SóProvas


ID
2802253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Tendo em vista que a abordagem da população sobre o conjunto de unidades amostrais pode ser aleatória, sistemática ou mista, e que, entre esses arranjos estruturais, situam-se os processos de amostragem mais usuais em inventários florestais — amostragem aleatória simples, amostragem estratificada, amostragem sistemática, amostragem em dois estágios e amostragem em conglomerados —, julgue o próximo item, relativo a esses processos de amostragem.


Comparativamente ao processo de amostragem aleatória simples, o processo de amostragem estratificada só aumentará a precisão das estimativas quando houver diferença significativa entre as médias dos estratos.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Esta técnica pertence a família de amostras probabilísticas e consiste em dividir toda a população ou o "objeto de estudo" em diferentes subgrupos ou estratos diferentes, de maneira que um indivíduo pode fazer parte apenas de um único estrato ou camada. Após as camadas serem definidas, para criar uma amostra, selecionam-se indivíduos utilizando qualquer técnica de amostragem em cada um dos estratos de forma separada. Por exemplo, se usamos a amostra aleatória simples em cada estrato, estamos falando de amosta aleatória estratificada

  • Não faria sentido dividir em estratos se a média destes fosse igual à média de uma amostra aleatória simples. Opta-se pela estratificação justamente para representar as diferenças provenientes dos estratos.

  • Amostra aleatória estratificada - dividi a amostra a subgrupos , onde cada elemento só pode fazer parte de um subgrupo.

  • Quando existem diferenças significativas entre os estratos, a amostragem estratificada tem o benefício de garantir que a amostra será composta por elementos de todos os estratos na proporção adequada. Já quando os estratos são muito similares entre si, não há grandes diferenças entre a amostragem estratificada ou a realização direta da amostragem aleatória simples. Item CERTO.

  • Item correto. A amostra estratificada só faz sentido se os subgrupos forem diferentes entre si. Ex. eleição no município A com 1000 pessoas, eu o divido em 400 de nível fundamental, 300 de nível médio e 300 de nível superior. Assim, só faria sentido se essas classes influenciassem diferentemente umas das outras no voto. Ex. o ensino superior vota em determinado candidato por conta da formação. 

  • Vocês que sabem a resposta e postam aqui são os melhores, enriquecem muito meus resumos.

    tks!!!

  • Amostragem Estratificada • Quando a população é heterogênea, utiliza-se amostragem estratificada, obtida pela separação das unidades de observação em grupos distintos, denominados estratos. • Seleciona-se, então, uma amostra aleatória simples a partir de cada estrato.

  • ESTRATIFICADA

    conjunto de grupo dividido com característica em comum, homogêneo.

    o tamanho da média de estrato aumenta a precisão proporcionalmente.

    RESPOSTA: CERTA

  • Assertiva C

    Comparativamente ao processo de amostragem aleatória simples, o processo de amostragem estratificada só aumentará a precisão das estimativas quando houver diferença significativa entre as médias dos estratos.

  • Ta todo mundo indo embora pro TEC porque abandoram os comentários de professores aqui! Ainda mais em questões de matérias como estatística

  • C.

    OBS: Resumo: - Processo de amostragem aleatória simples: Para esse tipo de amostra todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de pertencerem à amostra. Nesse tipo de amostragem enumera-se as unidades da população e seleciona-se aleatoriamente um subconjunto. - Processo de amostragem estratificada: É um tipo de amostragem que consiste em dividir a população em subgrupos (estratos) que denotem uma homogeneidade maior que a homogeneidade da população toda, sob a análise de variáveis de estudo. Assim, analisando o item por etapas:

    • 1ª Etapa: Análise: Note que no processo de amostragem estratificada é possível dividir toda a população em subgrupos diferentes, com isso é possível que um indivíduo possa fazer parte apenas de um único subgrupo (estrato). Com isso, para o processo de amostragem estratificada só será possível aumentar a precisão das estimativas 

    quando houver uma diferença significativa entre as médias dos subgrupos (estratos).

    • 2ª Etapa: Análise final: Portanto, comparativamente ao processo de amostragem aleatória simples, o processo de amostragem estratificada só aumentará a precisão das estimativas quando houver diferença significativa entre as médias dos estratos. Diante disso, a alternativa encontra-se correta. 

  • GABARITO: Certo.

    Se não houver diferença significativa entre as médias dos estratos, indica que o processo de amostragem não precisa ser estratificado. Isso porque a característica que foi utilizada para estratificar a população não causa um efeito significativo para diferenciá-la, em outras palavras, não há porquê separar em estratos e o sorteio pode ser feito em toda a população. Dessa forma, a amostram aleatória estratificada não aumentará a precisão das estimativas (representatividade). Logo, a amostragem simples apresentará a mesma precisão que a amostragem estratificada. 

  • o processo de amostragem estratificada só aumentará a precisão das estimativas quando houver diferença significativa entre as médias dos estratos (por esse motivo é mais adequada para população heterogenia)

  • Minha contribuição:

    • Quando a assertiva afirma que a amostragem estratificada será mais precisa caso haja diferenças significativas entre as médias dos estratos, significa dizer que apenas lidando com diferenças é que se torna possível alcançar conclusões plausíveis.

    Exemplo: caso eu queira fazer uma pesquisa sobre classes econômicas em determinado munícipio. Supondo que esse munícipio contenha as seguintes classes bem definidas: classe dos ricos, classe média e dos pobres. Nesse caso, para que minha pesquisa demonstre as diferenças entre essas classes com maior precisão, seria mais interessante que eu analisasse a classe que contém maiores diferenças. Nesse caso, teoricamente, seria a classe média já que apresenta, em tese, diferentes grupos econômicos não tão padronizados como ricos e pobres. Logo, para que meus estratos correspondam da melhor forma possível com a realidade, devo levar em conta as diferenças.

  • Gabarito: certo

    Quando existem diferenças significativas entre os estratos, a amostragem estratificada tem o benefício de garantir que a amostra será composta por elementos de todos os estratos na proporção adequada. Já quando os estratos são muito similares entre si, não há grandes diferenças entre a amostragem estratificada ou a realização direta da amostragem aleatória simples

    Fonte: direção concursos

  • Inicialmente não consegui imaginar uma situação para essa assertiva, mas, depois, pensando melhor, encontrei. Quando é preciso analisar a condição financeira de determinada população, se pegarmos toda a população, a média do salário deles será do todo, mas não nos dará a informação precisa. Todavia, se dividirmos a população em estratos, e tirarmos a média de salário de cada estrato, a informação será importante para definir a diferença entre os estratos. A média nos dois casos será diferente, assim como outros dados importantes para aferição, por isso é importante usar a amostragem estratificada, ao invés da aleatória em alguns casos como o exemplificado.

    Gabarito: Certo.

    Em caso de erros, ou de erro na minha lógica, por favor me informe por inbox.

    E lá vamos nós, até passar! :)

  • A amostragem estratificada ótima utiliza a ponderação dos desvios-padrão da variável em cada estrato além da mera proporcionalidade, isto é mesmo uma série de estratos de igual magnitude podem ter a variável de interesse com desvios aleatórios e a mera proporcionalidade não garante essa maior precisão em todo caso. quentão prejudicada.