SóProvas



Questões de Propriedades Mecânicas e Estruturas de Madeira


ID
768634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito do processo produtivo de madeira e da instalação dos viveiros florestais, julgue os itens subsequentes. 

No viveiro florestal, os canteiros de mudas devem seguir, entre outras, as seguintes orientações: medir 2 m × 5 m e ser instalados na direção norte-sul, para se aproveitar maior incidência de luz solar.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Para se aproveitar melhor a incidência solar, deve-se instalar no sentido Leste-Oeste, já que o sol nasce no Leste e se põe no Oeste. É um princípio clássico da construção de viveiros florestais.


ID
768637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito do processo produtivo de madeira e da instalação dos viveiros florestais, julgue os itens subsequentes. 

Nas empresas florestais, a introdução de tubetes de plástico rígido na produção de mudas mudou a forma organizacional do processo produtivo, transformando o modelo, antes estático, em modelo dinâmico, em que as mudas são deslocadas dentro do viveiro.

Alternativas
Comentários
  • As principais melhorias trazidas pelo tubete foram a redução de mão-de-obra, dada a possibilidade de mecanização; facilidade operacional do processo e possibilidade de melhores condições de trabalhos, devido aos materiais usados (CAMPINHOS JR. e IKEMORI, 1982).

    A alteração mais expressiva ocorrida foi a forma organizacional do processo produtivo, passando-se de um processo estático, onde as bandejas ou telas com as mudas permaneciam no mesmo local, em todas as fases de produção, para um processo dinâmico, onde as mudas são deslocadas do lugar em função do seu crescimento e exigências fisiológicas, fazendo-se deste modo melhor uso da irrigação, fertilização, controle fitossanitário e endurecimento das mudas.

    Fonte: https://1library.org/article/tubetes-de-pl%C3%A1stico-r%C3%ADgido-recipientes-na-qualidade-mudas.q0e2vxly


ID
1609786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Reconhecidos como sistemas de exploração de solos que, do ponto de vista ecológico, mais se aproximam da floresta natural, os sistemas agroflorestais são considerados alternativas importantes de uso sustentado do ecossistema tropical úmido. A esse respeito, julgue o seguinte item.


Cercas vivas e cortinas quebra-vento são sistemas agroflorestais complementares, pois podem estar associados a sistemas sequenciais ou simultâneos, nos quais fileiras de árvores são plantadas para delimitar uma propriedade ou gleba ou servir de proteção para outros componentes e outros sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Sistemas complementares: cercas vivas e cortinas quebra-vento: fileiras de árvores para delimitar uma propriedade ou gleba ou servir de proteção para outros componentes e outros sistemas. São considerados complementares às outras duas categorias, pois podem estar associados a sistemas seqüenciais ou simultâneos. 

    Fonte: http://saf.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/01.pdf

  • GABA. C

    cercas vivas, cujas principais funções são: delimitação de terras para diferentes usos, delimitação de propriedade, dificultar a entrada e saída de animais e pessoas e produção de madeira;

    quebra ventos são estreitas faixas de árvores e arbustos plantados para proteger campos de produção agrícola/animal, construções, entre outros, diminuindo a velocidade e modificando a direção dos ventos, além da função protetora, os quebra ventos podem prover madeira, frutos, forragem, fibra e mel.


ID
1640965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considerando o planejamento de implantação de um povoamento de espécie do gênero Eucalyptus para produção de celulose com previsão de corte de seis anos, julgue o item subsecutivo.


Na colheita da madeira, o solo fica exposto e sujeito à ação direta da chuva, com possibilidades de ocorrência de erosão, o que pode ser evitado por meio de uma técnica que consiste na construção de curvas de nível um ano antes da colheita.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Prof. Giancarlo Chelotti, do Pontodosconcursos, a primeira parte da questão está correta, a colheita expõe o solo que fica sujeito à erosão, uma das formas de combate é a construção de curvas de nível. Contudo essa construção deve ser realizada antes do PLANTIO e não da colheita. É impossível construir curvas de nível coma floresta já estabelecida.

    GABARITO: E

  • CESPE cespando.


ID
1641082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A obtenção e o processamento computacional de dados geográficos de recursos naturais renováveis e não renováveis, bem como a sua aplicação em propriedades rurais, florestais, áreas urbanas e em redes de concessionárias de água, energia e telefone, são fundamentais para análise de dados e realização de estudos em prol da preservação do meio ambiente. No que concerne a esse assunto, julgue o item subsequente.


Os SIGs inserem e integram em uma única base de dados informações espaciais provenientes de diversas origens, como meio físico-biótico, dados censitários, cadastros urbano e rural, e fontes de dados, como imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno.

Alternativas
Comentários
  • Um SIG integra numa única base de dados informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e cadastro urbano e rural, imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno.

     

    Fonte: http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/tutorial/introducao_geo.html


ID
2217316
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Uma onda eletromagnética caracteriza-se por um campo magnético oscilando senoidalmente acoplado a um campo elétrico também oscilando senoidalmente, gerando um padrão harmônico de ondas. Nesse contexto, derivando-se as equações de Maxwell, obtém-se uma importante propriedade que indica que:

Alternativas

ID
2436943
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Dadas as afirmativas quanto à influência das características e propriedades da madeira sobre suas propriedades mecânicas,
I. A massa específica da madeira se correlaciona de forma positiva com as propriedades de resistência mecânica; isso significa que, quanto maior for a massa específica da madeira, maiores serão suas propriedades mecânicas e elásticas.
II. As propriedades de resistência mecânica da madeira apresentam variação entre espécies, no sentido radial (medula-casca) e no sentido longitudinal (base-topo) do fuste da árvore.
III. As propriedades de resistência mecânica da madeira são inversamente correlacionadas com a umidade.
IV. As madeiras que apresentam grã irregular ou reversa possuem elevadas propriedades de resistência.
verifica-se que está (ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Dadas as afirmativas quanto à influência das características e propriedades da madeira sobre suas propriedades mecânicas,

    I. CORRETA! A massa específica da madeira se correlaciona de forma positiva com as propriedades de resistência mecânica; isso significa que, quanto maior for a massa específica da madeira, maiores serão suas propriedades mecânicas e elásticas.

    II. PERFEITA! As propriedades de resistência mecânica da madeira apresentam variação entre espécies, no sentido radial (medula-casca) e no sentido longitudinal (base-topo) do fuste da árvore.

    III. TEM NEM OQ PENSAR! As propriedades de resistência mecânica da madeira são inversamente correlacionadas com a umidade.

    IV. OPA! ERRADA! As madeiras que apresentam grã irregular ou reversa possuem elevadas propriedades de resistência. Muito pelo contrário! Isso se deve a disposição das fibras, em ângulos que não favorecem a resistência.

    Gabarito B de Brasil!

  • No item I ficaria mais correto se ele afirmasse que quanto maior a massa específica, MELHORES serão suas propriedades mecânicas e elásticas.


ID
2436946
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O adesivo é um agente ligante importante e indispensável na Indústria de painéis de madeira. Com a crise do petróleo no início da década de 70, do séc. XX, houve um crescente interesse no desenvolvimento de adesivos a partir de fontes naturais, uma vez que grande parte das matérias primas para a fabricação de adesivos é oriunda de derivados do petróleo. Qual o adesivo termoendurecedor produzido a partir de uma substância fenólica natural que pode ser extraída de cascas e folhas de algumas espécies vegetais?

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: C

    Os taninos são compostos fenólicos presentes nas plantas que podem ser encontrados em altas concentrações na casca de algumas espécies arbóreas. Uma das possíveis aplicações dos taninos constituintes das cascas de árvores é a produção de resinas ou adesivos.

    https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/19252


ID
2544148
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O peso de uma peça de madeira (kg), perfeitamente cilíndrica, com comprimento = 3,5 m; diâmetro = 0,95 m; e densidade básica média = 0,72 g/cm3 , é:

Alternativas
Comentários
  • Densidade = Massa/Volume

  • A densidade é a massa sobre o volume, logo teremos que encontrar o volume cilíndrico.

    A formula do volume é VCilindro = Pi x r² x H, logo teremos de encontrar o raio pois a questão nos dá apenas o diâmetro. Mas para descobrir o raio teremos que encontrar a circunferência pois: C = 2pi r

    Diametro = C/pi

    0,95 = C/3,14

    C = 2,983

    Agora vamos ao raio

    C = 2pi r

    r = C/2pi

    r = 2,983/6,28

    r = 0,475

    Agora o volume:

    VCilindro = Pi x r² x H

    VCilindro = 3,14 x (0,475)² x 3,5

    VCilindro = 2,479

    Enfim a massa (peso)

    D = m/V

    720 = m/2,479

    M = 1786,23; Gabarito D!

