SóProvas


ID
2802778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Tendo em vista que as fibras têxteis são formas comuns de evidências encontradas em uma cena de crime, e que diferentes técnicas analíticas podem auxiliar na identificação dessas evidências, entre elas a espectroscopia no infravermelho e a espectrometria de massas, julgue o item que segue, relativo a essas técnicas analíticas.


Um azocomposto de fórmula molecular C17H11N3F3O4S apresentará um espectro de massas com um único pico em m/z = 410, quando este for obtido por ionização de elétron-spray em modo negativo.

Alternativas
Comentários
  • Quero ver quem prove isso.

  • "A ionização por electrospay é uma técnica de ionização suave que é tipicamente utilizada para determinar os pesos moleculares de proteínas, péptidos e outras macromoléculas biológicas. A ionização suave é uma técnica útil quando se considera moléculas biológicas de grande massa molecular, como a supracitada, porque esse processo não fragmenta as macromoléculas em partículas carregadas menores, mas transforma a macromolécula em pequenas gotículas. Essas gotículas serão dessolvatadas em gotículas ainda menores, o que cria moléculas com cargas acopladas. Estes íons moleculares carregados e dessolvatados serão, então, guiados para o analisador de massas e detector, determinando a massa."

    (Fonte: https://revistaanalytica.com.br/a-tecnica-de-ionizacao-por-electrospray-na-espectrometria-de-massas/)

    De fato, dá uma enorme vontade dizer que é falso porque sempre relacionamos EM à quebra da molécula em fragmentos. Então, seria logicamente errado uma molécula tão grande, com nitrogênio, oxigênio e enxofre se manter íntegra. Pois é... essa técnica de ionização garante isso. Quem puder, leia a fonte acima, é interessante para concursos de alto nível.

  • Acredito que esteja errada. Pq apesar de não haver fragmentação, o espectrômetro de massa detecta o íon pseudo molecular. No modo negativo, a molécula desprotonada.