-
No tratamento dos dados podem ser utilizadas várias ferramentas analíticas, entre as quais se destacam “tratamento por fatores” e “inferência estatística”, adotadas em função da qualidade e da quantidade de dados e informações disponíveis. Na aplicação do método comparativo direto para a obtenção do valor de mercado, é recomendável o tratamento por fatores em amostras homogêneas onde são observadas as condições de semelhança definidas na coleta de dados. Para amostras heterogêneas é recomendável a utilização de inferência estatística, desde que as diferenças sejam devidamente consideradas, inclusive quanto a eventuais interações.
http://www.ibape-sp.org.br/arquivos/norma-de-avaliacoes-de-imoveis-urbanos.pdf
-
se as amostras fossem bem homogêneas poderia ser usadas estatísticas simples
errada
-
No tratamento dos dados podem ser utilizadas várias ferramentas analíticas, com destaque para a inferência estatística, recomendada para as amostras heterogêneas.
-
O tratamento de dados é indicado para amostras heterogêneas, para que assim possa ser feita a homogeneização dos dados.
-
Inferência estatística é o processo pelo qual estatísticos tiram conclusões acerca da população usando informação de uma amostra.
ufpr
Amostragem Estratificada:
-
Amostras heterogêneas - Inferência estatística
Amostras homogêneas - Tratamento por fatores
-
Amostras hOmOgêneas: tratamento por fatOres
Amostras hEtErogêneas: inferência Estatística.
-
De acordo com a NBR 14653/2011, há dois tipos de tratamento de dados usados em função da qualidade e quantidade de dados da amostra disponíveis, sendo:
- Tratamento por fatores: aplicável a uma amostra composta por dados de mercado com características mais próximas possíveis do imóvel avaliando. Em outras palavras, recomendado para amostras homogêneas.
- Tratamento científico: tratamento de evidências empíricas pelo uso de metodologia científica que leve a uma modelo para descrever o comportamento de mercado. Como este modelo lida com evidências empíricas, podemos inferir que as amostras são mais heterogêneas.
A inferência estatística é um tipo de tratamento científico feito com regressão linear para extrair dados de amostras populacionais.
Logo, a questão está INCORRETA. Corrigindo-a:
No tratamento dos dados podem ser utilizadas várias ferramentas analíticas, com destaque para a inferência estatística, recomendada para as amostras homogêneas heterogêneas.
Gabarito do Professor: ERRADO.