  • Sabemos que a fórmula de volume é: V = (pi x d² /4) x c, temos: d = 0,95 m e c = 3,5 m

    Assim, temos: V = (3,14 x 0,95² /4) x 3,5, então: V = 2,48 m³ (arredondei)

    Sabemos ainda que a fórmula da densidade é: d = m/v, temos: d = 0,72 g/cm³ e V = 2,48 m³.

     

    devemos lembrar que para realizar esta operação matemática, as unidades de medida devem estar em cm³, assim:

    V = 2,48 x 1.000.000 ou 10^6 = 2.480.000 cm³

     

    Assim, temos: d = m/v, então: 0,72 = m /2.480.000. Assim: m = 1.785.600 g, como o enunciado quer a massa em quilograma, dividiremos este resultado por 1.000, então m = 1.785,6 kg ou 1.786 kg (arredondando).

     

    Obs.: Não tenho certeza se este método está correto, mas espero ter contribuido de alguma forma.

     

    Bons estudos a todos.

     

  • Conta bem simples, mas a quantidade de cálculos usando números decimais dificulta muito a vida do candidato na hora da prova GAB. D


ID
2544154
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Dados: Área do povoamento energético = 45 ha; IMA = 38 m3 /ha/ano; IR = 7 anos; fator de empilhamento da lenha = 1,4.


Tendo por base os dados apresentados, o volume de lenha (st) disponível no plantio é de:

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá! Para resolver essa questão é necessário conhecer as fórmulas:

    Fator de empilhamento = Vol. empilhado/Vol. sólido

    Incremento Médio Anual = Vol. sólido/Idade (IR)

    Agora vamos aos cálculos!

    Primeiramente descobrir o Vol. sólido:

    38 = Vol. sólido/7 = 266(m3)

    Agora vamos podemos calcular o Vol. empilhado, que é o mesmo que volume de lenha (st)!

    1,4 = Vol. empilhado/266 = 372,4(st)

    Como a questão pede o volume de lenha disponivel no plantio, então: 

    Área do povoamento energético = 45 ha x 372,4 (st) = 16758 (st)

    Gabarito C


ID
2544166
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os resíduos do processamento industrial de madeira podem ser compactados, para o aumento da densidade, por meio dos seguintes processos de compactação:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Briquetagem e peletização são processos de densificação energética de biomassa. São processos para transformar resíduo em combustível sólido. O Princípio do processo de briquetagem é o mesmo da peletização, a plastificação da lignina.


ID
2544169
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Unidades amostrais de 0,3 m3 , coletadas de um total de 1750 kg de carvão vegetal de algaroba (Prosopis juliflora), acusaram o peso médio de 70 kg.

O volume total desse carvão, em mdc, é:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro vamos descobrir o vol total de uma unidade amostral:

    Unidades amostrais de 0,3 m3 x 1750 kg = 525 m3

    Agora só dividir pelo peso médio:

    525/70 = 7,5 mdc

    Gabarito C


ID
2544184
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São instrumentos de campo, utilizados no decorrer do processo de extração de resina:

Alternativas
Comentários
  • FERRAMENTAS UTILIZADAS

    Nas operações de resinagem, pelo método clássico, são utilizadas as seguintes ferramentas:

    · Estriador Comum – ferramenta de superfície cortante, em formato de “U”, de base reta e com dimensão igual à altura pretendida para a estria;

    · Estriador de bico ou Riscador –ferramenta com superfície em formato de “V” com as laterais cortantes e com ponta levemente arredondada, que é utilizada para fazer o risco no tronco (“bigode”), para facilitar a instalação do coletor de resina, evitando perdas;

    · Raspador de Resina – ferramenta utilizada para raspar o painel, retirando a resina cristalizada;

    · Raspador de tronco – ferramenta utilizada para o alisamento da casca, facilitando a instalação de recipientes coletores e também a confecção de estrias;

    · Bisnaga ou Almotolia – ferramenta utilizada na aplicação de pasta estimulante e pode possuir bico plástico ou metálico.

    · Engenhoca – Estriador com cabo alongado utilizado para cortar estrias altas.


ID
2705944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As mudanças climáticas projetadas por modelos climáticos diversos vislumbram, para os próximos anos, que o aumento da temperatura poderá causar alterações significativas na estrutura e na distribuição das espécies vegetais. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.


A cadeia formada pelo plantio de madeira, sua conversão em celulose e daí em papel apresenta, em larga escala, balanço negativo de emissões de gases de efeito estufa.

Alternativas
Comentários
  •  

    Questão elaborada com base no Plano Setorial de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima para a Consolidação de uma Economia de Baixa  Emissão de Carbono na Indústria de Transformação.

    https://livrozilla.com/doc/816577/plano-ind%C3%BAstria---minist%C3%A9rio-do-desenvolvimento--ind%C3%BAstria-e

    "A cadeia formada pelo plantio de madeira, sua conversão em celulose e daí em papel apresenta uma característica singular com relação ao impacto sobre a mudança do clima: é a única que, em larga escala, apresenta balanço negativo de emissões de GEE.

    Issose explica pelo fato de que o sequestro de carbono na fase de plantio é um múltiplo das emissões das fases subsequentes. Em outras palavras, quanto maior a produção de celulose, menor o nível de GEE na atmosfera. A configuração da cadeia no Brasil, caracterizada pelos ciclos de plantio de floresta mais curtos do mundo, potencializam essa singularidade. Nesse sentido, por consistência metodológica e pelo potencial de mitigação, as remoções líquidas geradas pelos setores de base florestal devem ser consideradas nas definições dos planos para cada setor, o que ainda precisa ser contabilizado no escopo deste plano.

    A intensidade média de emissões do setor no Brasil é de 0,35 tCO2eq/t, 46% menor do que a média mundial de 0,65 tCO2eq/t!

     


ID
2706022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A instalação de uma serraria deve objetivar o máximo aproveitamento no processamento das toras, que está associado ao controle de qualidade nas operações de beneficiamento. Acerca do planejamento e da maximização do aproveitamento desse material, julgue o item.


Na operação de uma serraria com serra de fita, vários elementos determinam a geometria de um dente de serra de fita, cuja qualidade é indispensável ao processamento, entre os quais o passo, que varia com a espessura e a largura da serra de fita e com a dureza da madeira e que possui valores menores para madeiras mais duras.

Alternativas
Comentários
  • Os fatores inerentes às condições operacionais da serra também podem influenciar no rendimento obtido, como tipo de dentes, relação largura da trava/ espessura da lâmina, tensão da lâmina e espaçamento entre os dentes da serra. A espessura de corte depende de diferentes fatores: velocidade de alimentação (maior velocidade de alimentação significa maior canal de corte); espécie de madeira (maior dureza significa menor canal de corte), acondicionamento da lâmina (uma adequada manutenção significa menor canal de corte).

  • De modo geral, considera-se que a geometria ideal é aquela que possibilita ganhos de qualidade e produtividade na madeira serrada. A escolha do dente deve considerar os seguintes fatores: capacidade de garganta, estabilidade lateral adequada e geometria cortante (SANDVIK, 1999). 

    Geometria de um dente de serra: Ângulo de saída, Ângulo de folga e Ângulo de cunha.

    São recomendados ângulos dos dentes no serramento das madeiras de espécies de coníferas e de folhosas. O somatório dos valores dos ângulos de saída, cunha e folga é 90º.

    A operação de corte no serramento por serra de fita é caracterizada por três dimensões: a espessura, altura e comprimento.

    Conforme Tuset; Duran (1986) os seguintes fatores devem ser considerados para selecionar o passo adequado:

    Madeiras duras - precisam ser cortadas com passos menores que as macias;

    Madeiras secas - necessitam de passos menores que as do estado verde;

    Madeiras abrasivas - são melhores cortadas com passos maiores. 

    Maiores larguras e espessuras, o passo pode ser aumentado mantendo a rigidez da serra. Quanto maior a largura das serras maior o passo.

    Fonte: Gehring Junior, Waldemar Monitoramento da deflexão de serras de fita contínua como proposta de avaliação da qualidade de peças serradas de madeira / Waldemar Gehring Junior – Guaratinguetá, 2016 132 f .: il. Bibliografia: f. 122-129.


ID
2706040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os painéis de madeira, produtos oriundos da composição de lâminas, sarrafos, partículas e(ou) fibras unidos com adesivos, surgiram para minimizar os efeitos da anisotropia e da instabilidade dimensional da madeira maciça. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


Para a fabricação de peças de madeira laminada colada (MLC), não pode haver variação da espessura ao longo da largura e do comprimento da lâmina.

Alternativas
Comentários
  • Para a fabricação de peças de madeira laminada colada (MLC), não pode haver variação da espessura ao longo da largura e do comprimento da lâmina.

    Errado! Vai contra o conceito de lâmina!

    Lâminas - apresentam espessura variável de acordo com o tipo do elemento estrutural, podendo variar de 1cm (3/8") a 5cm (2");

    http://www.set.eesc.usp.br/cadernos/nova_versao/pdf/cee37_95.pdf

     


ID
2706043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os painéis de madeira, produtos oriundos da composição de lâminas, sarrafos, partículas e(ou) fibras unidos com adesivos, surgiram para minimizar os efeitos da anisotropia e da instabilidade dimensional da madeira maciça. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.


