SóProvas


ID
2801362
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A aplicação WWW é hoje uma das formas mais comuns de oferecer serviços. Todos os dispositivos cliente, de celulares a laptops e desktops, têm hoje diversos navegadores que permitem o consumo desses serviços de forma padronizada. Dois dos principais padrões que permitem essa grande ubiquidade de serviços web estão relacionados a:


(i) um protocolo para a recuperação das páginas armazenadas nos servidores;

(ii) a codificação dessas páginas.


Esses padrões são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    HTTP - O Hypertext Transfer Protocol, sigla HTTP (em português Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos. Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web.

    Hipertexto é o texto estruturado que utiliza ligações lógicas (hiperlinks) entre nós contendo texto. O HTTP é o protocolo para a troca ou transferência de hipertexto.

    Coordenado pela World Wide Web Consortium e a Internet Engineering Task Force, culminou na publicação de uma série de Requests for Comments; mais notavelmente o RFC 2616, de junho de 1999, que definiu o HTTP/1.1. Em Junho de 2014 foram publicados 6 RFC's para maior clareza do protocolo HTTP/1.1. Em Março de 2015, foi divulgado o lançamento do HTTP/2. A atualização deixará o navegador com um tempo de resposta melhor e mais seguro. Ele também melhorará a navegação em smartphones. 

    Para acedermos a outro documento a partir de uma palavra presente no documento actual podemos utilizar hiperligações (ou âncoras). Estes documentos se encontram no sítio com um endereço de página da Internet – e para acessá-los deve-se digitar o respectivo endereço, denominado URI (Universal Resource Identifier ou Identificador Universal de Recurso), que não deve ser confundido com URL (Universal Resource Locator ou Localizador Universal de Recurso), um tipo de URI que pode ser directamente localizado.

     

    HTML - é um editor de hipertextos, muito utilizado para criação de páginas online e aplicações de web. Em conjunto com o CSS e Javascript, eles formam as pedras principais para a World Wide Web. Todos os navegadores atuais recebem documentos em HTML que são processados renderização e apresentação do conteúdo online. O nome HTML é uma abreviação para a expressão inglesa de HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto.

    A tecnologia é fruto da junção entre os padrões HyTime e SGML, que não são mais utilizados.

    HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermídia e conteúdo baseado em tempo. Um documento é visto como um conjunto de eventos concorrentes dependentes de tempo (como áudio, vídeo, etc.), conectados por hiperligações. O padrão é independente de outros padrões de processamento de texto em geral.

    SGML é um padrão de formatação de textos. Não foi desenvolvido para hipertexto, mas tornou-se conveniente para transformar documentos em hiper-objetos e para descrever as ligações.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !