SóProvas


ID
2802787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

    Alguns reagentes específicos podem ser empregados na identificação de drogas ilícitas, por meio da formação de produtos coloridos e rapidamente identificáveis a olho nu, como o reagente de Marquis, empregado para identificar metanfetaminas; o reagente de Scott, usado para identificar cocaína; e o reagente de Simons, usado para discriminar entre anfetaminas e metanfetaminas.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a aspectos diversos pertinentes a química analítica.


Se uma amostra apreendida contiver anfetamina, metanfetamina e cocaína, esses componentes poderão ser facilmente identificados a olho nu por cromatografia em camada delgada, sem a necessidade do uso dos indicadores citados no texto em apreço.

Alternativas
Comentários
  • O teste definitivo, ou seja, o teste com maior seletividade para a identificação de cocaína pode ser subdivida em três categorias, sendo estas denominadas categorias A,B e C. Os critérios de identificação de alta confiabilidade de uma substância consistem na utilização de uma técnica da categoria A e outra técnica de qualquer categoria. Na falta de técnica de categoria A devem ser empregadas três técnicas de outras categorias, sendo que ao menos 2 devem ser da categoria B.

    Categoria A: Espectroscopia Infravermelho

    Espectrometria de massas

    Ressonância magnética nuclear (RMN)

    Espectroscopia Raman

    Difração de raio-X

    Categoria B: Eletroforese Capilar

    Cromatografia em Fase Gasosa

    Cromatografia Liquida

    Cromatografia em camada delgada (CCD)

    Espectroscopia Ultravioleta

    Categoria C: Teste de Cor

    Espectroscopia de Fluorescência

    imunoensaio