SóProvas


ID
2802058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No que se refere à medicina legal, julgue o item que segue.


Caso uma pessoa seja encontrada morta, pendurada por uma corda envolta em seu pescoço, mas com os joelhos semifletidos e os pés tocando o chão, deve-se excluir a hipótese de suicídio por enforcamento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    Suspensão atípica ou incompleta, se é apoiado pelos pés, joelhos ou outra parte qualquer do corpo. Antigamente, não se admitia o enforcamento por suspensão incompleta; somente após o suicídio do Príncipe Condé, passou-se a aceitar tal possibilidade. Esta forma de enforcamento não é tão rara quanto se imagina.

    Fonte: Medicina legal / Genival Veloso de França. - 10. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

  • Chamado de enformacamento incompleto que se diferencia do atipico que nada tem haver com suspensão mas o tipo de nó, que fica localizado na parte frontal do laço.

  • “Chama-se de suspensão típica ou completa aquela em que o corpo fica totalmente sem tocar em qualquer ponto de apoio: e suspensão atípica ou incompleta, se é apoiado pelos pés, joelhos ou outra parte qualquer do corpo. Antigamente, não se admitia o enforcamento por suspensão incompleta; somente após o suicídio do Príncipe Condé, passou-se a aceitar tal possibilidade. Esta forma de enforcamento não é tão rara quanto se imagina.” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.356

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • São múltiplos os locais que servem como ponto de apoio para prender o laço, desde telhados, ramos de árvores, trinco de portas, entre outros.

    Chama-se de suspensão típica ou completa aquela em que o corpo fica totalmente sem tocar em qualquer ponto de apoio; e suspensão atípica ou incompletaquando se apoia parcialmente os pés, joelhos, ou qualquer outra parte do corpo.

  • A FUNCAB TAMBÉM O CHAMA DE ENFORCAMENTO PARCIAL.

  • ERRADO: No enforcamento, o peso do próprio corpo da vítima é que traciona o nó. Se a tração do nó for qualquer outra forma que não seja o peso do corpo da vítima, será observado um estrangulamento, como as próprias mãos do agressor apertando o laço. No enforcamento o corpo pode estar totalmente suspenso ou apoiado parcialmente sobre o solo e não há necessidade de todo o peso do indivíduo para que ela ocorra.

    fonte: minhas anotações aulas André Uchôa

  • Chama-se de suspensão típica ou completa aquela em que o corpo fica totalmente sem tocar em qualquer ponto de apoio: e suspensão atípica ou incompleta, se é apoiado pelos pés, joelhos ou outra parte qualquer do corpo.

    Antigamente, não se admitia o enforcamento por suspensão incompleta; somente após o suicídio do Príncipe Condé, passou-se a aceitar tal possibilidade.

    Esta forma de enforcamento não é tão rara quanto se imagina.”

    Fonte: FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.356 - GABARITO DO PROFESSOR DO QC: ERRADO

  • Enforcamento imparcial

  • Enforcamento imparcial? esse tipo é novidade para mim.

  • Wladimir Herzog que diga... o tal de seu "suicídio" com os pés no chão e a cabeça voltada para o lado do nó.

  • Enforcamento

    Completo: O corpo não fica apoiado no chão, provocando sulco mais evidente, profundo.

    Incompleto: O corpo permanece apoiado no chão, basta o peso da cabeça para causar a morte. Durante muito tempo se pensou que esse tipo de enforcamento não indicava suicídio, mas homicídio, hoje se sabe ser perfeitamente possível morrer por enforcamento mesmo tendo o corpo apoiado no chão.

    Típico: O nó do laço fica na parte posterior do pescoço – nuca.

    Atípico: O nó do laço fica em qualquer parte diferente da posterior, ex: anterior – garganta ou lateral. Chama-se ALÇA o laço que se forma em volta do pescoço.

  • ENFORCAMENTO geralmente apresenta sulco único, acima da laringe (no alto), de profundidade variável, apergaminhado, tendo uma interrupção na proximidade do nó, sendo mais profundo na parte da alça, apresentando DIREÇÃO OBLÍQUA ASCENDENTE.

    Quanto aos TIPOS DE ENFORCAMENTO:

    A) TÍPICO- nó está situado atrás do corpo da vítima;

    B) ATÍPICO- mais raro, se dá quando o nó está localizado na lateral ou na parte frontal do corpo da vítima;

    C) COMPLETO- corpo está totalmente suspenso não havendo contato com o solo;

    D) INCOMPLETO- corpo da vítima, de algum modo, toca o solo, seja encostando os pés, joelhos ou o abdômen.

  • Enforcamento incompleto

  • Não existe no mundo real
  • Trata-se de hipótese de enforcamento incompleto, segundo o qual o corpo da vítima toca, de alguma forma, o solo, seja através dos pés, dos joelhos ou até mesmo do abdômen. (Wilson Luiz Palermo Ferreira).

  • ENFORCAMENTO: Constrição do pescoço com fio, laço, sem utilização das mãos fazendo força. O próprio corpo aperta o laço. Ex: Suicida que amarra ponta de uma corda em uma árvore alta e com a outra ponta faz um laço e amarra ao redor do seu pescoço. Ao pular, o peso do seu próprio corpo o enforcará.

             (i) Completo: Todo o corpo fora do chão

             (ii) Incompleto: Alguma parte do corpo encosta no chão