SóProvas


ID
2802436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

    Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


A dispensa da aplicação de dormentes em trechos com plataforma rígida só será aceitável se houver justificativa técnica.

Alternativas
Comentários
  • Nas vias com plataforma rígida poderá ser dispensada a aplicação de dormente, desde que justificada tecnicamente.

     

    Disponível: DNIT -  ISF 213: PROJETO DE SUPERESTRUTURA DA VIA PERMANENTE / CONJUNTO TRILHO E DORMENTE

  • A CESPE já elaborou questões mais interessantes ...

  • cada caso é um caso. A engenharia não tão exata como mostram os cálculos. É possível a dispensa de dormentes, todavia são casos muitos específicos e raros

  • Nas vias com plataforma rígida poderá ser dispensada a aplicação de dormente, desde que justificada tecnicamente.

     DNIT - ISF 213: PROJETO DE SUPERESTRUTURA DA VIA PERMANENTE / CONJUNTO TRILHO E DORMENTE

  • A questão trata dos dormentes no projeto ferroviário, assunto abordado pela Instrução de Serviço Ferroviário de número 213 do DNIT: ISF-213 - Projeto de Superestrutura da Via Permanente - Trilhos e Dormentes.

    No que diz respeito aos dormentes, a Instrução os define como elementos da superestrutura da via permanente que tem por função receber e transmitir ao lastro os esforços produzidos pelas cargas dos veículos ferroviários, servindo de suporte dos trilhos, permitindo a sua fixação e mantendo invariável a distância entre eles (bitola).

    A Instrução traz a observação quanto às vias de plataforma rígida, nas quais poderá haver a dispensa da aplicação de dormentes, desde que justificada tecnicamente.

    Dessa forma, conclui-se que o item está certo.

    Gabarito do Professor - CERTO

    Fonte: BRASIL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Diretoria de Infraestrutura Ferroviária. Instrução de Serviço Ferroviário – ISF 213: Projeto de Superestrutura da Via Permanente – Trilhos e dormentes.