SóProvas


ID
2802097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No que se refere à genética forense, julgue o próximo item.


Tanto a mutação quanto o polimorfismo constituem alteração na sequência do DNA, mas o segundo não implica modificação da expressão gênica; apesar disso, a análise dos polimorfismos pode contribuir para a identificação de uma pessoa.

Alternativas
Comentários
  • "As mutações podem afetar todas as células do organismo, mas as que interessam para a prática forense são somente aquelas que comprometem as células germinativas, produtoras de gametas, uma vez que serão transmitidas de uma geração à outra. (...) Caso um "locus" tenha dois ou mais alelos cujas frequências ultrapassem 1% da população, esse "locus" é dito polimórfico (com muitas formas). Em geral, a presença de "locus" polimórfico é denominada polimorfismo. Enquanto a mutação implica uma alteração na sequência do DNA, que resulta em uma modificação da expressão gênica, o polimorfismo, embora constitua, igualmente, uma alteração na sequencia de DNA, não acarreta tal mudança. Todavia, contribui para a identificação de uma pessoa porque seus diferentes tipos consistem em características estruturais do DNA." HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p.80 e 81

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO



  • Polimorfismos de significado médico: grupo sanguíneo ABO e Rh, sistema alfa, antitripsina sérica.

    Estudar a variação nas proteínas em vez de estudar o DNA que as codifica: é o produto proteico de um alelo polimórfico, e não a própria mudança da sequência de DNA, que em geral é responsável por fenótipos diferentes e, portanto, provavelmente dita como algumas variações genéticas afetam a interação dos indivíduos com o ambiente.

    Os alelos polimórficos em regiões reguladores também podem ser importantes na determinação do fenótipo, afetando a regulação transcricional dos genes.

    Qualquer pessoa tem a possibilidade de ser heterozigota para alelos que determinam polipeptídios estruturalmente diferentes em cerca de 20% de todos os loci. Quando comparamos pessoas de grupos éticos diferentes, e mesmo frações maiores de proteínas, observados que elas exibem polimorfismos detectáveis.

    Individualidade genética: um grau marcante de individualidade bioquímica existe dentro da espécie humano em sua constituição de enzimas e outros produtos gênicos. Além disso, como os produtos de muitas das vias bioquímicas codificadas interagem, podem concluir que cada pessoa, independentemente de seu estado de saúde, tem uma constituição única geneticamente determinada e, portanto, responde de modo único a influencias ambientais, dietéticas e farmacológicas.

  • acredito q a anulação tenha sido pq o polimorfismo é uma mutação com freq maior q 1% na pop. A diferença ñ ta em afetar a expressão pq ambos são mutações e podem ou n afetar a expressão... apesar de as mutações q afetam expressão de forma negativa tendem a ser mais rarar pela própria seleção