SóProvas


ID
2802523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação a obras de barragens, julgue o item subsecutivo.


Para o dimensionamento de vertedouros, a descarga máxima de uma bacia hidrográfica é inversamente proporcional ao tempo de contribuição da bacia.

Alternativas
Comentários
  • tempo de contribuição é sinônimo de tempo de concentração, ok?

     

    certinha
    é muita água para sair em pouco tempo
    veja bem: Tempo de concentração é o tempo que a água leva para escoar, se esse tempo reduzir a vazão aumenta. Vazão não é m³/s?


    errei? Me corrija, por favor

  • Para a determinação do tempo de concentração o projetista deve ter muita atenção, uma vez que, o resultado do tempo de concentração tem influência relevante no valor de descarga do projeto. Na maioria das vezes, temos que para uma dada bacia hidrográfica sua descarga máxima é inversamente proporcional ao seu tempo de concentração. (DIAS; ANTUNES, 2010).

  • Gabarito: CERTO


    O tempo de concentração de uma bacia hidrográfica é o tempo a partir do início da precipitação necessário para que toda bacia contribua no local da seção em estudo.

    A determinação do tempo de concentração tem influência relevante no valor da descarga de projeto. Geralmente, para uma determinada bacia hidrográfica sua descarga máxima é inversamente proporcional ao seu tempo de concentração.

  • Segundo Villela e Mattos (1975, p.13) o tempo de concentração é definido como “[...] tempo a partir do início da precipitação, necessário para que toda a bacia contribua na seção em estudo”, e acrescentam ainda que “ [...] em outras palavras, tempo que leva a água dos limites da bacia para chegar à saída da mesma.”. 

  • Gabarito: CERTO

     

    tempo de contribuição, mais conhecido como tempo de concentração (Tc) é definido como o tempo necessário, a partir do início da precipitação, para que toda a bacia contribua para o escoamento na seção considerada.  São fatores que influenciam no tempo de concentração: a área da bacia; a declividade média do rio principal; a declividade média da bacia; a cobertura vegetal; o comprimento e declividade dos afluentes; a rugosidade do canal, a forma da bacia, etc.

     


    Em geral, o tempo de concentração mantém uma relação inversamente proporcional à descarga máxima, ou seja, quanto maior o tempo de concentração, mais tempo demora para que toda a precipitação seja contabilizada na descarga, ou seja, o valor da descarga máxima diminui.

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre hidrologia.

     


    O tempo de contribuição, ou tempo de concentração (Tc), consiste no tempo necessário para que a gota de água que precipita no ponto mais distante da bacia hidrográfica atinja a seção de estudo, ou seja, o tempo para que toda a bacia contribua para o escoamento superficial dessa seção. A avaliação desse parâmetro é complexa e seu cálculo se dá por meio de fórmulas empíricas, que geralmente consideram a área da bacia, o comprimento e declividade do curso de água principal.


    O Tc de uma bacia hidrográfica determina a velocidade com que o escoamento contribui na seção e, portanto, é relevante para o cálculo da descarga de projeto no dimensionamento de vertedouros de barragens. Quando maior o Tc, mais tempo a água leva para atingir a seção e maior o amortecimento do pico de vazão, ou seja, a descarga diminui. Assim, a assertiva está correta, pois pode-se concluir que a descarga máxima (vazão máxima) é inversamente proporcional ao Tc.



    Gabarito do professor: certo.



    De fato, é nesse princípio que se baseiam as bacias de detenção e retenção: o armazenamento de um volume da água precipitada aumenta o tempo de concentração da bacia (reduzido pela impermeabilização do solo na área urbana), impedindo que a água atinja rapidamente os dispositivos de macrodrenagem e cause inundações.

  • O pensamento é o seguinte, quanto MAIOR o TC mais tempo leva a partícula de água mais distante pra chegar ao vertedouro, logo MENOR será a vazão , logo MAIOR - MENOR - inversamente