-
Plano de Destinação (para organizar a importância) ------------------> Aplicação da tabela de temporalidade (Eliminação ou guarda permante).
-
GAB: CERTO.
Outra questão para reforçar o entendimento:
Q293539 - Ano: 2013 Banca: ESAF Órgão: DNIT Prova: Analista Administrativo - Área Administrativa
As massas documentais acumuladas são comuns nas organizações públicas brasileiras. Uma das primeiras intervenções arquivísticas é feita a partir da função avaliação. Nesse caso, o instrumento de avaliação a ser utilizado na massa documental acumulada é o:
d) plano de destinação.
-
MASSAS DOCUMENTAIS: O melhor é o PLANO DE DESTINAÇÃO.
-
A TABELA DE TEMPORALIDADE determina PRAZOS e condições de GUARDA, tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de arquivos CORRENTES e INTERMEDIÁRIOS.
---> O PLANO DE DESTINAÇÃO de documentos é utilizado para NEUTRALIZAR os efeitos de uma acumulação (MASSA DOCUMENTAL) indevida não tratada. Desta forma um arquivo corrente que seja organizado e que tenha seu ciclo vital determinado por um tabela de temporalidade NÃO gerará uma massa documental acumulada.
OBS: Os documentos de arquivo permanente NÃO podem ser ELIMINADOS, logo, o prazo de guarda só ocorre nas fases corrente e intermediária.
-
Alguém poderia citar literatura e/ou fontes que tratem de maneira mais detalhada sobre "PLANO DE DESTINAÇÃO"?
-
Felipe, procura materiais do estratégia.
-
Qual a diferença entre o Plano de Classificação para o Plano de Destinação?
-
por favor peçam comentários do professor. não estou entendo para que serve esse plano de destinação.
-
PLANO DE DESTINAÇÃO: Aponta se o doc vai ser eliminado ou recolhido.
-
quadrix e seus conceitos.
-
Gabarito (Certo)
Avaliar o prazo de guarda ---> Tabela de temporalidade
Avaliar as massas documentais ---> Plano de destinação
Plano de Destinação - Instrumento utilizado para tratar massa documental acumulada, ou seja, aqueles documentos que não tiveram tratamentos adequados (lembrando que isso não ocorreria se houvesse sido aplicado corretamente a tabela de temporalidade e houvesse uma adequada organização). Indicar o destino que se deva dar / o que deve ser feito com os documentos da repartição, permite que, em decorrência da avaliação, se encaminhe os documentos à guarda temporária ou permanente, à eliminação e/ou à reprodução. Esquema no qual se fixa a destinação dos documentos.
Plano de classificação – na organização de um arquivo, é um plano que estabelece a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente, é elaborado de acordo com as atividades exercidas pelo órgão fazendo com que, com este plano, a operacionalização da gestão de documentos seja eficiente. Do contrário, sem este plano, a gestão de documentos seria uma zona. Portanto, podemos dizer que um plano de classificação é um instrumento auxiliar (técnico) das atividades de gestão (permitindo o arquivamento correto dos documentos).
Tabela de Temporalidade – Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação. É elaborada por uma Comissão permanente de Avaliação (afinal, a tabela de temporalidade é fruto da avaliação) de documentos ou uma Comissão de Análise de Documentos e necessita de aprovação por autoridade competente para ser aplicada.
Fonte: meu resumo construído com base em PDFs, livros e questões.
-
Uma massa documental acumulada pode ser entendida como um conjunto de documentos produzidos por uma instituição, que não recebeu tratamento arquivístico desde a origem e, dessa forma, não se sabe quais documentos fazem parte desse conjunto, se eles podem ou não ser eliminados, por quanto tempo devem ser guardados, qual o estado de conservação, qual o volume documental, entre outras informações.
O que uma tabela de temporalidade faz é definir por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental.
O Plano de destinação, por sua vez, analisa se os documentos devem ser eliminados ou guardados permanentemente.
No caso de uma massa documental, é preferível que se use o plano de destinação para separar o joio do trigo, ou seja, separar o que pode ser eliminado do que deverá ser recolhido ao arquivo permanente. Dessa forma, o que restar, receberá o tratamento adequado. Essa opção é melhor porque se chegou-se ao ponto do conjunto documental tornar-se uma massa documental acumulada, quer dizer que a maioria dos seus documentos poderão ser eliminados, já que estão reunidos há um tempo considerável. Dessa forma, o trabalho de classificação e aplicação da tabela de temporalidade poderá ser aplicado em uma parcela menor, já que o plano de destinação fará com que esse volume documental diminua.
Gabarito do Professor: Certo.
-
CERTO
O plano de destinação se difere da tabela de temporalidade. Além de não apresentar prazos de guarda, como na tabela, o plano de destinação é aplicado a documentos não tratados ou não abrangidos pela avalição de documentos.
Massa documental refere-se a um conjunto de documentos não tratados.
Vejam outra questão sobre o assunto:
Q967341 - Para as massas documentais acumuladas, o instrumento de avaliação utilizado é a tabela de temporalidade. ERRADO
-
Gabarito Certo
- Avaliar o prazo de guarda → Tabela de temporalidade.
- Avaliar as massas documentais acumuladas → Plano de classificação.
Tabela de Temporalidade: instrumento de avaliação que determina prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários ou recolhidos aos arquivos permanentes com critérios para microfilmagem e eliminação.
Plano de Classificação: classifica os documentos na fase corrente, representa a atribuição e um código ao documento conforme o assunto nele tratado facilitando a sua localização.