Na fabricação de painéis de madeira, a relação entre a massa específica do painel e a massa específica da madeira, denominada razão de compactação, aceitam-se valores entre 1,5 e 1,8 para que ocorra o contato adequado entre partículas de madeira e a formação da ligação adesiva entre elas.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Maloney (1993), a razão de compactação, que é definida como a relação entre a massa específica do painel e a massa específica da madeira, é um parâmetro de grande importância na estabilidade dimensional e na resistência mecânica do painel aglomerado.

    Nada tem a ver com ligação adesiva!

    Errada!

  • os valores de referência, citados por Maloney (1993) e Moslemi (1974), ficam entre 1,3 a 1,6.


ID
2741503
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Preencha os espaços do texto a seguir:

Em Botânica, __________ é o tecido das plantas __________ encarregado de levar produtos fotoassimilados pelo caule até a __________ e aos órgãos de reserva. Chama-se __________ o tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos (a seiva bruta) desde __________ até as folhas.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Em Botânica, FLOEMA é o tecido das plantas VASCULARES encarregado de levar produtos fotoassimilados pelo caule até a RAIZ e aos órgãos de reserva. Chama-se XILEMA o tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos (a seiva bruta) desde A RAIZ até as folhas. Nas árvores o xilema secundário é o constituinte da madeira ou lenha.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Floema e https://pt.wikipedia.org/wiki/Xilema


ID
2741530
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O crescimento, condução, sustentação e armazenamento são atividades fisiológicas do tronco, importantes para o desenvolvimento da madeira. As células responsáveis em cada uma delas podem variar entre gimnospermas e angiospermas e são:

• Responsáveis pelo armazenamento: parênquima axial e radial.
• Responsáveis por condução: traqueóides axiais e vasos.
• Responsáveis pelo crescimento: meristema apical e cambial.
• Responsáveis pela sustentação: traqueóides axiais e fibras.

Assinale a alternativa que contém as células responsáveis pelo desenvolvimento da madeira em angiospermas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    Os traqueídeos ocorrem em vegetais menos evoluídos (gimnospermas) já elementos de vaso ocorrem em plantas mais evoluídas (angiospermas). Por eliminação sai A, B e C.

    Entre C e D

    Meristema apical: crescimento em altura (ápice do tronco e galhos). Meristema cambial: crescimento em diâmetro (produz casca e madeira).


ID
2741581
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considere os seguintes dados de uma tora (madeira) a ser cubada:


• densidade = 0,42g/cm3

• peso = 750kg.


Assinale a alternativa que contém o volume desta tora.

Alternativas
Comentários
  • Primeiro transformar as unidades de medida:


    1g/cm³ = 1000kg/m³


    sendo assim a tora tem uma densidade de 420kg/m³


    Segundo aplicar a formula de densidade


    Densidade = massa / volume


    Se a tora pesa 750kg aplica-se


    420kg/m³ = 750kg / Volume


    sendo assim


    Volume = 750kg / 420kg/m³


    Corta-se as unidades e faz-se a divisão


    Volume = 1.7857... m³



  • Errado. Espontânea e inteiramente quer dizer espontaneamente e inteiramente. Não há erro quanto a isso.


ID
2776558
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em uma construção florestal será utilizada a madeira serrada de uma tora de eucalipto perfeitamente cilíndrica, com 4 m de comprimento e 88 cm de diâmetro.

Os volumes de ripas e caibros, supondo-se rendimentos médios de conversão de 45% e 55%, respectivamente, serão

Alternativas
Comentários
  • volume da tora


    Vt = h * pi r²


    Vt = 4m * 3,14 * (0,44m)²


    Vt = 12,56 * 0,19


    Vt = 2,431616


    Rendimento de Conversão


    45% e 55%


    2,431616/100 = 0,02431616


    45% = 0,02431616 * 45 = 1,1 aproximadamente


    55% = 0,02431616 * 55 = 1,3 aproximadamente


    Resposta certa, letra A

  • poderíamos eliminar logo de cara as alternativas C, D e E que não condizem com o comprimento da tora e o rendimento pedidos


ID
2776564
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As plantas que ornamentam os logradouros devem ser conservadas pelos transeuntes, pois a punição para quem “destruir, danificar, lesar ou maltratar, de qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros ou em propriedades alheias” é prescrita no Art. 49, Seção II, da Lei nº 9.605, de 12/02/1998, que determina:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Lei 9605/1998(lei de crimes ambientais)

    Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

    Parágrafo único. No crime culposo, a pena é de um a seis meses, ou multa.


ID
2802265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a estimativas de volume de madeiras.


O fator de cubicação (Fc) converte o volume de madeira empilhada em um volume sólido de madeira, razão por que é correto afirmar que Fc 1.

Alternativas
Comentários
  • fator de cubicação sempre será menor ou igual a 1

  • Complementando...

    Fator de cubicação: Fc  ≤ 1

    Fator de empilhamento: Fe > 1

  • Para converter o volume de madeira empilhada em estéreo (st), em volume sólido (m³), é aplicado Fator de Cubicação (FC). Sendo que, Fc  ≤ 1

    Fonte: Machado e Figueiredo Filho (2003)


ID
2802268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a estimativas de volume de madeiras.


O volume esquadrejado — volume do bloco — de uma tora que meça 6 m de comprimento, cujos diâmetros sem casca medidos na maior e na menor extremidades sejam iguais respectivamente a 60 cm e 50 cm será igual a 0,91 m3 .

Alternativas
Comentários
  • Volume calculado com base na ponta mais fina da tora:

    Se D = 50, então o lado do quadrado é 5. (5^2+5^2)=50 (pitágoras)

    Volume = 5*5*600 cm = 15000 cm³ = 0,015 m³

  • ERRADA

    Volume calculado com base na ponta mais fina da tora:

    Se D = 50 cm, então o lado do quadrado (x) é, pelo teorema de pitágoras:

    x²+x² = 50²

    2x² = 2500

    x² = 2500/2

    x= raiz (1250) cm

    Volume = x²*h

    V = [raiz(1250)]² cm * 600 cm = 750.000 cm³ = 0,75 m³


ID
2802271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a estimativas de volume de madeiras.


Para árvores com altura superior a 13 m, o fator de forma normal é menor que o fator de forma de Hohenald; e, para árvores com altura igual a 13 m, esses fatores são iguais.

Alternativas
Comentários
  • O fator de forma normal ( f ) é estimado com base do diâmetro a altura do peito DAP que por convenção é 1,30 m. Já o fator de forma de Hohenald ( f 0,1 ) tem com base o diâmetro da área seccional a 10% da altura da árvore, ou seja, para H = 30 m, o diâmetro deverá ser medido a 3 metros do solo (10% de 30 m).

    Como no exemplo a árvore tem 13 metros de altura, ou seja os 10% de 13 m = 1,30 m, mesma altura do DAP, portanto são coincidentes ( f ) = ( f 0,1),

    Desse modo, para árvores maiores de 13 m ( tipo 30 metros de altura), o fator de forma normal é menor que o fator de forma de Hohenald. Para árvores menores de 13 m de altura o fator de forma normal é maior que o fator de forma de Hohenald.

  • Comparação entre o fator de forma normal e o fator de forma de Hohenald:

    A) Quando a árvore tem 13 metros de altura, estes fatores são iguais;

    No fator de forma de Hohenald o diâmetro para o cálculo do volume do cilindro é tomado a 10% da altura da árvore, ou seja, se a árvore tem 13 m, 10% de 13 corresponde a 1,30 m. Com isso, o fator de forma normal (diâmetro para o cálculo do volume do cilindro é tomada a 1,30 - DAP) e o fator de forma de Hohenal ficam iguais.

    B) Para árvores maiores de 13m de altura, o fator de forma normal, é menor que o fator de forma de Hohenald;

    C) Para árvores menores de 13m de altura, o fator de forma normal, é maior que o fator de forma de Hohenald;

    D) O fator de Hohenald, é mais eficiente que o fator de forma normal, já que árvores com diferentes alturas, mas com mesma conicidade, apresentam diferentes valores, o que não ocorre com o fator de forma de Hohenald;

    E) O fator de forma normal, é muito mais simples de ser aplicado a nível de campo, já que nas parcelas dos inventários é mais fácil medir o dap que o diâmetro a 10% da altura.

    Fonte: Estratégia


ID
2802274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a estimativas de volume de madeiras.


A fórmula de Pressler permite calcular o volume da árvore em pé, e é exata quando se trata da cubagem de paraboloides ordinários ou de cones.

