SóProvas


ID
280141
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Depois de 148 Dias... ... Chega o 1º Dia Livre de Impostos.

De cada 1.000 reais que um brasileiro recebe de salário, 400 são consumidos pelos impostos.

In: Revista Veja, 2/6/2010, p. 207.

Assinale a alternativa correta sobre a situação tributária brasileira.

Alternativas
Comentários
  • A) Errado. O IR não é o único imposto cobrado pelo governo federal.

    B) Errado. A mini-reforma tributária não eliminou os impostos cobrados em duplicidade pelos estados e municípios.

    C) Correto. O nível dos serviços públicos no Brasil está muito aquém do desejável pela população.

    D) Errado. A CPMF não está mais em vigor no país desde final de 2009 e seus recursos arrecadados não eram completamente destinados para a área de saúde.

    Bons estudos!
  • A alternativa (A) está errada, pois existem diversos impostos, além do IRPF, que são cobrados pelo governo federal, como, por exemplo, o imposto sobre produtos industrializados (IPI).


    A alternativa (B) está errada, pois as propostas de reforma tributária não foram levadas a cabo.


    A alternativa (C) está correta. A carga tributária bruta no Brasil é bastante alta, cerca de 35%, sendo comparável a de países desenvolvidos, como Reino Unido e Canadá. Entretanto, os serviços públicos prestados no Brasil são geralmente de baixa qualidade e, em alguns casos, inexistentes.


    A alternativa (D) está incorreta. A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) não existe mais desde 2007. Ela vigorou entre 1997 e 2007, quando o Senado rejeitou sua prorrogação.





  • a) ❌ Existem diversos impostos, além do IRPF, que são cobrados pelo governo federal, como, por exemplo, o imposto sobre produtos industrializados (IPI).

    b) ❌ As propostas de reforma tributária não foram levadas a cabo.

    c) ✔️ A carga tributária bruta no Brasil é bastante alta, cerca de 35%, sendo comparável a de países desenvolvidos, como Reino Unido e Canadá. Entretanto, os serviços públicos prestados no Brasil são geralmente de baixa qualidade e, em alguns casos, inexistentes.

    d) ❌ A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) não existe mais desde 2007. Ela vigorou entre 1997 e 2007, quando o Senado rejeitou sua prorrogação.

     

    Autor: Melina Campos Lima , Profª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFR