SóProvas


ID
2802271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a estimativas de volume de madeiras.


Para árvores com altura superior a 13 m, o fator de forma normal é menor que o fator de forma de Hohenald; e, para árvores com altura igual a 13 m, esses fatores são iguais.

Alternativas
Comentários
  • O fator de forma normal ( f ) é estimado com base do diâmetro a altura do peito DAP que por convenção é 1,30 m. Já o fator de forma de Hohenald ( f 0,1 ) tem com base o diâmetro da área seccional a 10% da altura da árvore, ou seja, para H = 30 m, o diâmetro deverá ser medido a 3 metros do solo (10% de 30 m).

    Como no exemplo a árvore tem 13 metros de altura, ou seja os 10% de 13 m = 1,30 m, mesma altura do DAP, portanto são coincidentes ( f ) = ( f 0,1),

    Desse modo, para árvores maiores de 13 m ( tipo 30 metros de altura), o fator de forma normal é menor que o fator de forma de Hohenald. Para árvores menores de 13 m de altura o fator de forma normal é maior que o fator de forma de Hohenald.

  • Comparação entre o fator de forma normal e o fator de forma de Hohenald:

    A) Quando a árvore tem 13 metros de altura, estes fatores são iguais;

    No fator de forma de Hohenald o diâmetro para o cálculo do volume do cilindro é tomado a 10% da altura da árvore, ou seja, se a árvore tem 13 m, 10% de 13 corresponde a 1,30 m. Com isso, o fator de forma normal (diâmetro para o cálculo do volume do cilindro é tomada a 1,30 - DAP) e o fator de forma de Hohenal ficam iguais.

    B) Para árvores maiores de 13m de altura, o fator de forma normal, é menor que o fator de forma de Hohenald;

    C) Para árvores menores de 13m de altura, o fator de forma normal, é maior que o fator de forma de Hohenald;

    D) O fator de Hohenald, é mais eficiente que o fator de forma normal, já que árvores com diferentes alturas, mas com mesma conicidade, apresentam diferentes valores, o que não ocorre com o fator de forma de Hohenald;

    E) O fator de forma normal, é muito mais simples de ser aplicado a nível de campo, já que nas parcelas dos inventários é mais fácil medir o dap que o diâmetro a 10% da altura.

    Fonte: Estratégia