Alternativas
Comentários
  • Fórmula de Pressler

    Esta fórmula é baseada no princípio de que o tronco da árvore é semelhante a um paraboloide ordinário ou um cone. O método de Pressler se utiliza da medição da altura entre o DAP a 1,3 metros e um ponto no fuste onde o diâmetro é igual à metade do DAP, esta altura é denominada Altura de Pressler (hp). É a partir deste valor de altura, juntamente com os valores de área basal a 1,3 metros, que é realizada a estimação do volume da árvore.

    OLIVEIRA, O. M. Verificação da acurácia do método de Pressler na estimativa do volume de árvores em pé. 44 f. Monografia (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal do Espírito Santo, Jerônimo Monteiro, 2010.


ID
2802277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a estimativas de volume de madeiras.


O método da enumeração angular determina o volume sólido de uma pilha de madeira com base na proporção da face da pilha que é ocupada pelos topos dos toretes. Para determinar essa proporção, esse método utiliza o princípio de Bitterlich.

Alternativas
Comentários
  • O método da enumeracão angular também determina o fator de cubicação diretamente, utilizando o princípio da enumeração angular ou princípio de Bitterlich, bastante conhecido na Engenharia Florestal. O método consiste em “girar” um ângulo a partir de um ponto em um dos lados da pilha (onde aparecem os topos das toras) e contar todos os topos de tora que não são totalmente sobrepostos pelo ângulo até uma distância predeterminada do ponto central.

    http://lmq.esalq.usp.br/METRVM/ - "O Estereo"


ID
2802280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a estimativas de volume de madeiras.


Caso se assuma 3,14 como valor de π e, com cada uma das fórmulas de Newton, Smalian e Huber, seja calculado o volume de um torete de madeira com 3 m de comprimento, diâmetros de 40 cm na menor extremidade, de 45 cm no meio do torete e 50 cm na maior extremidade, o volume calculado pela fórmula de Smalian será o que mais se aproximará do volume calculado pela fórmula de Newton.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Huber

    V = AS1/2 * L

    Onde, V é o volume com ou sem casca da seção, em m3; AS1/2 é a área seccional com ou sem casca, obtida na metade do comprimento da seção, em m2 e L é o comprimento da seção, em m.

    Smalian

    V = (AS1 + AS2)/2 * L

    onde, AS1 e AS2 são as áreas seccionais com ou sem casca, obtidas nas extremidades da seção, em m2.

    Newton

    V = (AS1 + (4*AS1/2) + AS2)6 *L

    As expressões de Huber, Smalian e Newton fornecem estimativas do volume de seções individuais do fuste da árvore. O volume total com ou sem casca de um fuste pode ser obtido pelo somatório dos volumes (Vi) das n seções do fuste, ou seja:

    As três expressões propiciam estimativas volumétricas diferentes. No entanto, quanto menor o comprimento da seção, menor a diferença entre as estimativas. Normalmente, o comprimento das seções varia entre 1,0 e 2,0 m em fustes bem retilíneos, e a expressão mais utilizada é a de Smalian, devido à facilidade dos cálculos e à operacionalidade na obtenção dos dados.

    Fonte:http://www.matanativa.com.br/blog/volumetria-e-o-ajuste-de-equacoes-volumetricas/

  • Além disso, no caso descrito, Huber e Smalian resultam exatamente no mesmo valor:

    Smalian =(90/2)*300

    Huber=45/300


ID
2802289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

    Uma serraria obtém um rendimento volumétrico de 50% ao processar 10 m3 sólidos de toras de Manilkara huberi (Ducke) A. Chev., proveniente da floresta amazônica. As espécies têm massa específica verde de 1.260 kg/m3 , comprimento de 500 cm e diâmetros da base e do topo iguais a 50 cm e 40 cm, respectivamente. Do total de resíduos resultante desse processamento, 50% correspondem a serragem, e os outros 50%, a material em pedaços.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o seguinte item.


Poderão ser produzidas na serraria entre 390 tábuas e 410 tábuas com 20 cm de seção retangular, 20 cm de largura, 2,5 cm de espessura e 500 cm de comprimento.

Alternativas
Comentários
  • Cálculo do volume da tábua:


    20 cm de largura

    2,5 cm de espessura

    500 cm de comprimento


    Volume da tábua: 20 x 2,5 x 500 = 25000 cm³ = 0,025 m³


    O volume de madeira para ser serrado é 10 m³, portanto esse valor dividido pelo volume da tora vai ser o total (máximo) que poderá ser utilizado.


    10/ 0,025 = 400 tábuas


    Conclui-se que não é possível obter 410 tábuas, como a questão afirma.


    ERRADO!



ID
2802292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

    Uma serraria obtém um rendimento volumétrico de 50% ao processar 10 m3 sólidos de toras de Manilkara huberi (Ducke) A. Chev., proveniente da floresta amazônica. As espécies têm massa específica verde de 1.260 kg/m3 , comprimento de 500 cm e diâmetros da base e do topo iguais a 50 cm e 40 cm, respectivamente. Do total de resíduos resultante desse processamento, 50% correspondem a serragem, e os outros 50%, a material em pedaços.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o seguinte item.


Os resíduos gerados na forma de serragem poderão ser usados na briquetagem, processo de compactação que, ao utilizar elevada pressão, aumenta a temperatura e promove a plastificação da lignina, substância que atua como elemento aglomerante das partículas de madeira.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Durante o processo de briquetagem são geradas mecanicamente pressões elevadas (200 MPa), que provocam um incremento térmico da ordem de 100 a 150ºC. Esta temperatura se origina da plastificação da lignina, que atua como elemento aglomerante das partículas de madeira, não sendo necessário, portanto, a adição de produtos aglomerantes (resinas, ceras).

    Fonte: https://www.lippel.com.br/artigos-academicos/briquetagem-e-peletizacao/


ID
2802298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

    Uma serraria obtém um rendimento volumétrico de 50% ao processar 10 m3 sólidos de toras de Manilkara huberi (Ducke) A. Chev., proveniente da floresta amazônica. As espécies têm massa específica verde de 1.260 kg/m3 , comprimento de 500 cm e diâmetros da base e do topo iguais a 50 cm e 40 cm, respectivamente. Do total de resíduos resultante desse processamento, 50% correspondem a serragem, e os outros 50%, a material em pedaços.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o seguinte item.


Os 2,5 m3 de resíduos gerados na forma de pedaços podem ser carbonizados e produzir 1.575 kg carvão vegetal, que, em relação à madeira, é um produto com maior teor de material volátil e poder calorífico superior.

Alternativas
Comentários
  • Em média 50% da madeira é convertida em carvão (nos processos convencionais)


    A questão forneceu a densidade e o volume, então podemos calcular a massa da madeira:


    m = 1.260 x 2,5 = 3150 kg de resíduos


    Assumindo que 50% desta massa seja convertida em carvão:


    3150/50% = 1575 kg,


    O erro da questão está em afirmar que o carvão vegetal possui mais materiais voláteis se comparado com a madeira, o que é equívoco. Portanto, não seria necessário realizar o cálculo para concluir que a questão estava ERRADA!




ID
2802334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Tendo em vista que os estudos anatômicos, em associação com os das características físicas e químicas, possibilitam o melhor conhecimento e uso da madeira, e que esses estudos utilizam duas abordagens distintas, a macroscópica e a microscópica, julgue o item subsequente.

As características sensoriais utilizadas nos estudos anatômicos são macroscópicas e englobam, entre outros: cor, brilho, odor, sabor, grã, textura, massa específica, dureza e desenhos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito desatualizado!

    Esta questão foi anulada pela banca.

    Gabarito Preliminar: CORRETO 

    Gabarito Definitivo: ANULADO.

     

    As características sensoriais utilizadas nos estudos anatômicos são macroscópicas e englobam, entre outros: cor, brilho, odor, sabor, grã, textura, massa específica, dureza e desenhos. Essas características sensoriais da madeira são aquelas relacionadas aos órgãos sensitivos e são conhecidas como organolépticas, sendo macroscópicas.

     

    As características microscópicas estão relacionadas com a anatomia celular e intracelular.

     

    Motivo de anulação:

     

    Fonte: TEC Concursos

  • Na identificação macroscópica de madeiras, são observadas as características que requerem pouco ou nenhum aumento para sua avaliação. Esse método, em comparação à identificação microscópica, tem a vantagem de requerer instrumentos simples, ser mais prático e rápido, podendo ser executado em qualquer lugar.

    As características organolépticas ou sensoriais englobam:

    ▪ Cor

    ▪ Brilho

    ▪ Odor

    ▪ Gosto

    ▪ Grã

    ▪ Textura

    ▪ Densidade

    ▪ Dureza

    ▪ Desenhos da madeira.

    Fonte: Estratégia


ID
2802337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Tendo em vista que os estudos anatômicos, em associação com os das características físicas e químicas, possibilitam o melhor conhecimento e uso da madeira, e que esses estudos utilizam duas abordagens distintas, a macroscópica e a microscópica, julgue o item subsequente.


