A questão aborda o tratamento biológico de águas residuárias por meio do reator anaeróbio. A digestão anaeróbia é um processo biológico, ou seja, com uso de microrganismos, de decomposição de matéria orgânica e ocorre sem a presença de oxigênio. Os produtos dessa digestão são o lodo biológico, o líquido e os gases. O tratamento anaeróbio se destaca em regiões tropicais, marcadas pelas temperaturas mesofílicas (moderadas). Nessas condições, unidas a um correto dimensionamento de condicionantes complementares, como o tempo de detenção hidráulico, é possível obter um tratamento eficiente e de baixo custo de implantação e operação.
O maior equívoco do item, entretanto, é a afirmação de que a desvantagem desse reator reside na necessidade de aeração (entrada de oxigênio). O processo anaeróbio tem, por definição, a ocorrência da digestão sem presença de oxigênio, devendo-se, inclusive, evitar a entrada de bolhas de ar no reator, o que pode prejudicar a metanogênese (etapa de conversão de acetato e hidrogênio em metano e dióxido de carbono), ou ainda podem causar uma mistura potencialmente explosiva com o biogás acumulado.
Portanto, devido à afirmação de haver necessidade de aeração, o item está ERRADO.
Gabarito do Professor - ERRADO
FONTE: COSTA, E. S.; FILHO, O. B.; GIORGANO, G. Reatores anaeróbios de manta de lodo (UASB): uma abordagem concisa. Coletânea em saneamento ambiental. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Engenharia. Rio de Janeiro, 2014.