-
GABARITO: CERTO
A amostragem aleatória simples (M.A.S.) é a técnica de amostragem onde todos os elementos que compõem o universo e estão descritos no marco amostral têm idêntica probabilidade de serem selecionados para a amostra.
Se os indivíduos de um universo podem ser selecionados mais de uma vez na amostra, estamos falando de M.A.S. com repetição ou sem repetição. Se usamos a repetição, se eu seleciono um indivíduo aleatoriamente num sorteio, isso não me impede de selecioná-lo novamente num seguinte sorteio. Seria equivalente a dizer que toda vez que eu vou sortear um número aleatório de minha urna, eu adiciono novamente este número para participar do próximo sorteio. Se, no entanto, nós não usamos a repetição, um indivíduo selecionado para a amostra só poderá ser selecionado uma única vez.
FONTE: NETQUEST
-
(CORRETO)
Amostragem aleatória simples é um dos tipos de amostragem probabilística, a qual dá a cada elemento da população alvo e a cada possível amostra de um tamanho determinado, a mesma probabilidade de ser selecionado.
-
A amostragem aleatória simples EXIGE que todos os elementos da população tenham a mesma probabilidade de serem selecionados para a amostra. É preciso ter uma população única, da qual os elementos podem ser retirados COM ou SEM reposição. Item CERTO.
-
Amostragem Aleatória Simples • Quando cada unidade de observação tem a mesma chance (ou oportunidade) de ser retirada. – A amostra é denominada de amostra aleatória. – As unidades são escolhidas por sorteio. – Este tipo de amostragem também é chamado de causal simples.
-
C.
OBS: Resumo: - Processo de amostragem aleatória simples: Para esse tipo de amostra todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de pertencerem à amostra. Para esse tipo de amostragem enumera-se as unidades da população e seleciona-se aleatoriamente um subconjunto. Assim, analisando o item por etapas:
• 1ª Etapa: Análise: Note que no processo de amostragem aleatória simples requer que todas as combinações possíveis de n unidades amostrais da população tenham igual chance de participar da amostra, pois todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de pertencerem à amostra. Perceba que os elementos da população são tratados como uma população única. Por fim, veja que as unidades da população são selecionadas aleatoriamente, onde as amostras podem ser realizadas com ou sem reposição;
• 2ª Etapa: Análise final: Portanto, de acordo com a análise supracitada veja que a alternativa se encontra correta.
-
Como a probabilidade vai ser igual sem reposição?
Sempre entendi que, se não há reposição, o espaço amostral diminui. Ou seja, as seleções seguintes possuem probabilidades diferentes.
Dessa forma, não caberia a Amostra Aleatória Simples.
-
Assertiva C
O processo de amostragem aleatória simples requer que todas as combinações possíveis de n unidades amostrais da população tenham igual chance de participar da amostra; que a área florestal a ser inventariada seja tratada como uma população única; e que a seleção das amostras possa ser realizada com ou sem reposição.
-
O processo de amostragem aleatória simples requer que todas as combinações possíveis de n unidades amostrais da população tenham igual chance de participar da amostra; que a área florestal a ser inventariada seja tratada como uma população única; (CORRETO)
e que a seleção das amostras possa ser realizada com ou sem reposição (correto),
pois 1m2 em 1.000.000m2 de área florestal é insignificante e não precisa ser reposto no sorteio, mas 1m2 em 10m2 de área florestal altera significativamente a probabilidade de um sorteio aleatório e por isso deve ser reposto.
Foi o que entendi rs
-
Uma amostragem com reposição mantém a probabilidade igual durante toda a amostragem aleatória simples, enquanto uma amostragem sem reposição altera as probabilidades a cada sorteio. Contudo, no momento específico de um sorteio, todos os elementos têm a mesma probabilidade de ser sorteados.
Gabarito correto.
-
Vi no comentário de uma prova que se a amostra for muito grande a distribuicao aleatória simples pode ser aproximada para uma distribuicao binomial, ou seja, sem reposicao.
-
GABARITO: Certo.
A questão define exatamente uma amostragem aleatória simples: todos os elementos têm a mesma probabilidade de ser sorteado; toda a área em que será amostrada representa uma população única (sem estratos ou conglomerados); e a seleção pode ser efetuada com ou sem reposição.
-
A amostragem aleatória (casual ou acidental) simples é aquela em que todos os elementos da
população têm a mesma probabilidade de serem selecionados.
Para analisar as propriedades dos estimadores a partir de amostras aleatórias simples, devemos
notar duas possibilidades:
• A população é infinita ou a amostragem foi feita com reposição a partir de uma população
finita. Neste caso, os valores observados são independentes.
• A população é finita e a amostragem foi feita sem reposição. Neste caso, os valores
observados não são independentes.
-
Pessoal, estatística já é complicada e tem uma galera complicando ainda mais...
A questão é simples:
Amostragem Aleatória (S)imples : (S)orteio, probabilidade ( logo, com ou sem reposição)
-
Amostragem Aleatória Simples (AAS)
- É a melhor (fornece as melhores estimativas);
- É a mais cara. Portanto, usa-se quando o custo é irrelevante;
(CESPE 2015) Se o custo dessa análise estatística fosse irrelevante, então a amostragem por conglomerados produziria estimativas com variâncias menores que uma amostragem aleatória simples. (ERRADO)
- Amostras possuem a mesma chance (igual probabilidade) de serem selecionadas;
- Elementos escolhidos ao acaso;
- Pode ser com ou sem reposição de elementos.
(CESPE PF 2018) O processo de amostragem aleatória simples requer que todas as combinações possíveis de n unidades amostrais da população tenham igual chance de participar da amostra; que a área florestal a ser inventariada seja tratada como uma população única; e que a seleção das amostras possa ser realizada com ou sem reposição. (CERTO)
-
Amostragem aleatória simples:
- Todos os elementos têm chance igual;
- Com ou sem repetição.
Exemplo: tenho um dado, não viciado, 6 lados, cada um dos lados tem 1/6 chances de cair quando o dado for jogado. Ao jogar novamente, há reposição, pois tenho novamente todos os 6 lados com chances de cair.
Gabarito: Certo.
-
Gabarito: CERTO
Amostragem Aleatória Simples (AAS)
»Todas as amostras de mesmo tamanho N têm igual probabilidade de serem escolhidas.
» É indicado para populações homogêneas.
Ex: Sorteio lotérico