A massa específica básica, importante característica da madeira, pode ser determinada com base na relação entre a massa seca da madeira com 0% de umidade e a massa da madeira completamente saturada de água higroscópica e água livre.

Alternativas
Comentários
  • Como assim massa seca por massa saturada? Não seria massa seca por volume saturado?

  • A densidade básica ou massa específica, pode ser definida pela relação entre a massa seca e o volume verde ou saturado de água.

    Fonte: https://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr39/cap04.pdf


ID
2802358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Uma área de 100 ha, situada em uma propriedade cujo meridiano central seja de 45o .


corresponderá, em um mapa na escala de 1:10.000, a uma área de 100 cm2 .

Alternativas
Comentários
  • 1 ha = 10 000 m²

  • Escala de 1:10.000 -> significa que 1cm no mapa corresponde a 10.000 cm (=100 m) no terreno.

    100cm² = 10cm x 10cm

    1 cm= 100 m

    10 cm = 1000 m

    1000m x 1000m = 1.000.000m²/10.000 = 100 ha

  • Gabarito''Certo''.

    Em um mapa na escala de 1:10.000, a área corresponderá a 100 cm² (10cm x 10cm). Os 10 cm é igual a: 1000 m.  

     1000m x 1000m = 1.000.000m²/10.000 = 100 ha

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
2802361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Uma área de 100 ha, situada em uma propriedade cujo meridiano central seja de 45o .


estará localizada no fuso UTM 22.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver eu faço assim:

    O primeiro fuso do Brasil no Oeste é o 18 que começa em 78° W, cada fuso corresponde a 6° de longitude.

    Daí é só contar de 6 em 6, no caso o meridiano central de 45° está localizado no fuso 23 que vai de 48° W a 42° W

  • Brasil possui 8 fusos

    Fuso(F)

    Meridiano central (MC)

    MC = -183 - ( 6 x F)

    F = ( M -183) / 6

    F = ( 45 -183) / 6

    F = -23


ID
2859223
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre os conceitos e tecnologias que envolvem o desdobro, o beneficiamento, a preservação da madeira, atribua (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) O desdobro é o processo de corte longitudinal das toras com ou sem casca, e etapa final para transformação da madeira em material de construção. O desdobro normal corta o tronco na direção do seu diâmetro, evitando-se a medula. Além disso, esse processo produz peças de melhor qualidade, apresentando poucas rachaduras durante a secagem, menores empenamentos e defeitos provenientes da heterogeneidade.

( ) Retratibilidade é a propriedade de variação volumétrica da madeira quando ocorre a variação de umidade entre o estado seco e a condição de saturada ao ar. Pode ocorrer inchamento ou contração volumétricos

( ) Um requisito básico para determinar se uma espécie de madeira está apta para um determinado uso é o conhecimento e a análise das suas características de usinagem. Estas características incluem operações de usinagem tais como o corte, o fresamento, o torneamento, a furação e o lixamento.

( ) O método químico por destilação é um dos métodos mais recomendados para a determinação do teor de umidade de madeiras ricas em resinas ou óleos essências.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (F) O desdobro é o processo de corte longitudinal das toras com ou sem casca, e etapa final para transformação da madeira em material de construção. O desdobro normal corta o tronco na direção do seu diâmetro, evitando-se a medula . (desdobro normal é o tangencial, não o radial, no qual a questão se refere). Além disso, esse processo produz peças de melhor qualidade, apresentando poucas rachaduras durante a secagem, menores empenamentos e defeitos provenientes da heterogeneidade.


ID
2859238
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O tratamento preservativo da madeira visa obter extensão da vida útil da madeira em serviço, ou dos de produtos confeccionados de madeira, por meio de aplicação com produtos que previnam o ataque de agentes deteriorantes, principalmente os de origem biológica. Sobre os processos de preservação da madeira, analise as afirmativas a seguir


I. Os resultados do tratamento dos métodos preservativos para madeira consideram três requisitos indispensáveis sobre o material tratado: a penetração do produto preservativo; a retenção na porção de madeira tratada e a distribuição homogênea do produto.

II. O método do encharcamento da madeira consiste na imersão da madeira seca e permeável em solução preservativa por tempo determinado. Uma das desvantagens desse método é o elevado tempo de imersão da madeira que aumenta o custo com solução preservativa.

III. O tratamento por capilaridade ou transpiração radial objetiva a preservação de madeira verde na forma de tora, normalmente para utilização como postes, onde a solução preservativa é empurrada por pressão hidráulica para dentro da tora, por um de seus extremos com simultânea expulsão da seiva no extremo oposto.

IV. O tratamento de madeira em autoclave consiste basicamente de uma câmara que possa ser hermeticamente fechada, robusta o suficiente para resistir esforços do vácuo e/ou da pressão exigidos, com equipamentos auxiliares para efetuarem o tratamento, como serpentinas de aquecimento, bombas de vácuo e de pressão entre outros.


Assinale a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas
Comentários
  • MÉTODO DO ENCHARCAMENTO DA MADEIRA.Madeiras permeáveis no estado seco são normalmente submersas em soluções por tempo previamente determinado por experimentação, até que se alcance a profundidade de penetração da solução desejada. Assim, o tempo de tratamento pode variar de poucos segundos a várias horas, ou dias, em função do tipo de solução empregado e da espécie de madeira, entre outras variáveis relacionadas à profundidade do tratamento pretendido

    Tratamento por capilaridade ou transpiração radial (madeira verde) : é procedido com o uso de madeira roliça de pequeno diâmetro, recém abatida e descascada, e normalmente destinada para usos como estacas ou mourões. Quando devidamente preparada, é  parcialmente mergulhada na solução preservativa, comumente até a altura em que será enterrada para proporcionar maior proteção da porção da peça que ficará sujeita à condição mais crítica de deterioração: a com contato direto com o solo úmido e aerado.


ID
2859259
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O processo de colheita da madeira consiste em um conjunto de operações realizadas no maciço florestal, visando à extração da madeira até o local de transporte, utilizando-se de técnicas e padrões estabelecidos a fim de transformá-la em produto final (Machado, 2002). Sobre a Exploração Florestal, analise as afirmativas a seguir.


I. O sistema de toras longas (Tree-length) consiste em arrancar a árvore com seu sistema radicular, ou parte dele, e levá-la para a margem da estrada ou para o pátio temporário onde será processada.

II. O Track-skidder consiste em um trator florestal arrastador com esteiras, utilizado em maiores declividades, com a vantagem de causar menor dano ao solo que o guincho arrastador.

III. A mecanização das atividades de colheita apresenta um potencial de aumento da produtividade, redução dos custos e possibilita melhorias nas condições de trabalho.

IV. Harvester ou colhedora é um trator que pode executar, simultaneamente, as operações de derrubada, desgalhamento, traçamento, descascamento e empilhamento da madeira e é composto de uma máquina base de pneus ou esteira, uma lança hidráulica e um cabeçote.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas
Comentários
  • CORRETA LETRA C

    I- ERRADA

    O sistema de toras longas envolve o corte e desgalhamento das árvores no local de abate, transporte das mesmas e posterior processamento à margem da estrada ou no pátio.  

    II- CORRETA-Track-skidder: É um trator florestal arrastador com esteiras. Utilizado em maiores declividades, é um misto do Skidder com o guincho. Causa menor dano ao solo que o guincho – arrastador. 

    III CORRETA

    IV- CORRETA O harvester corta, desgalha, descasca e traça no tamanho desejado (sistema computarizado)

  • (..) completando, toras longas: acima de 6 metros de comprimento.

  • Na verdade, a definição contida no item I, da tal questão, deveria ser para o Sistema de árvores completas.

  • Só não tinha certeza se o Harvester também empilhava, mas por eliminação era impossivel a IV está errada.


ID
2915227
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre a fisiologia de plantas, considere as seguintes afirmativas:

1. As gimnospermas e as plantas inferiores, incluindo pteridófitas, musgos, briófitas e certas cianobactérias, são capazes de produzir etileno, e sua produção pelos fungos e bactérias contribui significativamente para o teor desse hormônio no solo.

2. A clorofila parece verde aos nossos olhos porque ela absorve luz principalmente nas porções vermelha e azul dos espectros, de modo que apenas uma parte da luz enriquecida nos comprimentos de onda do verde (aproximadamente 550 nm) é refletida para o olho humano.

3. Os açúcares produzidos pela fotossíntese movem-se primeiro do sítio de síntese (o mesofilo) para os tecidos vasculares (o floema).

4. Em áreas tropicais, 70 a 80% do ganho fotossintético diário pode ser perdido para a respiração em decorrência das altas taxas de respiração no escuro, associadas às elevadas temperaturas noturnas.

