SóProvas


ID
2802799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

    Uma empresa da área farmacêutica com sede no Canadá desenvolveu um novo fármaco no laboratório da cidade de Toronto em parceria com duas universidades da região. O medicamento, que utiliza como princípio ativo uma droga psicoativa cujo uso recorrente pode levar à dependência física ou psicológica, promete ser um importante aliado de pessoas que desejem abandonar o consumo de cigarros.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir de acordo com a Lei n.º 6.360/1976 e suas alterações.


Após a obtenção do registro do novo fármaco canadense, o fabricante deverá revalidá-lo a cada cinco anos, para garantir a comercialização do medicamento.

Alternativas
Comentários
  • Oi gente, conforme o material para o concurso da Anvisa do Educa Far Concursos antigamente a lei 6360 determinava que o prazo de validade dos registros de medicamentos eram de exatos 5 (cinco) anos.


    Mas em 2015 houve uma modicação da lei 6360 por meio da lei 13.097/2015. E agora é:


    Art. 12

    § 1o - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - definirá por ato próprio o prazo para renovação do registro dos produtos de que trata esta Lei, não superior a 10 (dez) anos, considerando a natureza do produto e o risco sanitário envolvido na sua utilização.          (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)


    Então a Anvisa vai determinar conforme o grau de risco deste medicamento canadense se o prazo de validade será de 1 ano, 2 anos, 3, 5 ou até no máximo 10 anos.

    • Essa lei é âmbito de Brasil! Em nenhum momento se falou que o medicamento é comercializado no nosso país. Questão acho q quis comparar o caso lá, como se fosse acontecido aqui, mas n deixou claro isto.

  • Artigo 12:

    Os produtos inclusive os importados prazo apresentam para renovação do registro, na ANVISA, não superior a

    10 anos.

  • Art. 12 - Nenhum dos produtos de que trata esta Lei, inclusive os importados, poderá ser industrializado, exposto à venda ou entregue ao consumo antes de registrado no Ministério da Saúde. 

    § 1° - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - definirá por ato próprio o prazo para renovação do registro dos produtos de que trata esta Lei, não superior a 10 (dez) anos, considerando a natureza do produto e o risco sanitário envolvido na sua utilização. (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015).

    Fonte: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/104159/lei-6360-76#art-12

  • O enunciado é claro quando diz que devemos avaliar de acordo com a lei 6.360 de 1976 e de acordo com esta lei o período para revalidar o medicamento era sim, de 5 anos, somente em 2015 através da lei 13.097 que modificou a lei anterior, já citada, que o período de revalidação passou a ser de até 10 anos, devendo ser respeitada a solicitação de renovação no primeiro semestre do último ano de validade do produto! Ao meu ver, esta questão precisa ser revisada, pode estar com o gabarito trocado!
  • Art. 12 - Nenhum dos produtos de que trata esta Lei, inclusive os importados, poderá ser industrializado, exposto à venda ou entregue ao consumo antes de registrado no Ministério da Saúde.

    § 1  - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - definirá por ato próprio o prazo para renovação do registro dos produtos de que trata esta Lei, não superior a 10 (dez) anos, considerando a natureza do produto e o risco sanitário envolvido na sua utilização.                  

    § 6º - A revalidação do registro deverá ser requerida no primeiro semestre do último ano do qüinqüênio de validade, considerando-se automaticamente revalidado, independentemente de decisão, se não houver sido esta proferida até a data do término daquela.

    Ao meu ver há um choque de informações entre os incisos 1 e 6, alguém poderia esclarecer?

  • Kacyus Handell pelo que eu pesquisei, em 2015 atualizou para ATÉ 10 ANOS, mas deve respeitar o primeiro semestre do último ano para solicitar renovação de registro (a parte q diz quinquênio só ignora). São até 10 anos.

    Questão tem o gabarito = errado, pois são até 10 anos (questão disse 5)