SóProvas


ID
2802130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

    Um trabalhador de quarenta e oito anos de idade morreu após ter caído de um barracão com uma altura de três metros. O caso aconteceu em uma fábrica localizada em área industrial. O corpo de bombeiros foi até o local para atender a vítima, que havia batido a cabeça na queda e estava inconsciente. Equipes da polícia militar e do Instituto Geral de Perícias (IGP) da cidade onde ocorreu o acidente também atenderam à ocorrência.

Considerando as informações do texto anterior, julgue o próximo item, a respeito de infortunística.

Para fins de classificação em infortunística, casos como o citado nesse texto são exemplos de acidente típico.

Alternativas
Comentários
  • A infortunística é a parte da Medicina Legal que estuda os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.

  • típico:comum

    atípico: incomum


    é bastante comum morte por queda

  • é comum a queda no ambiente da construção civil? sim

    e no escritório? só se for de cargo

  • Tipico:o que ocorreu no ambiente de trabalho,e relacionado ao trabalho.


    De trajeto:o q ocorreu no caminho para o trabalho/casa ou casa/trabalho.

  • GABARITO CERTO


    Infortunística é a parte da Medicina Legal que estuda os acidentes do trabalho, as doenças profissionais e as doenças do trabalho (França, 2001; Croce e Croce Júnior, 2007).


    bons estudos

  • "O acidente típico, para Hertz J. Costa, é um “acontecimento brusco, repentino, inesperado, externo e traumático, ocorrido durante o trabalho ou em razão dele, que agride a integridade física ou psíquica do trabalhador”. (COSTA, 2003).

    Em termos mais simples, entende-se por acidente típico aquele que ocorre no horário de trabalho e no local de trabalho, como, por exemplo, durante a utilização rotineira de máquinas no trabalho, sendo este um dos casos mais comuns.

    Da análise do artigo 19 da Lei nº 8.213/91, verifica-se que consta expressamente a exigência de que o evento danoso decorra do exercício do trabalho a serviço do empregador, ou seja, que haja relação de causa e efeito, o que é mais conhecido por nexo de causalidade, conforme ensina Octavio Bueno Magano “Não são os riscos gerais a que se sujeitam todos os cidadãos que caracterizam o acidente do trabalho, mas sim os riscos específicos decorrentes do exercício do trabalho.” (MAGANO, 1976)

    Tal distinção se faz necessária porque o trabalhador pode ser vítima de acidente a qualquer momento e em qualquer lugar, até mesmo enquanto realizam seus afazeres domésticos em casa ou ainda em um momento de lazer, situações em que não se vislumbra o nexo causal com o trabalho. O acidente atípico, ou doença ocupacional, são classificadas em doença profissional e doença do trabalho, sendo ambas equiparadas a acidente do trabalho, conforme previsão contida no artigo 20 da Lei nº 8.213/91". Fonte: https://jus.com.br/artigos/54905/classificacoes-do....


    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO




  • infortunística é a parte da Medicina Legal que estuda os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.

    A definição de acidente do trabalho está expressa no artigo 19 da lei 8213 /91: Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador...Desde que seja comprovado por meio de laudos e pareceres que a empresa ou terceiro sejam responsáveis pelo acidente de trabalho por serem negligentes.

    São 3 os tipos de acidentes de trabalho:

    Típico

    Este é o tipo de acidente mais comum, e acontece dentro da empresa durante o horário de expediente. É o caso, por exemplo, de quando o trabalhador cai de uma escada ou se machuca ao manusear um equipamento pesado.

    De trajeto

    Acontece durante o percurso do trabalhador de sua casa até o local de trabalho, tanto no início e final do expediente quando no horário de almoço.

    Atípico (ou doença do trabalho)

    São os acidentes que acontecem dentro ou fora da empresa, devido ao exercício do trabalho, que a lei assemelha aos acidentes de trabalho típico.

    IMPORTANTE: Também são considerados acidentes de trabalho atípicos: Problemas de coluna, audição, visão e etc.

    Bons estudos!