5. Antes de atingir a maturidade, as células tipicamente vegetais expandem-se de 10 a 100 vezes em volume, e, em casos extremos, podem aumentar mais de 10.000 vezes em volume, em comparação com suas iniciais meristemáticas.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2915263
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O objetivo central do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) é compreender a percepção da realidade da comunidade e, para tanto, são empregadas algumas ferramentas. Com relação às ferramentas do DRP, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Caminhada transversal – é realizada por meio de uma caminhada linear, que percorre um espaço geográfico com várias áreas de uso e recursos diferentes, visando a elaboração de um diagrama. O diagrama deve mostrar as diferentes áreas ecológicas e topográficas dentro dos limites da comunidade, com seus diferentes usos, problemas associados e potenciais de desenvolvimento.

( ) Árvore de problemas – analisa a relação causa-efeito de vários aspectos de um problema previamente determinado, por exemplo, no mapa da comunidade ou no corte transversal ou em outras ferramentas. As raízes da árvore simbolizam as causas do problema, o próprio problema se encontra no tronco e os galhos e folhas representam os efeitos. A intenção é identificar e analisar um problema com a finalidade de estabelecer as causas primárias.

( ) Diagrama de Venn – identifica os grupos organizados da comunidade e as relações que eles têm entre si e com outras instituições locais e regionais fora da comunidade. As instituições que têm menos relações com a comunidade são desenhadas mais longe do círculo, e as que têm mais relações são desenhadas mais perto. Com linhas e setas se caracteriza o tipo de relações entre grupo e/ou instituições e comunidade, podendo-se identificar se é uma relação recíproca ou não recíproca.

( ) Fluxograma comercial – diagrama que expõe todos os fluxos econômicos de uma entidade. Esta pode ser uma propriedade, uma associação de produtores ou qualquer outro conjunto produtivo. Tem por objetivo expor os fluxos comerciais em sua totalidade, permitindo uma análise da eficiência, as debilidades e os potenciais comerciais.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
2917906
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A densidade da madeira é uma de suas propriedades mais importantes em qualquer processo industrial que envolva seu processamento.


Sobre essa propriedade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    A contração volumétrica da madeira é dada pela diferença entre o volume no estado saturado de umidade e no estado seco, em relação ao volume da madeira no estado saturado de umidade.

    CV% = [(Vv-Vs)/Vv] x 100

    CV% = contração volumétrica

    Vv = volume verde

    Vs = volume seco


ID
2917909
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Um processo adequado de secagem da madeira pode trazer grandes benefícios tanto do ponto de vista da qualidade da madeira quanto do ponto de vista dos custos de produção.


Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Abaixo do ponto de saturação das fibras, a madeira torna-se mais resistente à ação de fungos e de alguns insetos;


ID
3165580
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Rurópolis - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A secagem da madeira é uma atividade muito importante para a qualidade da madeira comercial. As tensões que se desenvolvem na madeira são a causa básica dos defeitos de secagem. Contudo, determinados defeitos têm como causa as características da madeira e da peça em si, defeitos esses que se manifestam durante a perda de umidade e que podem ser agravados ou não pelo processo de secagem. Os principais defeitos descritos na literatura são: empenamentos, colapsos, rachaduras e encruamento. Um desses defeitos só ocorre enquanto houver água na madeira, ou seja, quando o teor de umidade está acima do Ponto de Saturação da Fibra (PSF) e provoca esmagamento da fibra. Esse defeito é denominado

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: D

    Colapso: são ondulações na madeira, causados por forças capilares durante a remoção busca de água que provoca perda de turgescência das células (madeiras muito úmidas submetidas a altas temperaturas).

    Só ocorre enquanto houver água na madeira, ou seja, quando o teor de umidade está acima do PSF e provoca esmagamento da fibra.


ID
3185863
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Sabará - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A estrutura da madeira é influenciada anatomicamente por fatores ambientais que atuam no desempenho fisiológico das espécies madeireiras. Os elementos de vaso, por exemplo, estão associados à eficácia e garantia do transporte de água pela planta, sendo diretamente afetados pelas variações na disponibilidade de água. A poluição pode afetar não só as propriedades quantitativas e qualitativas da madeira como a composição química de seus elementos celulares. De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • b) Seis açúcares são os principais constituintes das hemiceluloses: glucose, manose, galactose, xilose, frutose e arabinose. As hemiceluloses diferem em qualidade entre espécies de eucaliptos que possuem valores superiores

     Na verdade são estes: β- D-glucose, β- D-xilose, β- D-manose, ácido β- D-glucorônico, ácido β- D-galactourônico, alfa- L-arabinose, alfa-D-galactose e ácido-D-4-O-metilglucorônico.

  • LETRAS A, C e D estão corretas.

    LETRA B - Seis açúcares são os principais constituintes das hemiceluloses: glucose, manose,  e arabinose. As hemiceluloses diferem em qualidade entre espécies de eucaliptos que possuem valores superiores.

    HEMICELULOSES (POLIOSES): XILANAS E MANANAS

    Xilanas ->Xiloses, Arabinoses, Glucoses, Grupos acetila e Grupos de ácidos urônicos.

     Mananas-> Glucoes, Manoses e Grupos acetila.

     

    Fonte: http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasklock/quimicadamadeira/polioses2013.pdf

     

  • Polioses (hemiceluloses): estão em estreita associação com a celulose na parede celular. Cinco açúcares neutros, as hexoses: glucoses, manose e galactose; e as pentoses: xilose e arabinose, são os principais constituintes das polioses. Algumas polioses contém adicionalmente ácidos urônicos. As cadeias moleculares são muito mais curtas que a de celulose, podendo existir grupos laterais e ramificações em alguns casos. As folhosas, de maneira geral, contém maior teor de polioses que as coníferas, e a composição é diferenciada.

    Fonte: http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasklock/quimicadamadeira/Quimica%20da%20Madeira%202013.pdf

    Gabarito: Letra B.


ID
3255952
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre a utilização de madeira como matéria prima, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A minha madeira é renovável

  • Gabarito (C)

    Para que a madeira seja um recurso renovável, é necessário aumentar a sua produção de acordo com as necessidades da sociedade; Ou seja, não adianta produzir 10 árvores e consumir 13... Daí não seria categorizado como estar sendo renovável.

    Vai que cai uma questão de madeira no INSS =D


ID
3317068
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O conhecimento da anatomia da madeira é principalmente aplicado para identificar o material vegetal, distinguir espécies e prever propriedades e a utilização da madeira. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a(s) característica(s) anatômica(s) da madeira que não corresponde(m) ao grupo das gimnospermas ou coníferas.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A)

    O xilema das gimnospermas é formado exclusivamente por traqueides, com exceção das Gnetales. Essas últimas apresentam em seu xilema elementos de vaso, característica que as aproxima das angiospermas.

  • Gab A

    "(A) fibras presentes e, algumas vezes, como fibrotraqueídeos"

    As fibras são células alongadas com extremidades afiladas que possuem paredes espessas e lignificadas que apresentam-se mortas na maturidade. Nesse tecido, há dois tipos básicos de fibras: as fibrotraqueides e as fibras libriformes. (https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-xilema.htm). Fibrotraqueídes: ocorrem junto com as outras fibras .


ID
3447151
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O ambiente exerce sobre a atividade cambial, refletindo na diferenciação das células do xilema secundário, podendo modificar sua estrutura, assim como as propriedades e qualidades tecnológicas da madeira. Sobre essa temática, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Quando o suprimento hídrico é adequado os elementos de vaso são maiores e ocorrem em menor número.
( ) Quando ocorre déficit hídrico, os elementos de vaso são menores, mais agrupados e bastante numerosos.
( ) Com o aumento da latitude, os elementos de vaso tornam-se mais numerosos, mais estreitos e mais curtos.
( ) Estudos, principalmente no hemisfério norte, onde a poluição vem causando sérios prejuízos econômicos, reduzindo a taxa de crescimento não somente de árvores das áreas florestais, como também das áreas cultivadas para comercialização, afirmam que estruturalmente, as árvores provenientes de ambientes poluídos produzem grande extensão de lenho inicial, sofrendo redução no tamanho dos elementos celulares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas

ID
3482080
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em relação aos vasos da madeira para análise macroscópica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O jatobá (Hymenea courbaril) apresenta porosidade em anéis

( ) O cedro (Cedrela fissilis) apresenta porosidade do tipo difusa.

( ) A itaúba (Mezilaurus itauba) apresenta porosidade do tipo radial.

( ) O guanandi (Calophyllum brasiliense) possui os vasos dispostos de forma intermediária entre a posição radial e tangencial.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D)

    A) F - Jatobá apresenta porosidade difusa

    B) F- Cedro possui porosidade em anéis semiporosos

    C) V

    D) V

    Fontes:

    Jatobá:

    http://www.ipt.br/informacoes_madeiras/14.htm

    Cedro: https://www.researchgate.net/publication/304399437_DIFERENCIACAO_ANATOMICA_DO_MOGNO_ANDIROBA_E_CEDRO_POR_MEIO_DAS_CARACTERISTICAS_MACROSCOPICAS#:~:text=O%20cedro%20%C3%A9%20o%20%C3%BAnico,cedro%20que%20apresentar%20porosidade%20difusa.


