-
RESPOSTA CERTA.
A CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS CORRENTES, CONSISTE EM IDENTIFICAR O CONTEÚDO DO DOCUMENTO E SELECIONAR A CATEGORIA DE ASSUNTOS NOS QUAIS DEVERAM SER RECUPERADOS (PODENDO SER AGRUPADOS ESSES ASSUNTOS DE ACORDO COM SUA ATIVIDADE, FUNÇÃO E ESTRUTURA) O PLANO DE CLASSIFICAÇÃO É UM INSTRUMENTO AUXILIAR NAS ATIVIDADES DE GESTÃO, POIS ESTABELECE A ORDENAÇÃO INTELECTUAL E FÍSICA DOS DOCUMENTOS EM UM ARQUIVO CORRENTE, PERMITINDO UM ARQUIVAMENTO CORRETO DOS DOCUMENTOS
-
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA
-
Certo.
Segue resumo da aula do prof Ronaldo Fonseca (Estratégia):
Principio da Organicidade - Os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas. Esse principio é uma característica muito importante a qual define os documentos arquivísticos, sem ela um documento não é arquivístico. Aula 1 Arquivologia Estratégia concursos pág 21
-
GAB: CERTO
- PROVENIÊNCIA : NÃO DEVE MISTURAR OS FUNDOS DOS ARQUIVOS " MÃE DOS PRINCÍPIOS¨
- ORGANICIDADE : OS DOCUMENTOS DEVEM REFLETIR A ESTRUTURA EM SUAS RELAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS
- INDIVISIBILIDADE ou integridade: : NÃO SE DEVE DIVIDIR, MUTILAR OS DOCUMENTOS
- UNICIDADE: CADA DOCUMENTO É ÚNICO NO CONTEXTO EM QUE FOI PRODUZIDO
- CUMULATIVIDADE OU NATURALIDADE: OS DOCUMENTOS DE ARQUIVO SÃO UMA FORMAÇÃO PROGRESSIVA, ORGÂNICA E NATURAL
- TERRITORIALIDADE: OS ARQUIVOS, EM REGRA, DEVEM SER ARQUIVADOS NO LUGAR ONDE FORAM PROGREDIDAS
- PERTINÊNCIA: LEVAR EM CONSIDERAÇÃO APENAS O ASSUNTO, DESCONSIDERANDO A PROVIDÊNCIA ¨DESUSO¨
- REVERSIBILIDADE : AS AÇÕES NOS ARQUIVOS PODEM SER REVERTIDOS, CASO NECESSÁRIO.
- Ordem primitiva/ ordem original: Os documentos devem ser mantidos segundo a ordem original/SEQUÊNCIA RIGOROSA dada pelo produtor.
Fonte: Um colega aqui do QC, o qual esqueci o nome...
-
>>> Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:
=> Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
=>Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
=>Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
=>Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
=>Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
fonte:https://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-judiciario-tre-acre/teoria-arquivistica-principios.html
-
RESOLUÇÃO Nº 1, DE 18 DE OUTUBRO DE 1995
Art. 1º - Os órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos, como decorrência de um programa de gestão de documentos, deverão organizar seus arquivos correntes com base em métodos de classificação, que considerem a natureza dos assuntos dos documentos resultantes de suas atividades e funções.
-
"Os órgãos públicos deverão organizar seus arquivos correntes com base em métodos de classificação ( PLANO DE CLASSIFICAÇÃO) que considerem a natureza dos assuntos dos documentos resultantes de suas atividades e funções.
ORGANIZAR/ SEPARAR/ORDENAR - =>Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, FUNÇÕES e ATIVIDADES da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
o plano de classificação leva em consideração FUNÇÕES e ATIVIDADES.
-
GABARITO: CERTO
Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.
O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes, intermediários e permanentes (ele é considerado a base da arquivística).
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
A organização de arquivos é o armazenamento do mesmo no seu local de guarda, com base em critério objetivo e padronizado, pois deve ser tanto possivelmente executada por qualquer colaborador quanto facilitar a busca e localização dos documentos quando necessário.
Os critérios de organização de documentos também devem refletir, tanto quanto possível, a classificação dos documentos, que reflete a relação entre estes e as atividades que os geraram.
além disso, esta é uma das determinações do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ para os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Arquivos, ou seja, os órgãos públicos. Tal determinação está inserida em sua Resolução nº 01, de 18 de outubro de 1995.
Gabarito do professor: Certo.
-
Ano: 2018 Banca: Quadrix
Órgão: Conselho Federal de Biologia
Com relação à gestão arquivística de documentos, julgue o item.
A classificação de documentos de arquivo deve ser feita identificando‐se o assunto ou tema do documento. Errado.
Não parece uma contradição.