SóProvas


ID
2802520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação a obras de barragens, julgue o item subsecutivo.


Sangradouros de parede espessa são vertedouros cuja lâmina vertente é maior do que a superfície de vertência.

Alternativas
Comentários
  • Quanto a Forma         Simples ( retangular , triangular , etc.)

                                         Compostas (retangular + triangular, etc)

    Quanto a altura da Soleira     Livres ou Completos → nível de água a jusante inferior a crista. ( P > P1 )

                                                   Incompletos ou Afogados → nível de água a jusante acima da crista (P< P1 )

    Quanto a Espessura da Parede               Vertedor de Soleira delgada

                                                                         Vertedor de Soleira espessa ( e > 0,66 H )

    Quanto a Largura                Vertedores contraídos ou com contração lateral ( comprimento soleira < largura do canal )

                                                Vertedores sem contração lateral (comprimento soleira = largura do canal )

  • errado

     

    olha, a lâmina vertente é a altura da lâmina no vertedouro, já a superfície de vertência é o canal onde a água está passando. O enunciado disse que a parede é espessa, logo a superfície de vertência é maior

  • Vertedor de parede espessa. A superficie de vertencia(canal aonde se passa a água) é maior do que a lamina de vertenca (água acima da soleira).


    Dica procura no google imagens vertedor de parede espessa. Parece um bloco com água passando em cima

  • Gabarito: ERRADO


    Vertedor de Parede Espessa é uma elevação no fundo do canal, que provoca um aumento da velocidade sobre o vertedor..

    Lâmina Vertente é a veia líquida que escoa pelo vertedor.

    Superfícies vertentes: superfície através da qual água escorrega.

  • É só usar um pouco de raciocínio lógico: Se a lâmina vertente fosse maior do que a superfície de vertência a água não passaria pelo vertedouro... funcionaria como uma espécie de barragem... O que não faria o menor sentido. 

  • Para que um vertedouro seja considerado de parede espessa é necessário que ele atenda a condição de sua espessura ser ( e > 0,66 H )

    sendo H a altura da lãmina. logo pode acontecer de termos uma soleira , por exemplo com e= 1,2 H ou seja, uma soleira espessa que atenda a

    condiçao de ser maior que 0,66H porém é maior que H. Então teriamos um caso de a altura de lãmina H der MENOR que a superficie de vertencia . Portanto gabarito ERRADO.

  • Os sangradouros, ou vertedouros, são dispositivos usados para controlar ou medir a vazão em um canal e podem ser usados, dentre outras aplicações, como extravasores de barragens hidráulicas.
    Dentre as classificações, estão os vertedores de parede espessa, que podem ser definidos como aqueles em que a soleira é suficientemente espessa para que na veia aderente se estabeleça o paralelismo dos filetes. Essa definição é mais facilmente compreendida de forma ilustrada. Observe na figura esquemática que os filetes inferiores se elevam para passar pelo vertedor, enquanto os superiores sofrem uma depressão. Em contato com a soleira, os filetes tornam-se paralelos. Em números, dizemos que a soleira é considerada espessa quando sua dimensão é de mais de ⅔ de h, que é a carga sobre a soleira. Observe que, devido ao rebaixamento sobre a soleira, ocasionado pela conversão em energia cinética, a altura h deve ser medida à montante.


    Figura: vertedor de soleira espessa horizontal
    FONTE: UNESP - Campus Ilha Solteira, 2015. Aula 13: Hidrometria.


    Dito isso, entende-se que a afirmativa está ERRADA, pois o conceito numérico de sangradouro de parede espessa relaciona as grandezas “carga sobre a soleira" e “espessura da soleira", não tendo relação com o tamanho da lâmina.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    FONTE: Hidráulica Geral Prática: Material didático volume 11. 2012. Engenharia Sanitária e Ambiental. Universidade Federal de Juiz de Fora. Minas Gerais, Brasil. 
  • entende-se que a afirmativa está ERRADA, pois o conceito numérico de sangradouro de parede espessa relaciona as grandezas “carga sobre a soleira" e “espessura da soleira", não tendo relação com o tamanho da lâmina.