SóProvas


ID
2802124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à psicopatologia forense.


Em casos de psicopatia, observa-se mais o uso de violência instrumental do que o de violência reativa, a qual é mais própria dos transtornos da personalidade.

Alternativas
Comentários
  • Violência Instrumental - tem um objetivo claro e definido.

    Violência reativa - é perpetrada a partir da emoção.


    Pesquisas recentes validaram a antiga crença de que psicopatas têm maior probabilidade de perpetrar violência instrumental do que agressores não psicopatas, e têm menos probabilidade de experimentar excitação emocional. Outras pesquisas demonstraram que os psicopatas são capazes de infligir danos sérios direcionados para o objetivo devido à sua falta de normas socializadas, culpa e remorso.


    Fonte de consulta: Psicologia Forense: Pesquisa, Prática Clínica e Aplicações. Autor: Matthew T. Huss. (Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=lvvzlEYoNvAC&pg=PA99&lpg=PA99&dq=viol%C3%AAncia+instrumental+e+viol%C3%AAncia+reativa&source=bl&ots=PmBTSKQnQd&sig=9MiiidmQe5aM0WNtLSZT8yQE2Zo&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwjszvbg67LeAhWCTZAKHa3KBncQ6AEwAnoECAcQAQ#v=onepage&q=viol%C3%AAncia%20instrumental%20e%20viol%C3%AAncia%20reativa&f=false>. Consulta: 01/11/18).

  • "Outra distinção no comportamento violento dos psicopatas é quanto à natureza da sua violência geral da sua violência. Um aspecto da violência psicopática é a diferença entre violência instrumental e reativa. Violência instrumental é a violência que tem um objetivo claro definido ou é planejada e a violência reativa é perpetrada a partir da emoção. Se você está planejando assassinar sua esposa ou parceira porque quer receber o dinheiro do seguro, essa é uma violência instrumental. Se você chega em casa e encontra sua esposa ou parceira com o carteiro e, em um ataque de raiva, pega o bibelô que está sobre a penteadeira e começa a esmurras a cabeça do carteiro, isso seria uma violência reativa. A crença é muito antiga é de que os psicopatas são mais prováveis de perpetrar violência instrumental do que outros não psicopatas ou outros agressores em geral (Cleckley, 1941). Pesquisas mais recentes validaram de um modo geral essas crenças teóricas. Williamson, Hare e Wong (1987) encontraram que os psicopatas tinham maior probabilidade de perpetrar violência instrumental do que os agressores não psicopatas, e tinham menos probabilidade de ter experimentado excitação emocional em uma amostra canadense de infratores". HUSS. Matthew, T. Psicologia Forense: Pesquisa, prática clínica e aplicações, 2011. Artmed, p. 99 e 100

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • psicopatia

    comportamento antissocial, diminuição empatia/remorso e baixo controle muitas vezes sao pessoas frias e calculistas

    Violência Instrumental

    É planejada não impulsiva, comportamento agressivo premeditado e controlado ( assalto a banco)

  • psicopatia não e doença mental mas sim distúrbio de personalidade.

  • PSICOPATA É UM TIPO DE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE. QUESTÃO RUIM