SóProvas


ID
2802790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

    Alguns reagentes específicos podem ser empregados na identificação de drogas ilícitas, por meio da formação de produtos coloridos e rapidamente identificáveis a olho nu, como o reagente de Marquis, empregado para identificar metanfetaminas; o reagente de Scott, usado para identificar cocaína; e o reagente de Simons, usado para discriminar entre anfetaminas e metanfetaminas.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a aspectos diversos pertinentes a química analítica.


Se uma amostra apreendida contiver anfetamina, metanfetamina e cocaína como adulterantes, a espectrometria de massas com ionização por impacto de elétrons será a melhor técnica para a identificação de um ativo majoritário, como o clorofenil piperazina, nessa mistura.

Alternativas
Comentários
  • É só ler o texto precedente, se uma técnica analítica a olho nu é de uso confiável para IDENTIFICAÇÃO de um ativo majoritário, então não se necessita recorrer a uma técnica mais complexa como a citada na questão.

  • As drogas citadas na questão não possuem esse ativo majoritário nas suas estruturas.

  • a ionização por impacto de eletrons só é viável a moléculas de média e baixa polaridade, baixo peso melecular, voláteis e termoestáveis.

    Como o clorofenil piperazina é altamente polar por ter em sua estrutura 2 atomos de nitrogênio, não seria a fonte de escolha.

    Acredito que a questão poderia ser respondida por esse caminho também.

  • Os entorpecentes sitados não possuem o haleto "Cl" em sua composição, espécie no qual atribui a condição eletrofílica do composto clorofenil piperazina, impossibilitando assim a sua formação como um princípio ativo majoritário.