SóProvas


ID
2802037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Julgue o seguinte item, a respeito de lesões produzidas por projéteis de arma de fogo.


Situação hipotética: Em uma perícia cadavérica de vítima de disparo de arma de fogo único no crânio, observou-se que o núcleo havia se separado da respectiva camisa. Esses elementos balísticos foram recolhidos para exame; entretanto, um deles se perdeu. Assertiva: Nessa situação, a perda pericial será maior, caso o extravio seja da camisa.

Alternativas
Comentários
  • Porque as estrias ficam na camisa (comprometendo posterior e eventual exame de confronto balístico)?

  • O projetil encamisado é composto de uma camisa, que fica externa e é feita de material mais duro, e de um núcleo, feito de material mais macio.

    O cano da arma, salvo no caso das armas de alma lisa (espingardas), possui um raiamento interno. 

    Após o disparo, a camisa do projétil passa pelo cano e fica com as marcas do raiamento deste.

    Essas marcas na camisa do projétil possibilitam um posterior exame de confronto balístico com outro projétil disparado da mesma arma.

  • A camisa de um projétil consiste, em regra, em um revestimento metálico presente em alguns projéteis. Se cobrir toda a superfície do projétil terá o nome de projétil encamisado. Caso cubra parte dela, semiencamisado.

    A camisa de um projétil é de suma importância para a realização do confronto balístico e verificação de qual arma foi utilizada.

    GABARITO DO PROFESSSOR: CORRETO



  • Alternativa Correta.

    Apenas lembrando, para fins teóricos:

    O termo "camisa" também pode ser chamada de "estojo" (se restar dúvidas coloca no google "partes do cartucho de munição").

    E o termo "núcleo" também pode ser chamado de "projetil" (o termo "bala" esta errado).

  • Lima Samara estojo não tem nada a ver com camisa. Vá estudar!
  • Resposta certa é a do Alexandre Pimentel

  • CORRETO.....

    COMENTÁRIO DA PROFESSOR DO QC...

    A camisa de um projétil consiste, em regra, em um revestimento metálico presente em alguns projéteis. Se cobrir toda a superfície do projétil terá o nome de projétil encamisado. Caso cubra parte dela, semiencamisado.

    A camisa de um projétil é de suma importância para a realização do confronto balístico e verificação de qual arma foi utilizada.

    GABARITO DO PROFESSSOR: CORRETO

  • Em alguns casos, a massa do projétil é envolta em um material duro denominado camisa.

    Para fins de identificação, a camisa do projétil mantém as deformações normais, dentre as quais a estriação lateral fina, que permite IDENTIFICAR A ARMA, enquanto o núcleo mantém as deformações periódicas e acidentais do projétil, que permitem estimar defeitos na arma ou o trajeto do tiro. Logo, a camisa provê dados balísticos de maior relevância pericial, visto que a perícia objetiva o IDENTIFICAR autor crime, bem como o instrumento utilizado.

  • A camisa de um projétil (estojo) consiste, em regra, em um revestimento metálico presente em alguns projéteis. Se cobrir toda a superfície do projétil terá o nome de projétil encamisado. Caso cubra parte dela, semiencamisado.

    A camisa de um projétil é de suma importância para a realização do confronto balístico e verificação de qual arma foi utilizada.

  • Lima Santana, quero pensar q vc não está mal intencionado dando orientações equivocadas. Cautela no q vc posta aki no qc.

  • Alexandre Pimentel, excelente.

  • e eu achando que era "camisa" mesmo de vestir kkkk

  • Estojo é diferente de Camisa. Camisa compõe o projétil junto com o núcleo.

    O estojo não passa pelo cano, assim não recebe marcas das raias. Ele é descartado pela pistola saindo pela janela da câmara após o disparo da arma.

    O projétil (camisa e núcleo) passa pelo cano, sendo que como a parte externa do projétil chama-se camisa, é nela que ficam as marcas das raias.

    Imagem da aula do Qconcursos abaixo:

    https://docplayer.com.br/docs-images/98/136183808/images/13-1.jpg

  • Quando falou núcleo e camisa eu pensei que a cabeça tinha voado no tiro.

  • CERTO

    Muitas comentários equivocados .

    Vamos ao X da questão.

    A assertiva fez referência um tipo especial de munição chamadas de projétil encamisado, em inglês "full metal jacket" abreviado para FMJ, nesse tipo de projétil existe um núcleo macio (geralmente chumbo) envolto em uma "concha" externa ("camisa") de metal mais duro, como cobre, latão, cuproníquel ou, menos comumente, um liga de aço.É nessa estrutura chamada de CAMISA que ficam registradas a impressão digital da arma ( Desde que não seja de alma lisa).

    Obs: Informação passada por um amigo armeiro !!

  • Eu pensando: o que mulesta tem haver o tiro na cabeça com o cara ter perdido a camisa?

    Ele tava com a camisa amarrada na cabeça quando levou o tiro aí ela voo?

  • É na camisa que se deixa o raiamento(impressão digital da arma de alma raiada)> Sem ela>prejudia perícia de qual cano o projétil saiu...

  • sim, pq é na camisa que fica o raiamento! PONTO, sem enrolação, questão respondida

  • Eu imaginando o crânio voando pra um lado e a camisa (roupa) voando para outro KKKKKKKKK

  • A camisa de um projétil consiste, em regra, em um revestimento metálico presente em alguns projéteis. Se cobrir toda a superfície do projétil terá o nome de projétil encamisado. Caso cubra parte dela, semi-encamisado.

    • A função da camisa ou jaqueta é evitar incrustações de chumbo no cano e na câmara.
    • Esse revestimento é geralmente feito por uma camisa de latão