SóProvas


ID
2802472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a execução das sapatas de fundação de um prédio, o engenheiro responsável pela obra constatou que a camada de solo onde uma das sapatas seria assentada correspondia a um bolsão de argila mole.

Acerca dessa situação hipotética e das características de fundações com sapatas, julgue o próximo item.

A presença do bolsão de argila logo abaixo de uma das sapatas é condição suficiente para caracterizar um erro de projeto cometido pelo projetista.

Alternativas
Comentários
  • não é não. Realmente, não é recomendado ter fundações em solo dessas características, mas acontece que estamos falando de profissionais e eles conseguem calcular e projetar uma coisa para uma situação tão adversa

     

    a fundação será um pouco grande, só que, não necessariamente houve erro técnico

  • Consiste em erro de prospecção do solo e estudo geotécnico já que essa camada de argila mole só foi constatada durante a execução das sapatas.

  • Achei a questão um pouco mal formulada... até diria que devia ser passível de anulação...


    Acredito que seja sim condição para caracterizar um erro de projeto pois a planta de locação dos pilares em geral já está pronta mesmo ANTES da prospecção geotécnica com fins de projeto de fundação.

    O projeto estrutural na maior parte das vezes, pelo menos vi assim na prática, já está pronto e as cargas e a locação são apresentadas ao engenheiro geotécnico para elaboração do projeto de fundação.. ora, se ele de posse da planta de locação dos pilares em mão, ONDE ELE VAI FAZER PROSPECÇÃO GEOTÉCNICA PREFERENCIALMENTE??


    Pois é, o mais próximo possível dos pilares (=fundações serão aqui), então se na hora da obra o engenheiro encontra bolsão de argila não vejo como isso NÃO ser erro de projeto levando em consideração que a profundidade é rasa e seria sapata... esse problema devia ter sido sanado/previsto ANTES da execução da obra ("opa, bolsão de argila aqui, não é adequado fundação rasa")

  • Acredito que o ponto-chave da questão está na palavra "suficiente". Considerando que as sondagens não são realizadas em todo o terreno, é perfeitamente possível que algum "bolsão" não seja detectado em uma sondagem, visto que na própria norma há casos em que é permitido um número reduzido de furos de sondagens.

  • Condição suficiente não é. Geralmente tem-se uma base de como o solo se comporta através de uma amostra, dos pontos de sondagem que são feitos no local da obra. Responsabilizar o erro de projeto baseado somente na informação da questão, seria muito pouco.

  • De fato, lendo novamente, e olhando especialmente o "condição suficiente", consigo visualizar o erro da questão


  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o projeto de fundações.


    Primeiramente faz-se importante conceituar que o sistema de fundações consiste no conjunto de elementos estruturais responsáveis por resistir e transmitir os esforços da edificação para o solo. Nesse contexto, a sapata trata-se de um elemento de fundação superficial caracterizado por transmitir os esforços para o solo pela sua base.


    Visto isso, a presença do bolsão de argila logo abaixo de uma das sapatas do sistema de fundações não é condição suficiente para caracterizar um erro de projeto pelas seguintes razões:


    ·     A sapata pode ter sido dimensionada considerando a capacidade de carga do solo naquela região. Ou seja, se a carga máxima resistida pelo solo nem os recalques máximos forem ultrapassados, o dimensionamento estará seguro;


    ·      A prospecção do solo e o estudo geotécnico requeridos por norma consistem em investigações pontuais que, por sua vez, não cobrem todo o terreno. Logo, o fato de um bolsão de argila ser descoberto durante a execução não constitui um erro por parte do projetista.


    Pelas razões citadas, a afirmativa da questão está errada.


    Gabarito do professor: errado.