ID
3482098
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

São propriedades importantes do carvão vegetal:

Alternativas

ID
3539707
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O produtor rural José procurou um engenheiro florestal para sanar sua dúvida sobre quais nutrientes são classificados como macronutrientes. Marque a alternativa que apresenta somente macronutrientes:

Alternativas
Comentários
  • Macronutrientes são os elementos de que a planta necessita em quantidades elevadas. Os mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, magnésio e enxofre.

    Os micronutrientes são aqueles dos quais as plantas precisam em quantidade menores. Os principais para elas são: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês.

    Se for para desistir, desista de ser fraco.


ID
3539740
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O mogno brasileiro é uma espécie que apresenta madeira de beleza e qualidade diferenciada, sendo amplamente explorada. Marque a alternativa que apresenta o nome científico do Mogno Brasileiro:

Alternativas
Comentários
  • Nome popular: Mogno

    Nome cientifico: Swietenia macrophylla

    Família: Meliaceae

     

    Outros nomes populares: Mogno brasileiro, aguano, araputanga, cedro-i, mogno-brasileiro.

    Nomes internacionais: acaju, american mahogany (BSI,1991), caoba, mahagoni, mahogany (ATIBT,1982).

     

    Ocorrência Natural

    Toda região amazônica e alguns países da América Central, sendo, entretanto particularmente freqüente na região sul do Pará.

     

    Características gerais

    As árvores de mogno atingem dimensões próximas de 70m de altura e 3,50m de DAP (diâmetro a altura do peito, medido a 1,30m do solo), na idade adulta. Uma árvore derrubada, no sul do Pará, forneceu 25m3 de madeira.

     


ID
3543892
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2017
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Segundo Pimentel (2004), a taxa de transpiração é dependente, além da umidade e da temperatura do ar, da quantidade de radiação absorvida pela folha e do fluxo de energia dissipada por condução e convecção, assim como da dimensão da folha e velocidade do vento. Esta taxa afeta a temperatura da folha, a qual pode ser _______ que a do ar, quando a radiação incidente é baixa, ou _______ que a do ar, quando a radiação é alta e, em ambos os casos, a temperatura da folha é __________ pela(o) __________ da transpiração.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
3562978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo aos equipamentos de exploração florestal.

O skidder, equipamento projetado para ser utilizado no sistema de toras curtas, executa a extração da madeira da área de corte para as margens da estrada.

Alternativas
Comentários
  • o skidder é p tora longa
  • Para quem não sabia, assim como eu, vai a definição de skidders:

    "Os "skidders" são tratores florestais articulados que realizam o arraste das árvores da área de corte até a margem da estrada ou pátio intermediário, podendo o material rodante ser de pneus, semi-esteiras ou esteiras. Souza et al. (2002) citaram os principais problemas relacionados à operação de arraste de madeira, como a compactação do solo, passagem da máquina sobre as pilhas de árvores e arraste de material para a margem do talhão, bem como a perda de rendimento em função das condições do solo, do povoamento e do clima."

    Nota-se a grande proporção na extração de madeira através destes equipamentos, contrariando a assertiva, o que a torna incorreta.


ID
3569629
Banca
MOVENS
Órgão
ADEPARÁ
Ano
2008
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Na medição de uma tora de madeira, foram registrados dados de 8m de comprimento total e, de 2m em 2m, os seguintes diâmetros: 0,3m; 0,25m; 0,23m; 0,20m e 0,19m.


Considerando esses dados, assinale a opção que apresenta o valor correto do volume.

Alternativas

ID
3571711
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas: 


1. O termo “madeira de fibra longa” explica-se pela predominância no lenho das angiospermas de um único tipo celular – o traqueoide longitudinal –, que desempenha as funções de condução e sustentação mecânica. 
2. O cerne se forma à medida que a árvore cresce, as partes internas distanciam-se do câmbio, perdem sua atividade vital e adquirem coloração escura. Em determinadas angiospermas, observa-se a ocorrência de tilose (obstrução do lume dos vasos por tilos). 
3. As fibras verdadeiras caracterizam o xilema secundário das gimnospermas. Como são células menores do que os traqueoides, as madeiras com essas estruturas são denominadas “madeiras de fibra curta”. 
4. Uma das características da madeira de angiospermas é a ausência de vasos. Os raios apresentam traqueoides radiais e pontuações areoladas menores do que as dos traqueoides axiais. 
5. Nas gimnospermas, os elementos de vaso apresentam uma área de comunicação chamada de placa de perfuração. Também apresentam comunicação com outros elementos, através das pontuações areoladas, que podem ser alternas, opostas ou mistas. 

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3575233
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre propriedades dos fluídos.

Alternativas

ID
3645001
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Dentre os métodos para cálculo de volume de árvores abatidas ou em pé, existe um que apresenta resultados mais reais, e consiste em um reservatório de volume conhecido e uma graduação. Enche-se este recipiente de água até atingir o zero da graduação, colocando-se em seguida as partes do material dos quais deseja-se conhecer o volume real. O deslocamento do líquido resulta no volume real do material. Este método é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: xilômetro.

  • Determinação do volume do fuste:

    Princípio do xilômetro:

    O xilômetro é um recipiente com água, no qual as toras de madeira são colocadas e o volume de água deslocado, igual ao volume das toras, é medido com uma régua graduada.

    O xilômetro deve ser utilizado preferencialmente em toras menores e em pequena escala operacional, tendo em vista o gasto excessivo de tempo para a realização das operações de manuseio das toras. Além disso, a água deve ser trocada ou filtrada quando se turvar, para não propiciar estimativas de volume incorretas, por causa de mudança de sua densidade e de acúmulo de sedimentos no fundo do xilômetro.

    Cubagem rigorosa:

    A partir do estudo da forma das árvores, algumas expressões matemáticas foram desenvolvidas para a determinação do volume com ou sem casca do fuste das árvores, entre elas (HUSCH et al., 2003):

    1) Huber

    V= AS1/2 x L

    em que: V = volume com ou sem casca da seção, em m3; AS1/2 = área seccional com ou sem casca, obtida na metade do comprimento da seção, em m2; e L = comprimento da seção, em m.

    2) Smalian

    V= (AS1+AS2)/2 x L   

    em que: AS1 e AS2 = áreas seccionais com ou sem casca, obtidas nas extremidades da seção, em m2.

    3) Newton

     V= (AS1+4xAS1/2+AS2)/6 x L

     

    As expressões de Huber, Smalian e Newton fornecem estimativas do volume de seções individuais do fuste da árvore. O volume total com ou sem casca de um fuste pode ser obtido pelo somatório dos volumes (Vi) das n seções do fuste.

    ------------

    Os fustes podem assumir diferentes formas, assemelhando-se à de três sólidos revolução (Cone, Neilóide, Parabolóide) ou a um cilindro.

    Embora um dos sólidos possa ser utilizado para descrever o perfil do fuste de uma árvore, os quatro citados podem estar presentes ao mesmo tempo.

    Fonte: http://www.mensuracaoflorestal.com.br/capitulo-4-volumetria


ID
3645025
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Existem sistemas que removem numa só operação toda quantidade armazenada de madeira comercial. Estes sistemas modificam completamente a estrutura natural da floresta, com objetivo de criar florestas altas equiâneas. Este sistema é denominado:

Alternativas
Comentários
  • MONOCÍCLICOS – referem-se aos sistemas em que todo estoque de árvores de madeira comercial é removido em uma única operação, com o objetivo de criar uma floresta alta equiânea a partir de regeneração natural, para exploração em rotações definidas.


ID
3678001
Banca
FUNDATEC
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2016
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre a rotação de culturas, que é uma estratégia de manejo integrado de doenças na cultura do trigo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.




(    ) A eliminação da palha pela ação decompositora dos microrganismos do solo permite a eliminação dos patógenos que não produzem estruturas de repouso ou dormência, como clamidósporos e esclerócitos. 

(    ) Consiste na alternância de cultivo de espécies vegetais não suscetíveis aos patógenos do trigo, num mesmo local da lavoura, na mesma estação de cultivo. 

(    ) Os princípios de controle de doenças pela rotação de culturas baseiam-se na supressão do hospedeiro e no desenvolvimento da supressividade do solo, expondo os fungos à alta competição com a microbiota do solo. 

(    ) O trigo só poderá ser cultivado na mesma área após a decomposição completa dos seus restos culturais, eliminando a fase biotrófica de fungos causadores de doenças.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3687712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A cultura do pessegueiro no Rio Grande do Sul distribui-se, principalmente, desde a região da serra gaúcha até metade sul do estado, compondo parte da paisagem de extensos espaços agrícolas explorados, predominantemente, por agricultores de base familiar, que contribuem com mais da metade da produção nacional. No que se refere a esse assunto, julgue o item subsequente.

