SóProvas


ID
2801158
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

A crise internacional do capitalismo, ainda em curso, provocada pela irresponsabilidade do sistema financeiro norteamericano, submergiu a economia internacional e, como desastre, representa o segundo grande marco da vitória histórica dos sistemas de interesse. O primeiro, a Queda do Muro de Berlim, ruiu como monumento às avessas, celebrando o fracasso da ousada tentativa de construir uma sociedade assentada sobre a solidariedade. Sem inovações institucionais [...] a futura nova sociedade serviu-se do abastardamento das instituições políticas predominantes nas democracias capitalistas, partidos e eleições, para ao final desvirtuar-se economicamente na contrafação do mercado negro, e politicamente na centralização e corrupção burocráticas. [...] Antes, na sequela da crise mundial de 1929, também originada nos Estados Unidos, deu-se o início de políticas sociais mais sistemáticas e consistentes, lá e na Europa. [...] O desastre iniciado em 2007, ao contrário, ocasionou o desmanche mundial da rede de proteção construída no último meio século. O medo do socialismo [...] havia desaparecido. [...] O socialismo não se manteve como opção realista ao capitalismo contemporâneo, e o mundo presencia, pela primeira vez a sério, um capitalismo sem competidores.

(Adaptado de: SANTOS, Wanderley Guilherme dos. A democracia impedida: o Brasil no século XXI, Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017, pp 129-130)


Nesse texto, é caracterizada uma análise

Alternativas
Comentários
  • A, B, C e E poderiam ser o gabarito.

    A banca escolheu a B

  • Gab: B

    Dá para responder com bases nesses dois trechos do texto.

     

    O primeiro, a Queda do Muro de Berlim, ruiu como monumento às avessas, celebrando o fracasso da ousada tentativa de construir uma sociedade assentada sobre a solidariedade. 

    O socialismo não se manteve como opção realista ao capitalismo contemporâneo, e o mundo presencia, pela primeira vez a sério, um capitalismo sem competidores.

  • O trecho que fala mais especificamente do Estado de Bem Estar Social é o seguinte:

    "Antes, na sequela da crise mundial de 1929, também originada nos Estados Unidos, deu-se o início de políticas sociais mais sistemáticas e consistentes, lá e na Europa. [...] O desastre iniciado em 2007, ao contrário, ocasionou o desmanche mundial da rede de proteção construída no último meio século."!

    Vejam só, a crise de 1929 criou as bases para a maior intervenção do Estado. Esse foi um processo que levou a expansão de programas sociais e regulação estatal em muitas partes do mundo. O Estado, e não o mercado, se tornou a força a guiar a economia de muitos países. A crise de 2008 foi na direção contrária. Agora, muitos Estados estavam inchados, endividados e sofrendo da lentidão do excesso de regulação. Assim como na década de 1980, vários países foram forçados a fazer reformas para diminuir a dívida e recuperar algum dinamismo. Isso passa por reformas nas redes de proteção social. Foi o caso da Itália, Grécia, Espanha, Portugal, e também é o caso do Brasil. Todos esses países sofrem de profundas crises fiscais e iniciaram esforços para cortar gastos e reformar seus sistemas de seguridade social.