do sujeito.

    B visa, por meio do uso de apenas uma classe morfológica, revelar aspectos do cotidiano de um homem comum e suas epifanias. No texto, não há demonstração de nenhum tipo de epifania, que significa "Revelação manifestada a partir de algo inesperado; percepção intuitiva".

    C a ausência de verbos de ação reflete a inércia do personagem, preso em um cenário doméstico, imbuído de afetividade. Os substantivos do texto não demonstram inércia, pelo contrário, demonstram as ações do dia a dia por meio de objetos.

    D é construído predominantemente por substantivos de forma iterativa, o que pode sugerir o nexo entre circularidade e fechamento explicitado no título. Iterativo diz-se do "processo que se repete diversas vezes para se chegar a um resultado". Logo, é possível concluir que os substantivos usados no texto têm o intuito de demonstrar a rotina do personagem, desse processo que se repete todos os dias (o circuito fechado a que se refere o título).

    E em Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos [...] encontra-se o uso estilístico da gradação decrescente. Não se pode dizer que houve gradação decrescente. Esses substantivos poderiam estar em outra ordem de modo que a ação de "retirar as peças de roupa/calçado e por o pijama" poderia ser igualmente entendida.

  • O texto é construído com a utilização de alguns objetos da vida cotidiana que, morfologicamente, chamamos de substantivos. Desta forma, é possível perceber, no decorrer deste texto, uma ideia de rotina que se inicia pela manhã com: " Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete" e que se encerra no final do dia com: "Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro."


    D) é construído predominantemente por substantivos de forma iterativa, o que pode sugerir o nexo entre circularidade e fechamento explicitado no título.

    iterativo: repetitivo.


    Gabarito: D

  • Acredito que o erro da letra C não está no termo inércia, e sim na expressão imbuído de afetividade, pois como se pode perceber, esta não há. Quanto a inércia, acredito que ela esteja correta, haja vista que o cotidiano vivido pela personagem do conto pode ser traduzido como inércia na qual ele vive.

  • GAB: D


    O conto de Ricardo Ramos mostra a visão de alguém que se encontra imerso na rotina que o escraviza (construído por substantivos de forma iterativa) resultando no automatismo dos gestos, da vida.

    (...)

    Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos (...)

    Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo...

  • Mas que questão de mehda essa! O examinador estava chapaddo

  • só a graça estas questões de Redator!

  • Só eu que achei o texto muito top?

    Muito bom.