As mudas de pessegueiro podem ser obtidas via sementes ou assexuadamente. Comercialmente, as mudas são produzidas a partir da enxertia de cultivares elites selecionadas, sobre porta-enxertos ou cavalos oriundos de sementes. As sementes do pessegueiro apresentam dormência fisiológica e física, sendo necessária a estratificação dos caroços ou amêndoas, em substratos umedecidos sob baixas temperaturas, por algumas semanas, antes da sua semeadura.

Alternativas

ID
3698758
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2011
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A NBR 6627:1981 (Pregos comuns e arestas de aço para madeiras) designa os pregos por dois números. Assim, um prego comum de cabeça cônica 16 x 25 apresenta diâmetro 

Alternativas

ID
3883597
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de São Pedro do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em seu trajeto pela atmosfera, a radiação solar sofre diversas perdas, pelos processos de:

Alternativas
Comentários
  • absorção--> oxigênio/ozônio absorvem UV

    difusão--> mudança de direção dos raios

    Gab. B


ID
3928216
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre fisionomias vegetais, analise as afirmativas.



I - A Campinarana é uma formação vegetal de clímax edáfico e ocorre em solos arenosos muito lixiviados na região amazônica.

    

II - A Savana é uma formação vegetal adaptada a um clima com duas estações bem definidas, solos arenosos e com elevado teor de alumínio.


III - A Floresta Ombrófila Densa é composta exclusivamente pelas formações, Terras Baixas, Submontana e Montana.


IV - As Florestas Estacionais Deciduais estão localizadas de forma descontínua e sofrem influência do período seco na região tropical e do inverno frio na região subtropical.




Estão corretas as afirmativas  

Alternativas
Comentários
  • Dá pra acertar a questão, eliminando a III.

    • Floresta Ombrófila Densa Aluvial
    • Floresta Ombrófila Densa das Terras Baixas
    • Floresta Ombrófila Densa Submontana
    • Floresta ombrófila Densa Montana
    • Floresta ombrófila Densa Altomontana

    Mas discordo no que diz respeito à savana (no caso o cerrado) que, no meu entendimento, ocorre predominantemente sobre Latossolos, apesar de ocorrerem outras classes.


ID
3928219
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre a fragmentação do habitat, analise as afirmativas.



I - O efeito de borda nos fragmentos é maior, e o centro do fragmento está mais próximo da borda quando comparado a um ambiente não fragmentado.


II - O efeito de borda ocasiona aumento da taxa de mortalidade de árvores e contribui para a extinção de espécies vegetais e animais no fragmento.


III - As espécies possuem mecanismos adaptados de reprodução e dispersão e não sofrem influência da distância e do tamanho do fragmento.


IV - O aumento da radiação solar na borda de um novo fragmento favorece o crescimento e desenvolvimento das plântulas e de árvores de espécies climácicas que estão presentes no sub-bosque.




Estão corretas as afirmativas  

Alternativas

ID
3928225
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Um ecótipo representa

Alternativas
Comentários
  • Ecótipo - É a população de uma determinada espécie que apresenta adaptações (morfológicas e/ou fisiológicas) a condições de um determinado local, e possui patrimônio genético diferenciado de outras populações da mesma espécie.

    Fonte: Manual técnico da vegetação brasileira - IBGE.

    Gabarito: Letra A.


ID
3928234
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As diferenças entre tipologias florestais estão associadas às condições climáticas e edáficas e à adaptação das espécies em cada ambiente, o que diferencia as florestas em estrutura e diversidade. São espécies típicas das tipologias Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista e Savana, respectivamente:

Alternativas

ID
3928246
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Acerca dos aspectos técnicos e ecológicos que particularizam os sistemas monocíclicos (coetâneos) em relação aos sistemas policíclicos (dissetâneos), analise as afirmativas.



I - As espécies favorecidas são as heliófitas, tantos as efêmeras como as duráveis, que apresentam valor comercial, sendo que a abundância e a dominância das espécies são relativamente baixas.

II - A curva de distribuição diamétrica tem forma “J invertido” e muitas árvores de diâmetro menores irão contribuir ao povoamento restante, com produção de madeira dura de fustes grandes.

III - O ciclo de corte é longo, maior que 40 anos, e a inversão inicial é alta, sendo que o risco de perder a floresta antes da maturidade pode ser maior por razões antropogênicas ou naturais.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Sobre essa questão: Todos que responderam, até agora, consideraram as alternativas II e III erradas. Mas a banca considerou a questão III correta. Se está comparando os sistemas monocíclicos (coetâneos) em relação aos sistemas policíclicos (dissetâneos) não é correto afirmar que o primeiro sistema é de ciclo longo, com mais de 40 anos. Pois uma das maiores vantagens dos sistemas monocíclicos é ciclos mais curtos.

    Alguém entendeu de forma diferente?

  • Concordo com o comentário.


ID
4912441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de ecologia florestal.


A distribuição espacial de espécies vegetais em uma área florestal segue os perfis vertical e horizontal, sendo que a análise da estrutura vertical permite obter informações sobre a estratificação e expansão das copas, a altura e o diâmetro das árvores, o formato dos troncos, a presença de cipós e a densidade de cobertura.

Alternativas

ID
4912444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de ecologia florestal.


A fragmentação de hábitat reduz a área ocupada pela vegetação nativa e aumenta o efeito de borda nas formações florestais, o que resulta em efeitos negativos à diversidade de espécies.

Alternativas

ID
4912480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de indústria e tecnologia de madeira.


Fatores como a qualidade do material, a técnica de desdobro e os equipamentos empregados na produção de madeira influenciam decisivamente o aproveitamento da tora de madeira em uma serraria.

Alternativas

ID
4912483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de indústria e tecnologia de madeira.


Madeiras de maior interesse comercial, como as de lei ou nobres, são mais utilizadas em marcenarias que na construção civil.

Alternativas

ID
4912486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de indústria e tecnologia de madeira.


Em geral, o processamento da madeira (desdobro) é realizado de maneira empírica nas serrarias, o que afeta a utilização racional desse recurso e limita seu desenvolvimento e competitividade em comparação a outros materiais.

Alternativas
Comentários
  • O processamento da madeira (desdobro) é realizado de maneira empírica nas serrarias, com resultados inadequados e ineficientes. Isto afeta o uso racional deste recurso e limita seu desenvolvimento e competitividade em relação a outros materiais.

    Fonte: Gonçalves et., al (1998)


ID
4912501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Acerca dos sistemas agroflorestais, julgue o item subsecutivo.


Entre as características necessárias para uma espécie florestal ser produzida em um sistema agroflorestal consta a sua capacidade de adaptação às diferentes condições ambientais.

Alternativas

ID
4932388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com o estudo fitossociológico, tem-se a base ecológica que é indispensável para o entendimento da associação de espécies e da diversidade florística de ambientes naturais e, ainda, para o planejamento da utilização racional do recurso florestal. A fitossociologia é uma ferramenta importante, sobretudo para avaliar a efetividade da legislação florestal vigente com vistas à proteção dos recursos naturais; para compreender o relacionamento entre homem e floresta; para a valorização da floresta em pé; e para o desenvolvimento de tecnologias de utilização de recursos florestais não-madeireiros. A densidade, um dos principais e mais comuns índices fitossociológicos,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Densidade ou Abundância

    É o número de indivíduos de cada espécie ou do conjunto de espécies que compõem uma comunidade vegetal por unidade de superfície, geralmente hectare. A densidade relativa diz respeito ao número de indivíduos total de uma mesma espécie por unidade de área, e a densidade relativa revela, em porcentagem, a participação de cada espécie em relação ao número total de indivíduos de todas as espécies.

    Dominância

    É um parâmetro que expressa a influência de cada espécie na comunidade, através de sua biomassa. A dominância absoluta é obtida através da soma das áreas basais (AB) dos indivíduos de uma mesma espécie, por hectare. A dominância relativa corresponde à participação, em percentagem, em relação à área basal total (ABT).

    Frequência

    Expressa o número de ocorrências de uma determinada espécie nas diferentes parcelas alocadas; pode ser frequência absoluta, quando obtida pela percentagem das parcelas em que a espécie ocorre, ou freqüência relativa, obtida pela soma total das freqüências absolutas, para cada espécie.

    https://www.matanativa.com.br


ID
4932391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Com o crescimento da demanda por madeira advinda de empresas florestais nos mais diversos ramos de atividades, surgiu a necessidade de mecanização da colheita da madeira e, com isso, o aumento da produtividade. A mecanização é feita por meio de sistemas de colheita de madeira, que compreende um conjunto de elementos e atividades que envolvem a cadeia de produção e todas as atividades parciais, desde a derrubada da árvore até a madeira colocada no pátio da indústria. A respeito dos sistemas mecanizados de colheita da madeira, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
4932418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Em um laboratório de propriedades físicas da madeira, foi determinada, para um corpo de prova, uma massa saturada de 100 g e uma massa seca a 0% e umidade igual a 50 g. A massa específica básica ou densidade básica da amostra em g/cm3 é

Alternativas